50 Reis 1900 - Opinião EC

O acham do EC dela

REG
1
9%
BC
6
55%
MBC
4
36%
B
0
Sem votos
 
Total de votos: 11

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
jcunha
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3997
Registado: domingo set 04, 2005 11:00 pm
Localização: S. Paio de Oleiros - Feira

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#11 Mensagem por jcunha » segunda mar 01, 2021 5:37 pm

fernanrei Escreveu:
segunda mar 01, 2021 2:37 pm
Estados de Conservação - Método português

FDC - Flor de Cunho: Moeda absolutamente impecável, sem apresentar o mais pequeno vestígio de manchas, mossas ou qualquer desgaste.
SOB - Soberba: Moeda que nunca circulou, mantendo o brilho ou o baço provocados pela cunhagem. Pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte.
BELA: Moeda que aparenta não ter circulado. Ligeiros sinais de desgaste nos pontos mais altos do relevo da gravura, alguma oxidação ou pátina uniforme.
MBC - Muito Bem Conservada: Moeda pouco circulada. Superfícies mais elevadas da gravura com sinais de desgaste. Pode apresentar pequenas mossas no rebordo.
BC - Bem Conservada: Moeda circulada. Relevo da gravura com consideráveis sinais de desgaste, mas com todos os detalhes bem visíveis, incluindo a legenda e data. Pode apresentar mossas ou riscos.
REG - Regular: Moeda com bastante desgaste no desenho, legendas e data, apresentando porém visíveis as características principais de classificação.
MC - Mal Conservada: Moeda muitíssimo gasta, corroída, legenda e data obliteradas o que as torna quase ilegíveis, sem que, contudo, haja dúvidas na sua classificação.

No seguinte tópico Aqui podem-se tirar muitas dúvidas, uma vez que estão exemplificados vários tipos de avaliação. :thumbupleft:

Faço e sempre fiz uma interpretação diversa do estado de FDC da que apresenta e que é comum na literatura. Para mim uma moeda FDC é uma moeda Soberba, cunhada com os cunhos ainda sem desgaste. Não me parece que " Pode apresentar ligeiras marcas de abrasão por ter estado em contacto com outras moedas durante o fabrico ou transporte." seja evitável numa FDC. Porque se é para sair do cunho e ser recolhida com uma luva para evitar danos já estamos no tratamento dado às BNC e aí o disco leva um polimento prévio.


Os meus leilões no Mega:

https://megaleiloes.pt/JCunha/loja

andremarques1987
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 38
Registado: domingo jan 24, 2021 6:53 pm

Re: 50 Reis 1900 - Opinião EC

#12 Mensagem por andremarques1987 » terça mar 02, 2021 10:00 am

Estou sem dúvida a "anos" de distância do vosso conhecimento. Mas cada vez mais adoro estes temas e poder analisar todos os pormenores por vocês aqui enumerados. Muito obrigado a todos por partilharem o vosso conhecimento e me darem a oportunidade de aprender com vocês.

Responder

Voltar para “D. Carlos”