Página 1 de 9

Equipamentos militares

Enviado: terça set 26, 2017 2:31 pm
por arcalhanas
Para quem gosta e colecciona equipamentos de comunicações :dance:
Collins 51Q-1 receiver and 56Q-1 transmitter-TCS de 1944

Imagem Imagem Imagem

Re: Equipamentos militares

Enviado: terça set 26, 2017 4:56 pm
por soga80
Muito bom...

Re: Equipamentos militares

Enviado: terça set 26, 2017 5:04 pm
por RubenGMelo
Não percebo nadinha disto! Apenas posso desejar lhe os parabéns pela aquisição!

Só por curiosidade, ainda funciona!?

Re: Equipamentos militares

Enviado: terça set 26, 2017 7:21 pm
por arcalhanas
RubenGMelo Escreveu:Não percebo nadinha disto! Apenas posso desejar lhe os parabéns pela aquisição!

Só por curiosidade, ainda funciona!?

Funciona, embora só o ligue para aquecer as válvulas de vez em quando, :) só serve de peça de museu. É um equipamento de HF que vai desde 1,5 a 12 MHz e foi muito utilizado nas comunicações da marinha de guerra americana na segunda guerra mundial :D

Re: Equipamentos militares

Enviado: terça set 26, 2017 9:59 pm
por RubenGMelo
LOl! Aquecer as válvulas....

Parabéns mais uma vez pela aquisição!

Re: Equipamentos militares

Enviado: quarta set 27, 2017 2:06 pm
por AntonioMota
Quando vi este tópico pensei o quanto interessante é, e brincar considerando a situação ridícula de Tancos vivida há pouco e a eventualidade do item acima tratar-se de material militar obsoleto relacionado. Como não tenho jeito para a política e, como tal, poder criar equívocos, fiquei calado;
Bom, um pouco mais esclarecido agora -- pela sua resposta ao Ruben Melo --, e deixando as analogias de lado já posso acrescentar:
Nada percebo deste tipo de material, mas deslumbra-me e fico com um respeito imenso por quem o recolhe e o perpetua no tempo, permitindo às gerações futuras interrogarem-se e, eventualmente, compará-lo com os meios ao dispor no respectivo tempo que lhes calhará viver. Parabéns!

Re: Equipamentos militares

Enviado: quinta set 28, 2017 4:30 pm
por arcalhanas
AntonioMota Escreveu:Nada percebo deste tipo de material, mas deslumbra-me e fico com um respeito imenso por quem o recolhe e o perpetua no tempo, permitindo às gerações futuras interrogarem-se e, eventualmente, compará-lo com os meios ao dispor no respectivo tempo que lhes calhará viver. Parabéns!

Obrigado amigo pelas suas palavras :) também não gosto de politicas, prefiro ir juntando (coleccionando) artefactos de outros tempos que no mínimo não deixam morrer a historia :dance: Vou colocando aqui alguns para desopilar da numismática :green:

Re: Equipamentos militares

Enviado: quinta set 28, 2017 4:43 pm
por arcalhanas
Muitos andaram com eles ás costas ou nas viaturas durante a guerra em África
Feito pela ITT para as trocas portuguesas, os 30 STPL são transceptores sintetizados com uma cobertura de 2Mhz a 12Mhz, e de transporte ao dorso, que podiam ser dotados de suporte especial para utilização fixa ou em veículos.
Imagem Imagem

Re: Equipamentos militares

Enviado: sexta set 29, 2017 11:47 am
por arcalhanas
Wireless Set 19, ou P. 19 de 1952
O WS19 é concebido pela “PYE” e começa a ser produzido em 1942, servindo as tropas aliadas durante toda a II guerra, sendo fabricado em alguns membros da Commonwealth sob patente nos EUA (ZENIT) como o caso dos nossos cá em Portugal, e com a particularidade de toda a informação do painel de controlo serem escritos em língua Inglesa e Russa :)

Imagem Imagem Imagem

Re: Equipamentos militares

Enviado: sábado set 30, 2017 1:38 pm
por arcalhanas
Transceptor BCC 30 de 1966 :)
Largamente utilizados nas guerras em Angola, Moçambique e Guiné nos anos 60, com uma cobertura de 2 a 8 MHz, e de origem inglesa (onde tinham a designação A-14/BCC-30), foram fabricados em Portugal pela Standard Eléctrica (instalada em Alcântara, junto ao rio Tejo, no edifício que hoje alberga a Orquestra Metropolitana de Lisboa).
Imagem Imagem