Estudo dos carimbos de coroa de Angra de 1871-Revista MOEDA

Moderadores: RuiAMF, Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
EngTrig
Reinado D.Carlos
Mensagens: 141
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Estudo dos carimbos de coroa de Angra de 1871-Revista MOEDA

#1 Mensagem por EngTrig » quarta jan 02, 2019 3:01 pm

Boa tarde e Bom Ano Novo,

Para os interessados no carimbo de coroa de Angra de 1871, na revista MOEDA 4/2018 em distribuição postal vêm dois artigos sobre o mesmo. No primeiro, eu faço uma narrativa documental com base em documentos inéditos consultados do Arquivo Distrital de Angra do Heroísmo e no Arquivo Nacional de Portugal/Torre do Tombo, onde se revelam a quantidade de punções de coroa enviados de Lisboa e o que lhes sucedeu na carimbagem em Angra. No segundo e no seguimento das novas revelações documentais, o companheiro Manuel Rodrigues (Insulano nos Fóruns), faz um aturado e completo estudo deste carimbo, descrevendo uma a uma as variantes boas e as variantes falsas, que são muitas.
Para complemento, apresentam-se provas físicas de que o chamado carimbo de coroa tosca não é contemporâneo deste de 1871, mas sim, um carimbo usado na Alfândega de Angra e que foi usado particularmente para carimbar moedas de cobre.

Estes estudos fazem parte da série iniciada no n.º 2/2018 da Revista sob o tema genérico "Continuando Teixeira de Aragão" e irão prolongar-se por mais uns meses/anos, se Deus quiser.

Convido os companheiros deste Fórum de Numismática a assinarem a revista Moeda, só custa 18 euros por ano e só os assinantes é que terão acesso imediato aos estudos que estão sendo publicados e serão publicados sobre os carimbos de 1871 e de 1887 e sobre muitas outras revelações de documentação inédita sobre a numismática insulana, onde muitas surpresas os aguardarão..

Melhores cumprimentos do
A M Trigueiros



Responder

Voltar para “D. Luís”