figuras de marfim

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.
Responder
Mensagem
Autor
galinhola
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 06, 2018 3:07 pm

figuras de marfim

#1 Mensagem por galinhola » quinta fev 08, 2018 11:30 am

Boas, poderão dizer-me se as figuras em marfim esculpidas terão algum valor?
tenho um crocodilo esculpido em marfim, com 475 gramas, mas tem a pontinha doa cauda partida.Terá algum valor?
Obrigado



Avatar do Utilizador
carrancho
Reinado D.Afonso VI
Mensagens: 687
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Localização: Aveiro
Contacto:

Re: figuras de marfim

#2 Mensagem por carrancho » quinta fev 08, 2018 12:07 pm

Muito cuidado com isso.

Peças de marfim não certificadas se as tentar vender pode ganhar é uma multa que pode chegar ao 10.000 €

As peças de marfim para estarem legais têm de ser certificadas pelo ICNF e penso que só aquelas que forem anteriores a 1980 serão certificadas, se forem posteriores vai ter problemas.
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: figuras de marfim

#3 Mensagem por tm1950 » quinta fev 08, 2018 12:26 pm

É claro que terá algum valor, embora a peça seja muito prejudicada pelo defeito da cauda partida (espero que não perdida).
Julgo que será preferível tentar vendê-la a um particular, de forma discreta, pois um comerciante ou uma leiloeira terão pouco interesse.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

arcalhanas
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 375
Registado: sexta set 08, 2017 8:32 pm

Re: figuras de marfim

#4 Mensagem por arcalhanas » quinta fev 08, 2018 1:11 pm

Tem sempre valor como já disseram, o valor do peso do marfim mais o valor artístico, todavia a quebra da cauda desvaloriza muito a peça. Tenha em conta que se não tem a peça certificada no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas pode ser perigoso circular com ela pois dá multa e penso que apreensão da viatura. Não sei como a adquiriu, mas conheço muitas peças como aldeias indígenas, candeeiros, mesas feitas em dentes de marfim etc que vieram de Moçambique na altura do 25 de abril, e que os proprietários têm ido registando as peças sem stress alegando que herdaram ou estiveram no ultramar e as trouxeram na altura. Já lhe dei uma dica :D e o valor desconheço.

galinhola
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 4
Registado: terça fev 06, 2018 3:07 pm

Re: figuras de marfim

#5 Mensagem por galinhola » quinta mar 01, 2018 2:00 pm

Obrigado a todos..bem esta peça ja a tenho em minha casa desde a altura em que era pequeno, penso que veio de Angola há pelo menos 42 anos. Não sabia que era necessário certificar este ripo de peças.
muito obrigado pela informação.

Responder

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”