figuras de marfim

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.

Moderador: Moderador de Honra

galinhola
Sou só um euro caloiro
Registado: terça fev 06, 2018 3:07 pm

figuras de marfim

Mensagempor galinhola » quinta fev 08, 2018 11:30 am

Boas, poderão dizer-me se as figuras em marfim esculpidas terão algum valor?
tenho um crocodilo esculpido em marfim, com 475 gramas, mas tem a pontinha doa cauda partida.Terá algum valor?
Obrigado

carrancho
Reinado D.João V
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Re: figuras de marfim

Mensagempor carrancho » quinta fev 08, 2018 12:07 pm

Muito cuidado com isso.

Peças de marfim não certificadas se as tentar vender pode ganhar é uma multa que pode chegar ao 10.000 €

As peças de marfim para estarem legais têm de ser certificadas pelo ICNF e penso que só aquelas que forem anteriores a 1980 serão certificadas, se forem posteriores vai ter problemas.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » quinta fev 08, 2018 12:26 pm

É claro que terá algum valor, embora a peça seja muito prejudicada pelo defeito da cauda partida (espero que não perdida).
Julgo que será preferível tentar vendê-la a um particular, de forma discreta, pois um comerciante ou uma leiloeira terão pouco interesse.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

arcalhanas
Reinado D.Miguel
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Mensagempor arcalhanas » quinta fev 08, 2018 1:11 pm

Tem sempre valor como já disseram, o valor do peso do marfim mais o valor artístico, todavia a quebra da cauda desvaloriza muito a peça. Tenha em conta que se não tem a peça certificada no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pode ser perigoso circular com ela pois dá multa e penso que apreensão da viatura. Não sei como a adquiriu, mas conheço muitas peças como aldeias indígenas, candeeiros, mesas feitas em dentes de marfim etc que vieram de Moçambique na altura do 25 de abril, e que os proprietários têm ido registando as peças sem stress alegando que herdaram ou estiveram no ultramar e as trouxeram na altura. Já lhe dei uma dica :D e o valor desconheço.

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes