XX Réis 1884 "tramado"

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#11 Mensagem por silvio2 » terça abr 10, 2018 9:27 pm

Imagem
Amigo Fernando
Com todo o respeito, não estou muito convencido com a sua tese, pois basta reparar nas imagens supra, para verificar que o "picotado" é mais acentuado nas zonas mais baixas e não, como seria suposto (se sujeita a uma grande pressão) nas partes em relevo. ;)
Na verdade, está aqui um "mistério" que não está fácil de desvendar. :rotate:


Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#12 Mensagem por fernanrei » terça abr 10, 2018 10:40 pm

silvio2 Escreveu:Imagem
Amigo Fernando
Com todo o respeito, não estou muito convencido com a sua tese, pois basta reparar nas imagens supra, para verificar que o "picotado" é mais acentuado nas zonas mais baixas e não, como seria suposto (se sujeita a uma grande pressão) nas partes em relevo. ;)
Na verdade, está aqui um "mistério" que não está fácil de desvendar. :rotate:
A moeda apresenta uma clara manipulação do desgaste provocado pela circulação :think: , digamos que alguém esfregou as costas com ela amigo sílvio :biglaugh: . Uma coisa é certa, primeiro levou o apertão e depois o esfregão :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#13 Mensagem por Adrhosan » terça abr 10, 2018 11:24 pm

Única convicção que tenho é que esse padrão existia quando a moeda circulava e que possui diâmetro de 30 mm e altura de ~2,11mm. Não sei a vigência do título dessa série mas suponhamos generosos 20 anos. Entre 1884 e 1904 circulou. Descarto uma alteração manual, teria de ser mecânica para ser homogênea e com pressão necessária. Cenário hipotético. Um particular nesse período com uma prensa de plano metálico (mesa e martelo) envolveu essa única moeda numa malha metálica e a apertou para testar o equipamento e recolocou a moeda em circulação. Acho mais fácil alguém ter esquecido um pano de limpeza ou embalagem na cunhagem de um lote, mas é um ponto de vista válido o teu. Estou olhando algum meio de gravação em ácido que possa reproduzir o efeito, criam efeitos que nem imaginava possíveis, quem sabe? :beer:
Última edição por Adrhosan em quarta abr 11, 2018 12:19 am, editado 5 vezes no total.

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#14 Mensagem por silvio2 » terça abr 10, 2018 11:27 pm

fernanrei Escreveu: A moeda apresenta uma clara manipulação do desgaste provocado pela circulação. (...) Uma coisa é certa, primeiro levou o apertão e depois o esfregão :thumbupleft:
É uma hipótese ... por que não? :think:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11009
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#15 Mensagem por fernanrei » quarta abr 11, 2018 8:27 am

Adrhosan Escreveu:Única convicção que tenho é que esse padrão existia quando a moeda circulava e que possui diâmetro de 30 mm e altura de ~2,11mm. Não sei a vigência do título dessa série mas suponhamos generosos 20 anos. Entre 1884 e 1904 circulou. Descarto uma alteração manual, teria de ser mecânica para ser homogênea e com pressão necessária. Cenário hipotético. Um particular nesse período com uma prensa de plano metálico (mesa e martelo) envolveu essa única moeda numa malha metálica e a apertou para testar o equipamento e recolocou a moeda em circulação. Acho mais fácil alguém ter esquecido um pano de limpeza ou embalagem na cunhagem de um lote, mas é um ponto de vista válido o teu. Estou olhando algum meio de gravação em ácido que possa reproduzir o efeito, criam efeitos que nem imaginava possíveis, quem sabe? :beer:
Pela textura e homogeneidade da alteração à gravura numa liga à base de cobre, a aplicação de algum tipo de ácido deixaria marcas diferentes das apresentadas, dado que são evidentes os traços característicos da extensão do metal por esmagamento. O ácido corrói, dessa forma as ranhuras apresentariam outra textura. A tese que refere o esquecimento de algo na mesa de cunhagem, teria de ser metálico porque o pano não tem condições mecânicas para ferir o metal mesmo aquecido, mas é uma tese válida.
"Quod erat demonstrandum"

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#16 Mensagem por Adrhosan » quarta abr 11, 2018 10:58 am

fernanrei Escreveu:A tese que refere o esquecimento de algo na mesa de cunhagem, teria de ser metálico porque o pano não tem condições mecânicas para ferir o metal mesmo aquecido, mas é uma tese válida.
A situação de tecido estampar padrão na imagem gravada é fato. Tem integridade estrutural suficiente para causar o efeito no contexto. Tecido é considerado um dos elementos recorrentes na obstrução do cunho sobre o metal junto a graxa/óleo, sujeira e rebarbas. Um pano de limpeza estaria embebido em óleo ou graxa, dois elementos conjugados. São elementos comuns no ambiente de cunhagem e várias peças recebem certificado dessa ocorrência, segundo li na literatura americana. Até anexei exemplos anteriormente no tópico. Não é difícil acontecer que um pano de limpeza, luva, avental, lenço, sacaria, embalagem, etc. permanecer no plano de cunhagem. O que me incomodava era a época, pois só achei, inicialmente, registros dessas ocorrências no sec. XX. Duvidava que o equipamento e a técnica do período da moedinha pudesse fazer o mesmo. Entretanto achei depois ocorrência bem mais antiga e em cobre, também certificada.
1797 SEGS XF/VG LIGHT POROUS Error Coins DRAPED BUST CENT WITH A 10%CLIP + THE REVERSE IS STRUCK THRU CLOTH.
http://www.linumis.com/popups.php?itemNo=19439

Então possível é, se é o caso dos XX réis não sei. :think: Quanto ao ácido ainda não achei similar que reproduz o padrão. :jumpgreen:

Avatar do Utilizador
insvlano
Reinado D.João III
Mensagens: 1074
Registado: domingo jun 10, 2007 10:18 pm
Localização: Açores

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#17 Mensagem por insvlano » terça mai 08, 2018 7:39 pm


O "grille" da moeda parece-me de origem mecânica. Temos aqui uma medalha, do séc. XVII, com um exemplo do mesmo efeito, mas devido ao tecido envolvente.

Imagem

Cumprimentos,
M. Rodrigues

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#18 Mensagem por Adrhosan » terça mai 08, 2018 9:15 pm

insvlano Escreveu:
O "grille" da moeda parece-me de origem mecânica. Temos aqui uma medalha, do séc. XVII, com um exemplo do mesmo efeito, mas devido ao tecido envolvente.

Imagem

Cumprimentos,
M. Rodrigues
Olá, grato pelo comentário. :thumbupleft: Este efeito da medalha corresponde a ação química no metal pela cobertura do tecido (filtragem localizada da oxidação) conforme foi sugerido (aliás bela medalha, parabéns). A moeda não sei ainda como interpretar. Sei que existe a transferência de estampagem de padrão de fibras por pressão em metais diversos. Presencio isso em reparos de luvas metálicas pressurizadas em tubulações revestidas diversas. Perfeitamente possível em cunhagem e bem documentado sendo uma ação mecânica. O que me foi descartado noutro fórum por estatística, de ser raríssimo um evento destes 100% de estampagem numa face e 70% noutra. Pesquisei a prensa de cunho a vapor padrão da época de anteparos do alimentador bem estreitos e de difícil limpeza (trapos podem ficar presos no processo). Quanto a sofrida moedinha, ficará guardada com carinho. Muito simpática. É uma boa curiosidade. :biglaugh:

Responder

Voltar para “D. Carlos”