200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

Estado de conservação??

BC+
3
16%
MBC-
7
37%
MBC
8
42%
MBC+
1
5%
 
Total de votos: 19

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#1 Mensagem por fernanrei » domingo jan 14, 2018 10:46 am

Caros ilustres, que opinião Têm deste exemplar de D. Carlos ?
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#2 Mensagem por fernanrei » domingo jan 14, 2018 6:26 pm

Gosta de ler alguns comentários sobre a raridade e o interesse actual destas moedas do final da Monarquia :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#3 Mensagem por silvio2 » domingo jan 14, 2018 6:51 pm

Estas moedas de 200 Réis 1903 são (a par com as de 1901), as mais "difíceis" de D. Carlos I.
Só por isso, o Amigo tem aí uma boa moeda, que ... "não aparece todos os dias". :dance:
Quanto ao EC, considero que está MBC :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#4 Mensagem por fernanrei » domingo jan 14, 2018 7:05 pm

silvio2 Escreveu:Estas moedas de 200 Réis 1903 são (a par com as de 1901), as mais "difíceis" de D. Carlos I.
Só por isso, o Amigo tem aí uma boa moeda, que ... "não aparece todos os dias". :dance:
Quanto ao EC, considero que está MBC :thumbupleft:
Agradeço o seu comentário amigo Sílvio :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#5 Mensagem por fernanrei » segunda jan 15, 2018 1:13 pm

Gostava de ler um comentário de alguém que tenha dado BC+ para compreender o critério utilizado. Estamos sempre a aprender e nunca, mas nunca, devemos aceitar determinados procedimentos como únicos possíveis para atingir os objetivos desejados. :green:
"Quod erat demonstrandum"

tcosta11
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1469
Registado: quarta fev 13, 2013 3:49 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#6 Mensagem por tcosta11 » segunda jan 15, 2018 3:08 pm

fernanrei Escreveu:Gostava de ler um comentário de alguém que tenha dado BC+ para compreender o critério utilizado. Estamos sempre a aprender e nunca, mas nunca, devemos aceitar determinados procedimentos como únicos possíveis para atingir os objetivos desejados. :green:
Eu não votei. Mas acho que esses BC+ se devem à limpeza um tanto agressiva e aos toques no bordo. Na minha opinião, um MBC consideravelmente penalizado pela limpeza. :thumbupleft:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#7 Mensagem por fernanrei » segunda jan 15, 2018 4:20 pm

tcosta11 Escreveu:
fernanrei Escreveu:Gostava de ler um comentário de alguém que tenha dado BC+ para compreender o critério utilizado. Estamos sempre a aprender e nunca, mas nunca, devemos aceitar determinados procedimentos como únicos possíveis para atingir os objetivos desejados. :green:
Eu não votei. Mas acho que esses BC+ se devem à limpeza um tanto agressiva e aos toques no bordo. Na minha opinião, um MBC consideravelmente penalizado pela limpeza. :thumbupleft:
A limpeza agressiva que refere, na realidade são marcas de abrasão provocadas pela circulação da moeda, mas a iluminação excessiva também pode induzir em erro, porque em mão é outra coisa. Quanto às marcas no bordo, o MBC permite riscos e moças até 20% no bordo da moeda. Agradeço a sua franqueza no critério utilizado que é sempre uma mais valia. :thumbupleft:
Já agora dê uma vista de olhos neste site, https://ocolecionadoraprendiz.wordpress ... as-moedas/
"Quod erat demonstrandum"

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#8 Mensagem por MCarvalho » segunda jan 15, 2018 4:34 pm

fernanrei Escreveu:Gostava de ler um comentário de alguém que tenha dado BC+ para compreender o critério utilizado. Estamos sempre a aprender e nunca, mas nunca, devemos aceitar determinados procedimentos como únicos possíveis para atingir os objetivos desejados. :green:
Como foi referido, a limpeza pode ter prejudicado a apreciação global da moeda.
Por outro lado (e já estive para falar nisto, depois passou-me :) ), eu tenho dificuldade em diferenciar o conceito de BC+ e o de MBC-, acho que, em termos reais, são a mesma coisa.

Por isso, considerando a moeda, o seu desgaste e sinais de uso, encaixo-a no MBC (ligeiros sinais de desgaste nos pontos mais elevados e com relativa pouca circulação). Em termos práticos, isso vê-se nos caracóis, patilhas e orelhas de D. Carlos. No entanto, a tal limpeza (polimento), algumas mossas e riscos (sobretudo no rev.) fazem descer um bocadinho, daí o sinal menos: votei MBC-.

(por curiosidade, esta é das poucas moedas cujo estado pode ser beneficiado. Acho que se, com o tempo, ela perder o brilho da limpeza e ganhar uma patinação mais genuína, poderá ser devolvida ao seu MBC natural)
MCarvalho

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11031
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#9 Mensagem por fernanrei » segunda jan 15, 2018 4:38 pm

MCarvalho Escreveu:
fernanrei Escreveu:Gostava de ler um comentário de alguém que tenha dado BC+ para compreender o critério utilizado. Estamos sempre a aprender e nunca, mas nunca, devemos aceitar determinados procedimentos como únicos possíveis para atingir os objetivos desejados. :green:
Como foi referido, a limpeza pode ter prejudicado a apreciação global da moeda.
Por outro lado (e já estive para falar nisto, depois passou-me :) ), eu tenho dificuldade em diferenciar o conceito de BC+ e o de MBC-, acho que, em termos reais, são a mesma coisa.

Por isso, considerando a moeda, o seu desgaste e sinais de uso, encaixo-a no MBC (ligeiros sinais de desgaste nos pontos mais elevados e com relativa pouca circulação). Em termos práticos, isso vê-se nos caracóis, patilhas e orelhas de D. Carlos. No entanto, a tal limpeza (polimento), algumas mossas e riscos (sobretudo no rev.) fazem descer um bocadinho, daí o sinal menos: votei MBC-.

(por curiosidade, esta é das poucas moedas cujo estado pode ser beneficiado. Acho que se, com o tempo, ela perder o brilho da limpeza e ganhar uma patinação mais genuína, poderá ser devolvida ao seu MBC natural)
O caro ilustre tem toda a razão e esta moeda para o ano estará completamente diferente :biglaugh:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
soga80
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4277
Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Localização: Leiria

Re: 200 Réis 1903 D. Carlos I !!!

#10 Mensagem por soga80 » segunda jan 15, 2018 6:44 pm

Pela foto, parece um pouco limpeza agressiva, na mão pode ser outra coisa como fala...

Responder

Voltar para “D. Carlos”