Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sexta out 19, 2018 3:34 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ajuda nesta moeda de D.Maria II
MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 9:33 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: quarta nov 01, 2017 5:24 pm
Bom dia!
Ajuda nesta moeda
40 reis 1833
Diâmetro: 36mm
Espessura:3,8mm
Peso:32,6gr
ImagemImagem

Carlos

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 10:48 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm
Bom dia

Que tipo de ajuda pretende?... :think:
É um pataco de D. Maria II num estado que não tem saída...

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 11:35 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
É um pataco de 1833. Não faz parte da série dos loios, bem mais escassa e que tem um escudo diferente. É curioso que tenha as pérolas da coroa praticamente intactas. Ou seja, a moeda não circulou muito. Mas foi nitidamente afectada por corrosão. Não deixa de ser um pedaço de história, embora com valor residual...

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 11:46 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Bom dia. obrigado pela ajuda a moeda não têm saída nem eu pretendo que saia, eu não sou vendedor sou um pequeno colecionador com muito poucas moedas e muito usadas mas moedas com estória muito mais que as moedas soberbas que foram moedas que não saíram da gaveta, quanto à moeda eu refiro-me à legenda que penso ter sido cunhada no Porto mas eu percebo muito pouco ainda sobre as moedas e muito menos da Monarquia,Obrigado.

Carlos

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 11:58 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Obrigado numisiuris, é verdade a moeda não circulou muito mas foi muito afectada, eu tenho um pequeno catálogo de bolso e a moeda não está lá a moeda do Porto penso eu que o escudo è diferente ou não tem nada a ver ?

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 12:04 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Tem razão sim senhor. É do Porto. E talvez faça parte ainda da série dos Lóios. Deixe-me ver isso bem, porque embora já tenha lido qualquer coisa nesse sentido, nunca estudei a questão a fundo. Mas não é de facto um normal pataco de 1833.

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 12:45 pm 
Desligado
Reinado D.João IV

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Existem vários exemplares com anverso Loios e reverso ,digamos, normal. Penso que têm sido considerados viciacões. Eu tenho guardado fotos e tenho cerca de 5 ou 6 exemplares. Quando chegar a casa posto. Entretanto veja se no catálogo VMA vem alguma coisa..

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 12:56 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Imagem

Parece—me uma curiosidade muito interessante, que só prova que qualquer moeda é digna de ser vista com atenção e de ser estudada. Talvez o perolado quase intacto indique mesmo que a moeda não tenha circulado muito e talvez o que pareça corrosão seja afinal indício de fundição. Não lhe vejo arestas bem definidas. A coroa é mais semelhante à série dos loios do que às das moedas que lhe são posteriores. Não vem referenciada nem no vma, nem no ag. Não será esta uma das falsas da época que escaparam à posterior fundição para reaproveitamento na cunhagem de novas séries oficiais?
Imagem

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 1:34 pm 
Desligado
Reinado D.João IV

Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am
Afinal eram menos fotos do que eu pensava!! Mas cá vai:

Imagem
image uploader

MensagemEnviado: terça jan 09, 2018 1:47 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Dessas, parece-me que há 3 lóios bons e um pataco de 1833 dos normais. Depois há duas, a primeira da coluna da esquerda e a segunda da coluna da direita, que serão do género da do post. A primeira da coluna da esquerda tem uma coroa diferente. Alta. A segunda da coluna da direita parece uma coroa do género da dos Lóios, como a moeda postada. Para mim isso deverão ser moedas falsas de época. Até tempo em conta a referência do Aragão, relativa à legenda invertida e o aspecto poroso. Se nem os moedeiros as sabiam distinguir convenientemente que não pelo bordo. A moeda do post tem todos os indícios de ser fundida. Os poros parecem aguçados. O empastamento é geral.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 15 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal