Página 1 de 2

Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 9:33 am
por Carlos1234
Bom dia!
Ajuda nesta moeda
40 reis 1833
Diâmetro: 36mm
Espessura:3,8mm
Peso:32,6gr
ImagemImagem

Carlos

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 10:48 am
por jdickson
Bom dia

Que tipo de ajuda pretende?... :think:
É um pataco de D. Maria II num estado que não tem saída...

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 11:35 am
por numisiuris
É um pataco de 1833. Não faz parte da série dos loios, bem mais escassa e que tem um escudo diferente. É curioso que tenha as pérolas da coroa praticamente intactas. Ou seja, a moeda não circulou muito. Mas foi nitidamente afectada por corrosão. Não deixa de ser um pedaço de história, embora com valor residual...

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 11:46 am
por Carlos1234
Bom dia. obrigado pela ajuda a moeda não têm saída nem eu pretendo que saia, eu não sou vendedor sou um pequeno colecionador com muito poucas moedas e muito usadas mas moedas com estória muito mais que as moedas soberbas que foram moedas que não saíram da gaveta, quanto à moeda eu refiro-me à legenda que penso ter sido cunhada no Porto mas eu percebo muito pouco ainda sobre as moedas e muito menos da Monarquia,Obrigado.

Carlos

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 11:58 am
por Carlos1234
Obrigado numisiuris, é verdade a moeda não circulou muito mas foi muito afectada, eu tenho um pequeno catálogo de bolso e a moeda não está lá a moeda do Porto penso eu que o escudo è diferente ou não tem nada a ver ?

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 12:04 pm
por numisiuris
Tem razão sim senhor. É do Porto. E talvez faça parte ainda da série dos Lóios. Deixe-me ver isso bem, porque embora já tenha lido qualquer coisa nesse sentido, nunca estudei a questão a fundo. Mas não é de facto um normal pataco de 1833.

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 12:45 pm
por euoutravez
Existem vários exemplares com anverso Loios e reverso ,digamos, normal. Penso que têm sido considerados viciacões. Eu tenho guardado fotos e tenho cerca de 5 ou 6 exemplares. Quando chegar a casa posto. Entretanto veja se no catálogo VMA vem alguma coisa..

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 12:56 pm
por numisiuris
Imagem

Parece—me uma curiosidade muito interessante, que só prova que qualquer moeda é digna de ser vista com atenção e de ser estudada. Talvez o perolado quase intacto indique mesmo que a moeda não tenha circulado muito e talvez o que pareça corrosão seja afinal indício de fundição. Não lhe vejo arestas bem definidas. A coroa é mais semelhante à série dos loios do que às das moedas que lhe são posteriores. Não vem referenciada nem no vma, nem no ag. Não será esta uma das falsas da época que escaparam à posterior fundição para reaproveitamento na cunhagem de novas séries oficiais?
Imagem

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 1:34 pm
por euoutravez
Afinal eram menos fotos do que eu pensava!! Mas cá vai:

Imagem
image uploader

Re: Ajuda nesta moeda de D.Maria II

Enviado: terça jan 09, 2018 1:47 pm
por numisiuris
Dessas, parece-me que há 3 lóios bons e um pataco de 1833 dos normais. Depois há duas, a primeira da coluna da esquerda e a segunda da coluna da direita, que serão do género da do post. A primeira da coluna da esquerda tem uma coroa diferente. Alta. A segunda da coluna da direita parece uma coroa do género da dos Lóios, como a moeda postada. Para mim isso deverão ser moedas falsas de época. Até tempo em conta a referência do Aragão, relativa à legenda invertida e o aspecto poroso. Se nem os moedeiros as sabiam distinguir convenientemente que não pelo bordo. A moeda do post tem todos os indícios de ser fundida. Os poros parecem aguçados. O empastamento é geral.