XX Réis 1884 "tramado"

Mensagem
Autor
Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

XX Réis 1884 "tramado"

#1 Mensagem por Adrhosan » segunda abr 09, 2018 9:05 pm

Mais uma simpática moedinha que trabalhou bastante na vida. Ignorando o desgaste, ela apresenta um interessante efeito grelha nas faces, como não encontrei similares desse padrão achei útil apresentar para elucidar eventuais futuros achados.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por Adrhosan em terça abr 10, 2018 12:46 am, editado 4 vezes no total.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: XX Réis 1884 "linhado"

#2 Mensagem por fernanrei » segunda abr 09, 2018 9:07 pm

Pormenor interessante :think:
"Quod erat demonstrandum"

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#3 Mensagem por Adrhosan » terça abr 10, 2018 8:02 am


Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#4 Mensagem por silvio2 » terça abr 10, 2018 9:03 am

É, realmente, interessante ... ;)
Nunca tinha visto, algo assim. Como é que "isto" é possível? Alguém tem uma resposta/explicação? :think:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#5 Mensagem por MCarvalho » terça abr 10, 2018 4:11 pm

Não diria que foi uma cunhagem sobre tecido, isso seria muito estranho. A moeda parece ter circulado muito depois da cunhagem, as marcas são posteriores.

Eu penso que esse padrão é resultado do processo de oxidação. A moeda estaria envolta em algum tipo de tecido (saco, peça de vestuário, etc.) quando foi perdida ou guardada. E poderá ter sido esse tecido que filtrou o processo de oxidação, deixando o padrão que vemos. Um pouco como acontece com a roupa em alguns bronzeados :D
MCarvalho

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#6 Mensagem por Adrhosan » terça abr 10, 2018 6:30 pm

MCarvalho Escreveu:Não diria que foi uma cunhagem sobre tecido, isso seria muito estranho. A moeda parece ter circulado muito depois da cunhagem, as marcas são posteriores.

Eu penso que esse padrão é resultado do processo de oxidação. A moeda estaria envolta em algum tipo de tecido (saco, peça de vestuário, etc.) quando foi perdida ou guardada. E poderá ter sido esse tecido que filtrou o processo de oxidação, deixando o padrão que vemos. Um pouco como acontece com a roupa em alguns bronzeados :D
Bom, vamos aos prós e contras das teses. Ressaltando que me responsabilizo pelos últimos 25 anos da peça. Esteve estocada em caixas num lote de moedas compradas por peso da mesma, assim permanecendo esse período e somente esta apresentou padrão.
Contras: O padrão existia enquanto ela circulava indicado pelo desgaste nas áreas de contato esperadas. Um envolvimento posterior em tecido não evitaria estes setores gastos.
Uma oxidação por filtragem em um tecido não preservaria a precisão da gravação onde ainda permaneceu, pois o tecido deveria estar colado e bem colado exclusivamente nesta única peça em ambas faces e por tratar-se de um processo químico não poderia ser tão controlado e seletivo. A não ser que estivesse guardada num bolso muito apertado por décadas e depois posta para circular.
Não achei exemplares que simulem esse efeito por oxidação nem de perto.
A trama não sai ou esmorece num pequeno setor que tentei limpar, não é uma mancha, tem textura, relevo.
Prós. Até onde pesquisei e por desconhecer o processo de cunhagem desta época não sei se seria possível ocorrer algo assim. Seria uma das moedas mais antigas registradas a se submeter a um erros desses. O que é difícil, deve-se sempre considerar as estatísticas.

Em ambos casos, cunhagem sobre tecido ou oxidação é de uma excessão notável.
É uma peça divertida, ficará bem guardada.
:dance:

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#7 Mensagem por MCarvalho » terça abr 10, 2018 8:35 pm

Sem dúvida que é muito interessante e levanta muitas interrogações.
Realmente, se o efeito tem relevo e é homogéneo nas duas faces, afasta a hipótese de ser efeito de oxidação (ainda que muito antiga - minha primeira ideia seria algo que esteve submerso, em saco de tecido, por muitas décadas, até o saco se degradar, mas sim, isso não criaria relevo e não atacaria as duas faces.

Se aconteceu na cunhagem, teria que ser no disco... algum tipo de embrulho/etiqueta que ficou pegado e ninguém ligou? É uma questão de ver melhor o que aconteceu com os outros exemplos ;)
MCarvalho

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#8 Mensagem por Adrhosan » terça abr 10, 2018 8:46 pm

Saber da existência de erros na oficina que produziu esta série/ano ajudaria descartar ou não um erro de cunhagem. Acho que irei me dedicar a colecionar peças de Carlos I, aparecem muitas surpresas interessantes. :rotate:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#9 Mensagem por fernanrei » terça abr 10, 2018 8:58 pm

Depois de ter observado muito bem as fotos da moeda, cheguei a uma conclusão pessoal. A moeda sofreu uma acção mecânica com elevada pressão sobre uma superfície dura, estando a moeda envolvida em algo mais duro com a textura apresentada. Para surgirem marcas na moeda, as matérias envolvidas teriam que ser de um metal mais duro que a liga do numisma, talvez uma malha de aço usada como protecção ou outro material idêntico com outro propósito.A forma como a deformação está distribuída por toda a superfície da moeda, incluindo relevos, assim o indica. Não sou muito adepto dos prós e contras neste tipo de forum temático, mas gosto de contribuir construtivamente e de forma educada em todo o tipo de tópico onde me sinta em condições de responder. Espero ter ajudado com a minha opinião, mas quero que compreendam que não passa da minha opinião e aceito qualquer uma que seja mais bem argumentada. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Adrhosan
Reinado D.Maria II
Mensagens: 260
Registado: sábado mar 24, 2018 12:33 am

Re: XX Réis 1884 "tramado"

#10 Mensagem por Adrhosan » terça abr 10, 2018 9:18 pm

fernanrei Escreveu:Depois de ter observado muito bem as fotos da moeda, cheguei a uma conclusão pessoal. A moeda sofreu uma acção mecânica com elevada pressão sobre uma superfície dura, estando a moeda envolvida em algo mais duro com a textura apresentada. Para surgirem marcas na moeda, as matérias envolvidas teriam que ser de um metal mais duro que a liga do numisma, talvez uma malha de aço usada como protecção ou outro material idêntico com outro propósito.A forma como a deformação está distribuída por toda a superfície da moeda, incluindo relevos, assim o indica. Não sou muito adepto dos prós e contras neste tipo de forum temático, mas gosto de contribuir construtivamente e de forma educada em todo o tipo de tópico onde me sinta em condições de responder. Espero ter ajudado com a minha opinião, mas quero que compreendam que não passa da minha opinião e aceito qualquer uma que seja mais bem argumentada. :thumbupleft:
É somente uma sadia apresentação de possibilidades. Não se preocupe fernarei. Tua contribuição é bem vinda, não descartei nenhuma possibilidade. Todas tem sentido.
Sim, cogitei essa hipótese numa possivel falsificação comentada num fórum americano que aponta o que aborda.
https://www.coincommunity.com/forum/top ... _ID=179663
Mas ainda sim não reproduziria o efeito. Para o padrão alcançar o fundo haveriam áreas de esmagamento e de apoio da peça que a pressionou, a trama seria mais ressaltada nas áreas mais altas, quase uma extrusão.
Não é o caso, todo padrão é uniforme nas faces e o disco está intacto, sem áreas deformadas.

Responder

Voltar para “D. Carlos”