Simbolo de ordem religiosa ?

Desde selos, pins, chávenas, caricas ou outros artigos. Tudo é coleccionável.
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Simbolo de ordem religiosa ?

#1 Mensagem por fernanrei » terça jul 17, 2018 1:37 pm

Caros ilustres, quis o destino trazer até mim uma peça que não estou a identificar. parece-me um símbolo religioso usado como alfinete de peito, toda a ajuda é bem vinda :thumbupleft:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.


"Quod erat demonstrandum"

onlion
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 247
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#2 Mensagem por onlion » terça jul 17, 2018 2:30 pm

Para ser símbolo religioso teria que ter uma cruz no topo da mitra e as chaves teriam que estar a apontar para cima (chaves do céu)

Imagino que seja ou um símbolo do tesoureiro maçónico ou ligado aos consierges de hotel

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#3 Mensagem por fernanrei » terça jul 17, 2018 3:15 pm

onlion Escreveu:Para ser símbolo religioso teria que ter uma cruz no topo da mitra e as chaves teriam que estar a apontar para cima (chaves do céu)

Imagino que seja ou um símbolo do tesoureiro maçónico ou ligado aos consierges de hotel
Uma excelente interpretação a sua, de facto as chaves deviam estar a apontar para cima para ser religioso. Duas chaves cruzadas associadas à coruja podem representar a entrada e saída de algo ligado à maçonaria, ou então, poderá ser um símbolo de iniciação, dado que as chaves cruzadas também podem representar uma mudança do estado limitado para o poder superior :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#4 Mensagem por carlos47 » terça jul 17, 2018 4:40 pm

Pois eu à primeira vista se não tivessem mencionado a coruja,teria visto as chaves e a tiara Papal

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#5 Mensagem por fernanrei » quarta jul 18, 2018 8:14 am

carlos47 Escreveu:Pois eu à primeira vista se não tivessem mencionado a coruja,teria visto as chaves e a tiara Papal
Se puder complementar a sua observação eu agradeço, é no mínimo muito interessante e eu não estou a lá chegar :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#6 Mensagem por fernanrei » quinta jul 19, 2018 8:03 am

Será uma peça maçónica ?
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#7 Mensagem por numisiuris » quinta jul 19, 2018 6:49 pm

carlos47 Escreveu:Pois eu à primeira vista se não tivessem mencionado a coruja,teria visto as chaves e a tiara Papal
É que basta virar a foto ao contrário e até ficam as chaves a apontar para o céu! :)

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9505
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#8 Mensagem por silvio2 » sexta jul 20, 2018 7:10 am

Após aturadas pesquisas, na Net, não cheguei a uma conclusão concreta sobre o significado que esta peça possa ter, pelo que, na minha opinião, atendendo ao aspecto "rústico, artesanal e um tanto ou quanto naïf " acho que só o "artista" que a elaborou poderá dar a resposta ... ;)
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#9 Mensagem por fernanrei » sexta jul 20, 2018 7:56 am

numisiuris Escreveu:
carlos47 Escreveu:Pois eu à primeira vista se não tivessem mencionado a coruja,teria visto as chaves e a tiara Papal
É que basta virar a foto ao contrário e até ficam as chaves a apontar para o céu! :)
De facto é verdade, o problema é a coruja fazer o looping :erofl:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Simbolo de ordem religiosa ?

#10 Mensagem por fernanrei » sexta jul 20, 2018 8:02 am

silvio2 Escreveu:Após aturadas pesquisas, na Net, não cheguei a uma conclusão concreta sobre o significado que esta peça possa ter, pelo que, na minha opinião, atendendo ao aspecto "rústico, artesanal e um tanto ou quanto naïf " acho que só o "artista" que a elaborou poderá dar a resposta ... ;)
Nem só o autor poderá explicar a obra de arte. Estão patentes sinais que nos podem colocar em muitos vetores de identificação. A coruja, as chaves cruzadas, as folhas de carvalho alinhadas e a cor azul. A coruja representa a sabedoria, as chaves cruzadas a entrada e saída de uma qualquer passagem com importância, as folhas de carvalho a longevidade e a cor azul a monarquia :green:
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Outros tipos de coleccionismo”