Conferência na Academia Portuguesa de História, Quarta-feira 30 de Outubro - A M Trigueiros

Organização de jantares convívio, anúncio de feiras é tudo feito aqui
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
EngTrig
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 226
Registado: sexta mar 29, 2013 12:11 pm
Localização: Lisboa, Portugal
Contacto:

Conferência na Academia Portuguesa de História, Quarta-feira 30 de Outubro - A M Trigueiros

#1 Mensagem por EngTrig » sexta out 25, 2019 9:28 am

Bom dia a todos os companheiros foristas,

Imagem

Dou conhecimento e faço o convite para assistir à minha primeira comunicação à Academia Portuguesa de História, desde que fui eleito Académico Honorário, a qual terá lugar no próximo dia 30 de Outubro, Quarta-feira, pelas 15:00 h na sede da Academia, no Palácio dos Lilases ao Lumiar (Lisboa).

O tema desta minha comunicação versa uma leitura atenta das insígnias representadas em vários retratos de Dom João VI, muito pouco conhecidos, senão mesmo desconhecidos em Portugal, mas que estiveram reunidos no Rio de Janeiro em 2018-2019 por ocasião da exposição organizada pelo Museu Histórico Nacional, com a parceria e colaboração da Embaixada de Portugal, “O Retrato do Rei Dom João VI”, pelos 200 anos da sagração do Rei do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves.

“Ler as insígnias nos retratos do rei Dom João VI” irá permitir redescobrir a evolução emblemática e cronológica da Banda das Três Ordens Militares portuguesas reunidas, apresentar factos documentais inéditos e descobrir os únicos retratos do Rei onde estão representadas com todo o pormenor as famosas joias da Coroa de Portugal, tal como eram originalmente, já que algumas delas foram mais tarde descravadas das suas pedras e restauradas muitos anos depois. Em simultâneo, a leitura das insígnias das Ordens Honoríficas estrangeiras com que o Rei Dom João foi condecorado, permite uma nova luz sobre a datação de muitos retratos do Rei, assinados pelos seus autores, mas não datados.

Nesta sessão será feita a apresentação do catálogo da exposição “O Retrato do Rei Dom João VI” cuja capa anexo (autoria conjunta de Paulo Knauss, coordenador e diretor do Museu Histórico Nacional; António M. Trigueiros, académico honorário da APH; e Patrícia D. Teles, investigadora das Universidades de Évora e de Coimbra), com a oferta de um exemplar desse magnífico livro à Academia Portuguesa de História, autografado pelos autores.

Cumprimentos,
António M. Trigueiros

(PS - Deste catálogo recebi alguns exemplares, poucos. A quem possa interessar agradeço contacto para editor@estudosdenumismatica.org.)



Responder

Voltar para “Eventos”