Equipamentos militares

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.

Moderador: Moderador de Honra

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: Equipamentos militares

Mensagempor arcalhanas » domingo nov 26, 2017 12:32 pm

Faz hoje dois meses que abri este tópico, e devo dizer em boa da verdade que tive algum receio pois não sabia do seu enquadramento e aceitação, mas francamente estou surpreendido :think:
Tem que ser algo especial :erofl:
BC-654 A de 1942
Equipamento de HF (3,800 MHz a 5,800 MHz) pertencente a uma viatura pesada de comunicações da Legião Portuguesa. Construído para a Signal Corps Radio pela Crosley Corporation of Cincinnati nos estados Unidos fazia parte da unidade SCR-284 e equipava estações fixas no terreno com recurso a gerador/dínamo accionado por um militar, e estações motorizadas tendo sido utilizado em vários teatros de guerra com particular desempenho aquando o Dia D (desembarque na Normandia) pois equipava quase todos os veículos. :)
Merece uma caravela especial :hammer:
Imagem ImagemImagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
1942-10 ESCUDOS.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

silvio2
Reinado D.Afonso V
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Mensagempor silvio2 » domingo nov 26, 2017 2:57 pm

arcalhanas Escreveu:Faz hoje dois meses que abri este tópico, e devo dizer em boa da verdade que tive algum receio pois não sabia do seu enquadramento e aceitação, mas francamente estou surpreendido :think:

Simbólicamente, pelo sucesso (imparável) deste Tópico, "entrego-lhe a taça" ...Imagem

Quanto ao post de hoje ...
Equipamento espectacular e ... que bela moeda Bela. :dance:
Fantástico! Parabéns. :clap3: :clap3: :clap3:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

AntonioMota
Reinado D.Afonso VI
Registado: sábado jan 28, 2006 10:17 am

Mensagempor AntonioMota » segunda nov 27, 2017 6:26 pm

Dois meses em grande. :clap3:
Parabéns e muito obrigado! :)

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV

Mensagempor arcalhanas » segunda nov 27, 2017 10:13 pm

Simbólicamente, pelo sucesso (imparável) deste Tópico, "entrego-lhe a taça" ...
Imagem
Obrigado amigo Silvio já a guardei ali em cima do armário :thumbupleft: e igualmente para o amigo AntonioMota :) e agora deste poste dei um passo de três décadas e aterrei em 1970

Teleimpressor Siemens T1000 Evora de 1970 :)
A T-1000 Évora construída em Portugal, é um teleimpressor muito semelhante a uma máquina de escrever eléctrica com gravação de fita tendo e foi utilizada em vários serviços até ao inicio dos anos 90 tendo sido substituída por novas tecnologias como os telefax e fax em suporte telefónico, telebips ( pager`s) etc
Imagem Imagem Central Telegráfica Automática Analógica situada na Rua D. Luís I em Lisboa anos 70
1970- dois e quinhentos.jpg

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV

Mensagempor arcalhanas » quarta nov 29, 2017 3:23 pm

Para não ser sempre material pesado partilho convosco um:
Livro de códigos e abreviaturas Q de 1949 :)
Este livro da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) contem as siglas e abreviaturas do codigo Q para todos os agentes ligados as comunicações via radio do tráfego aéreo.
Este particularmente fazia parte do estudo para exame a piloto ou radio-telegrafista de avião na época em Portugal :pt:
Imagem Imagem Imagem ImagemImagem

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV

Mensagempor arcalhanas » quinta nov 30, 2017 11:07 pm

E falando em aviões :)
Radio-telefone PYE PTC 2201/2 "Ranger Fifteen" de 1959
Equipamentos fabricados entre 1955 e 1963 pela Pye Telecommunications Ltd. of Cambridge, England, para uso móvel em AM (amplitude Modelada) e com uma gama de frequencia entre os 25 MHz e os 174 MHz em 9 bandas.
Estes pertencentes e montados em veículos pesados de bombeiros, um em banda baixa (33 Mhz) do regimento de Sapadores e outro em VHF banda aérea por estar montado em viatura de combate a incêndios (CCI/AC) em aeródromo. Eram colocados num suporte especifico em local que não incomodasse seguindo um só cabo para a frente preso no tablier do veiculo com o painel de comando. :)
Imagem ImagemImagem Imagem

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV

Mensagempor arcalhanas » sábado dez 02, 2017 7:37 pm

Já coloquei ai atrás uma Teletype Siemens T37 Alemã do tempo da II Guerra mundial, mas para não haver confusões vejam uma dos Ingleses :dance:
Teletype CREED 75 R mk2 e Creed Tape Reader 6S/5 de 1955
Teleimpressora fabricada pela Creed & Company, Ltd. empresa fundada por Frederick George Creed Glasgow Scotland, 1900, usada em vários serviços neste caso só receptora (sem teclado) de RTTY e por ser completamente mecânica fazia-se acompanhar com um estojo de manutenção que continha desde a massa consistente a apalpa folgas e diapasão aferido aos 175 Hz :D

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Teleprinter Operators using Creed 54 printers in the Auckland message centre - March 1960 Imagem Teleprinter switchboard - New Scotland Yard using Creed 7B Printers Imagem

silvio2
Reinado D.Afonso V

Mensagempor silvio2 » sábado dez 02, 2017 7:50 pm

Muito interessante ... :D
Parabéns. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV

Mensagempor arcalhanas » domingo dez 03, 2017 12:01 pm

silvio2 Escreveu:Muito interessante ... :D

TKS meu caro Silvio, :thumbs: nunca pensei que tanta gente tivesse curiosidade por este material :dance:

silvio2
Reinado D.Afonso V

Mensagempor silvio2 » domingo dez 03, 2017 2:21 pm

arcalhanas Escreveu:
silvio2 Escreveu:Muito interessante ... :D

TKS meu caro Silvio, :thumbs: nunca pensei que tanta gente tivesse curiosidade por este material :dance:

Meu caro Amigo, eu acho que só não gostamos … daquilo que desconhecemos!
Ainda não há muito tempo assisti, na RTP, a uma reportagem que me encantou e que, se me permite a intromissão, partilho agora, aqui Imagem https://www.rtp.pt/madeira/cultura/o-pr ... eira_12622
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes