5 Reis 1900 Curioso achado

Responder
Mensagem
Autor
Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

5 Reis 1900 Curioso achado

#1 Mensagem por Adrhosan » segunda abr 09, 2018 8:34 am

Bom dia a todos.
Hoje divido esta interessante peça, embora tenha encontrado uma de 1906 com um pátina cor de cereja fantástica e estado bem bonito que me ajudou comparar. Ambas cativaram minha simpatia e terão um bom lugar. Esta, nas fotos, claramente apresenta danos de cunho rachado (da base da efígie passando pelo C e terminando no bordo), laminação do metal (uma faixa contínua do bordo entre a data, que ganhou um efeito Salvador Dali no zero, e Portugal em direção à efigie, severo afundamento na face abaixo dos olhos e acima do supercílio, achatamento da costeleta que pode ser apenas desgaste natural, uma ruga entre o o pescoço e a mandíbula além de uma marca no campo livre próximo) e danos simétricos no bordo. O que a torna bastante divertida, além de única. :jumpgreen: :biglaugh:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.



Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: 5 Reis 1900 Curioso achado

#2 Mensagem por silvio2 » segunda abr 09, 2018 11:58 am

Adrhosan Escreveu:Bom dia a todos.
Hoje divido esta interessante peça, embora tenha encontrado uma de 1906 com um pátina cor de cereja fantástica e estado bem bonito que me ajudou comparar. Ambas cativaram minha simpatia e terão um bom lugar. Esta, nas fotos, claramente apresenta danos de cunho rachado (da base da efígie passando pelo C e terminando no bordo), laminação do metal (uma faixa contínua do bordo entre a data, que ganhou um efeito Salvador Dali no zero, e Portugal em direção à efigie, severo afundamento na face abaixo dos olhos e acima do supercílio, achatamento da costeleta que pode ser apenas desgaste natural, uma ruga entre o o pescoço e a mandíbula além de uma marca no campo livre próximo) e danos simétricos no bordo. O que a torna bastante divertida, além de única. :jumpgreen: :biglaugh:
Caro Adriano
Gostei da descrição que o Amigo faz das "mazelas" desta moeda. Mais parece o resultado de uma autópsia! Imagem
Agora, falando sério, esta data é das mais difíceis de conseguir (mas nada de raridade, claro) nesta série de 5 réis.
Só por isso, já tem uma importância acrescida, no meu ponto de vista.
Só não gosto muito, é daquele "defeito" no zero, da data ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 5 Reis 1900 Curioso achado

#3 Mensagem por fernanrei » segunda abr 09, 2018 3:34 pm

A moeda apresenta uma pátine muito bonita mas aquele "0" :think: cria um certo desconforto, e só depois de ver em mão é que poderia dizer mais alguma coisa :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: 5 Reis 1900 Curioso achado

#4 Mensagem por Adrhosan » segunda abr 09, 2018 5:05 pm

fernanrei Escreveu:A moeda apresenta uma pátine muito bonita mas aquele "0" :think: cria um certo desconforto, e só depois de ver em mão é que poderia dizer mais alguma coisa :thumbupleft:
Grato pelos comentários neste e em todos tópicos que apresentei. Por amostragem considero a qualidade da cunhagem portuguesa superior à brasileira em emissões do séc. XX. Talvez o caos institucional de um país causado pela mudança de regime explique o nítido desleixo de nossas moedas nesse período (cito a queda do império em 1889). Estes últimos dias verifiquei muitos quilos de moedas colocadas como sucata. Grande parte bem desgastadas, mas mesmo assim notavelmente mais grosseiras , baixa qualidade de metal, design menos original e sofisticado e de erros recorrentes (julgo até propositais) em diversas emissões brasileiras até bem recentes. As emissões lusas, ao contrário, dão a impressão de serem mais elaboradas e criteriosas, bem menos tolerantes em permitirem circulação de peças defeituosas. É um processo fabril de excelência que demonstra em seu meio circulante, simbólicamente, a riqueza e desenvolvimento de uma nação. Claro, é somente uma opinião, não tenho a experiência de vocês nesse universo numismático. Posso estar falando sandices. Depois coloco mais um exemplar luso com um desgaste que criou um padrão bem interessante e não sei como avaliar o ocorrido.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: 5 Reis 1900 Curioso achado

#5 Mensagem por fernanrei » segunda abr 09, 2018 7:46 pm

Adrhosan Escreveu:
fernanrei Escreveu:A moeda apresenta uma pátine muito bonita mas aquele "0" :think: cria um certo desconforto, e só depois de ver em mão é que poderia dizer mais alguma coisa :thumbupleft:
Grato pelos comentários neste e em todos tópicos que apresentei. Por amostragem considero a qualidade da cunhagem portuguesa superior à brasileira em emissões do séc. XX. Talvez o caos institucional de um país causado pela mudança de regime explique o nítido desleixo de nossas moedas nesse período (cito a queda do império em 1889). Estes últimos dias verifiquei muitos quilos de moedas colocadas como sucata. Grande parte bem desgastadas, mas mesmo assim notavelmente mais grosseiras , baixa qualidade de metal, design menos original e sofisticado e de erros recorrentes (julgo até propositais) em diversas emissões brasileiras até bem recentes. As emissões lusas, ao contrário, dão a impressão de serem mais elaboradas e criteriosas, bem menos tolerantes em permitirem circulação de peças defeituosas. É um processo fabril de excelência que demonstra em seu meio circulante, simbólicamente, a riqueza e desenvolvimento de uma nação. Claro, é somente uma opinião, não tenho a experiência de vocês nesse universo numismático. Posso estar falando sandices. Depois coloco mais um exemplar luso com um desgaste que criou um padrão bem interessante e não sei como avaliar o ocorrido.
O que o senhor escreve é digno de ficar aqui registado e aproveito para o incentivar a continuar :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

paulj
Reinado D.Filipe III
Mensagens: 774
Registado: quarta mai 15, 2013 2:30 am

Re: 5 Reis 1900 Curioso achado

#6 Mensagem por paulj » terça abr 10, 2018 2:01 am

Adrhosan Escreveu:
fernanrei Escreveu:A moeda apresenta uma pátine muito bonita mas aquele "0" :think: cria um certo desconforto, e só depois de ver em mão é que poderia dizer mais alguma coisa :thumbupleft:
Grato pelos comentários neste e em todos tópicos que apresentei. Por amostragem considero a qualidade da cunhagem portuguesa superior à brasileira em emissões do séc. XX. Talvez o caos institucional de um país causado pela mudança de regime explique o nítido desleixo de nossas moedas nesse período (cito a queda do império em 1889). Estes últimos dias verifiquei muitos quilos de moedas colocadas como sucata. Grande parte bem desgastadas, mas mesmo assim notavelmente mais grosseiras , baixa qualidade de metal, design menos original e sofisticado e de erros recorrentes (julgo até propositais) em diversas emissões brasileiras até bem recentes. As emissões lusas, ao contrário, dão a impressão de serem mais elaboradas e criteriosas, bem menos tolerantes em permitirem circulação de peças defeituosas. É um processo fabril de excelência que demonstra em seu meio circulante, simbólicamente, a riqueza e desenvolvimento de uma nação. Claro, é somente uma opinião, não tenho a experiência de vocês nesse universo numismático. Posso estar falando sandices. Depois coloco mais um exemplar luso com um desgaste que criou um padrão bem interessante e não sei como avaliar o ocorrido.
Concordo com quase tudo o que afirma, acrescentaria somente que na minha opinião a qualidade das moedas brasileiras começou a decair a partir dos anos 40 com a chamada República Nova; até essa data a numária brasileira, em especial a do Império e da "República Velha" e ainda alguns exemplares da era Vargas apresenta numismas muito interessantes e de grande qualidade.

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: 5 Reis 1900 Curioso achado

#7 Mensagem por Adrhosan » terça abr 10, 2018 2:22 am

Olá, Paul. Eu tive essa percepção muito acentuada à partir de 1930, as anteriores, até a proclamação, talvez não pecassem tanto em materiais e execução mas o design era sofrível, basicamente reproduções de efígies de mariannes e liberty heads e layouts de valores da época do império. Depois foram sendo revezadas por ditadores e regimes de plantão, as séries comemorativas não as acho bonitas. A partir dos anos 30 a qualidade, que já não era um primor despencou. Moedas fora de centro, laminações graves, cunhos cansados e rachados, rotações diversas de eixo das faces, etc. são quase regra e não excessão. No geral, a república não fez muito bem para nossas moedas. Mas é uma opinião de leigo, apenas reparei. :thumbs:

Responder

Voltar para “D. Carlos”