Motobici Alpino

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Re: Motobici Alpino

#11 Mensagem por alpinojuan » domingo jul 07, 2019 4:10 pm

Boa tarde caro Ruben

Arranjar peças pode ser coisa complicada, por isso referi que tenho dezenas de motores para peças.

O Scooter F48 foi restaurado por mim e outros 2, houve alguns que já comprei restaurados, neste momento vou colocar o 250 Bifaroles em restauro numa oficina pois a minha vida profissional mudou e deixei de ter tempo livre para estas andanças.
Quando falo restauros feitos por mim, falo essencialmente em desmontar e montar tudo novamente, pintura e cromados e motor não faço (motor tentei há uns anos e parti um cárter ao colocar um rolamento de cambota, dai para cá desisti pois andei meses a tentar arranjar outro cárter igual em boas condições.

Cumprimentos
Juan Santos

Cordialmente
Juan Santos

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#12 Mensagem por silvio2 » segunda jul 08, 2019 8:13 pm

Imagem
Imagem
Imagem

Caro Juan, estive agora a ver (com calma e atenção), as suas "máquinas" e ... são realmente espectaculares! :D
Não resisti a destacar mais estes três exemplares, cujo restauro realça a sua natural beleza ... :dance:
Parabéns, uma vez mais. :clap3: :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

alpinojuan
Reinado D.Luís

#13 Mensagem por alpinojuan » segunda jul 08, 2019 8:32 pm

silvio2 Escreveu:Imagem
Imagem
Imagem

Caro Juan, estive agora a ver (com calma e atenção), as suas "máquinas" e ... são realmente espectaculares! :D
Não resisti a destacar mais estes três exemplares, cujo restauro realça a sua natural beleza ... :dance:
Parabéns, uma vez mais. :clap3: :thumbupleft:
Caro Sílvio

Escolheu 3 boas máquinas, a primeira é um F48 e foi o meu primeiro Alpino, restaurei-o mas tem alguns defeitos dado que na altura não conhecia a marca nem alguns pormenores. É uma peça que guardo com especial carinho, dado que foi a génese de toda esta loucura, os defeitos não se notam, é preciso conhecer a marca para perceber que está mal, não se preocupe.

Os outros dois são C48 (duas velocidades sem embraiagem), dado a particularidade de não ter embraiagem são uma verdadeira aventura para os sentidos conduzi-las. Se não formos atentos apertamos o travão a fundo e a mota vai a baixo, ou começa aos soluços. A foto do meio o Alpino nunca foi restaurado e está num estado mesmo muito bom, o outro levou um restauro "conversativo", a pintura foi pulida e algumas zonas retocadas, cromados refeitos, não fui eu que o fiz, está um trabalho genial, pois permite ter a pintura original e a mota com aspeto "novo", comprei principalmente por um motivo: Trazia cópia da fatura de venda, com o numero de motor a coincidir, lamentavelmente é só a cópia mas já é um documento rarissimo.

Você tem olho para coisas boas. Mas de todos, o que mais gosto é o 98cc, é ligeirinho como uma motorizada na condução mas com potência para dar e vender, comparado com motorizada dos anos 50 claro.

Ainda bem que gostou das minhas motinhas.

Cumprimentos
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

silvio2

#14 Mensagem por silvio2 » sábado set 07, 2019 7:38 am

alpinojuan Escreveu:
domingo jul 07, 2019 4:10 pm
(...//...)
,,,, neste momento vou colocar o 250 Bifaroles em restauro numa oficina pois a minha vida profissional mudou e deixei de ter tempo livre para estas andanças.
(...//...)
Cumprimentos
Juan Santos
:green: Imagem
alpinojuan Escreveu:

"Um verdadeiro marco, no que toca à marca Alpino. Apenas fabricado na Argentina e só por lá comercializado. Foram precisos 14 anos de espera par conseguir um destes raros, muito raros Alpinos 250 Bifaroles, montados por Braulio Mortera em Santa Fé Argentina.
Vai ser todo restaurado, pois o anterior proprietário já o iniciou. Mais um único em Portugal e dos muito poucos na Europa.
"
(in https://sites.google.com/site/alpino48c ... -bifaroles)
Olá, amigo Juan
Então "como é que está a ir" o restauro, da espectacular 250 Bifaroles? Quando estiver pronto, mostre o resultado aqui ao "pessoal" ... ;)
Abraço. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#15 Mensagem por fernanrei » sábado set 07, 2019 4:50 pm

silvio2 Escreveu:
sábado set 07, 2019 7:38 am
alpinojuan Escreveu:
(...//...)
,,,, neste momento vou colocar o 250 Bifaroles em restauro numa oficina pois a minha vida profissional mudou e deixei de ter tempo livre para estas andanças.
(...//...)
Cumprimentos
Juan Santos
:green: Imagem
alpinojuan Escreveu:

"Um verdadeiro marco, no que toca à marca Alpino. Apenas fabricado na Argentina e só por lá comercializado. Foram precisos 14 anos de espera par conseguir um destes raros, muito raros Alpinos 250 Bifaroles, montados por Braulio Mortera em Santa Fé Argentina.
Vai ser todo restaurado, pois o anterior proprietário já o iniciou. Mais um único em Portugal e dos muito poucos na Europa.
"
(in https://sites.google.com/site/alpino48c ... -bifaroles)
Olá, amigo Juan
Então "como é que está a ir" o restauro, da espectacular 250 Bifaroles? Quando estiver pronto, mostre o resultado aqui ao "pessoal" ... ;)
Assino por baixo :beer:
:D FMMRei :D

alpinojuan
Reinado D.Luís

#16 Mensagem por alpinojuan » domingo set 08, 2019 11:21 am

Amigos Sílvio e Fernando

O orçamento não chega para tudo, o “Bifaroles” (como é conhecido) é uma motinha emblemática na marca, tendo sido fabricada exclusivamente na Argentina e a sua produção ronda as 250 unidades. Falta fazer a curva de escape e pode seguir para a oficina que falei, mas como tenho estado absorvido com as moedas o orçamento não permitiu ainda terminar o restauro. Agora estou mais calmo com as moedas, pelo que já estou a preparar um orçamento dividido entre as moedas e este Bifaroles, que merece um restauro à maneira.
Como referi, foram fabricados cerca de 250 unidades, mas hoje em dia sobram muito poucos restaurados à maneira. Na Argentina muitos dos que sobraram foram transformados, este motor saiu com um defeito o que levou a que muitos dos que existiam se perdessem, o defeito está na bomba de óleo que ficou mal posicionada e acaba por desferrar o que origina que o motor gripe. Alguns exemplares que se vem por essa internet fora, tem o motor 200 em vez do 250, é fácil de ver, pois o 250 vai até “dentro” do depósito e o 200 não.

Por isto tudo, é uma peça muito significativa na minha coleção, mas também no mundo, sendo que o meu é um matching numbers (número do motor e quadro iguais), tive mesmo muita sorte em o poder comprar. 2020 será o ano do Bifaroles, tenho é receio do problema mecânico acabar por “estragar” o meu, também por isso tenho adiado o restauro, tenho medo do estragar

Cordialmente
Juan Santos
Cordialmente
Juan Santos

silvio2

#17 Mensagem por silvio2 » domingo set 08, 2019 12:29 pm

Obrigado, amigo Juan, pela atenção e disponibilidade da resposta.
Vamos, então, ficar a aguardar pelo resultado final do restauro, que se augura espectacular ... :D
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Responder

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”