Visita à Casa da Moeda

Organização de jantares convívio, anúncio de feiras é tudo feito aqui
Mensagem
Autor
Destrans
Reinado D.Fernando
Mensagens: 1357
Registado: quinta dez 23, 2004 9:20 pm
Localização: Aldeia da Roupa Branca

#101 Mensagem por Destrans » terça jul 04, 2006 11:38 am

Só boas noticias :biggthumpup:


Estou habitualmente em
Medalhas Portuguesas | medalhasportuguesas.wordpress.com
Fórum Numismatas | http://www.numismatas.com

Avatar do Utilizador
Luxor
Mensagens: 999
Registado: segunda nov 08, 2004 11:20 am
Localização: World of magnets and miracles

#102 Mensagem por Luxor » terça jul 04, 2006 11:54 am

Outro assunto que achei bastante interessante, e ao que penso ainda não foi falado, foi o do controle de qualidade.

Neste momento a Casa da Moeda adoptou padroes de qualidade e de controle de producão que permitem saber quem foi o responsável pelas várias etapas de producão das moedas, desde a chegada dos discos ate a embalagem e distribuicão. Novos erros tornam-se assim mais dificeis de aparecer e poderão ser facilmente encontrados os responsaveis

Depois há o controle de qualidade em si. Desde as coisas mais obvias, como a dimensão e peso dos discos, a outros não tão evidentes, como a dureza dos discos, ate outros que nunca me passariam pela cabeca, relacionados com as qualidades magneticas e electricas dos discos (senão estou em erro). Estes ultimos não nos dizem nada, mas dizem muito as maquinas de pagamento automático.

Outro teste que e feito, e a resistencia dos centros nas moedas bimetálicas. Ou seja, e aplicada pressão no centro e estes não se podem separar dos aros.

Qualquer erro superior ao admitido pelos padroes de qualidade, pode levar à recusa de todo um lote de discos (não me lembro qual e a dimensão do lote padrão, mas tenho a ideia que são 5 milhoes).

Outra coisa que penso que ainda não foi referida, e a da cunhagem das moedas de 2 euros. Ao contrário de todas as outras, em que os discos são recebidos prontos para cunhegem (mesmo as de 1 euro), estas são cunhadas numa máquina especial que junta os centros com os aros. Ou seja, tem dois alimentadores a funcionarem em simultaneo.

Penso que havia mais a dizer, mas penso que estes foram os temas que estavam menos explicitos.

Já agora, apos ter sido escolhida para emitir as moedas de Timor de 2003 e 2004, a Casa da moeda recebeu uma nova encomenda e está agora a emitir as moedas de Timor de 2006, embora apenas moeda corrente (nao existiu encomenda para os sets)
João Fernandes

Avatar do Utilizador
santosvitor
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 625
Registado: sábado nov 06, 2004 12:52 am
Localização: E N T R O N C A M E N T O

#103 Mensagem por santosvitor » quarta jul 05, 2006 9:55 pm

Ao abrir uma das Revistas "MOEDA", reparei numa entrevista dada a 24 de Novembro de 2003 pelo Dr. ALCIDES GAMA, (Director do Departamento Comercial da I.N.C.M. desde Janeiro de 2001.)

Imagem

Na altura que apresentei as fotos da nossa visita, "chamei todos os Senhores da I.N.C.M. de "Engenheiros"...(foi assim que ouvi um funcionário chamar a um...)

Agora já posso fazer uma correcção!!
Vitor M. C. Santos
NASCEMOS SEM PEDIR, E MORREMOS SEM QUERER!!
APROVEITE O INTERVALO!!!!

Luís B.
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1514
Registado: domingo out 10, 2010 11:30 am
Localização: Al garve

Re:

#104 Mensagem por Luís B. » domingo abr 24, 2011 4:20 pm

miguelkosta Escreveu:Olá pessoal,

Só hoje é que me foi possível responder pois segui de viagem logo após a visita INCM.

Gostava de agradecer ao PSS a iniciativa que foi excelente em todos os aspectos (conhecimento e convívio).

Senti-me muito bem acolhido pelo representantes da INCM que foram inexcedíveis na simpatia, explicações e em especial o material de oferta.



:biggthumpup:
Desculpem a curiosidade, mas o "material de oferta" era constituído por quê?

Após estes 5 anos, não estará na altura de se tentar organizar outra visita dessas??
CARPE DIEM

Luís

russinis
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 608
Registado: quarta nov 03, 2004 2:08 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Visita à Casa da Moeda

#105 Mensagem por russinis » domingo abr 24, 2011 5:44 pm

Acho que recebi uma carteira bnc 2002 e mais algumas revistas. Sinceramente já não me lembro bem.

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Visita à Casa da Moeda

#106 Mensagem por tm1950 » domingo abr 24, 2011 6:13 pm

O folheto da visita era assim:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Avatar do Utilizador
MERCW123
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 226
Registado: quarta abr 16, 2008 2:44 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Visita à Casa da Moeda

#107 Mensagem por MERCW123 » segunda abr 25, 2011 5:13 pm

Se organizarem de novo uma visita, e se for convidado, quero estar presente, nem que tenha que por ferias..
Com os melhores cumprimentos
Rui Pedro Santos
"Acreditar é possuir antes de ter"

moedas2000@live.com.pt

brizidaviana
Reinado D.José
Mensagens: 530
Registado: terça nov 30, 2004 12:15 am
Localização: Lisboa

Re: Visita à Casa da Moeda

#108 Mensagem por brizidaviana » segunda abr 25, 2011 5:28 pm

MERCW123 Escreveu:Se organizarem de novo uma visita, e se for convidado, quero estar presente, nem que tenha que por ferias..

De acordo.

No dia desta visita, eu até estive de férias, mas não me apercebi da organização desta vista e por isso falhei dessa vezes :(
Cá estamos!

valdeia
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 29
Registado: sábado abr 23, 2011 12:44 pm
Localização: Condeixa

Re: Visita à Casa da Moeda

#109 Mensagem por valdeia » quinta abr 28, 2011 10:21 pm

Se houver outra visita, eu também posso ir.
Cumprimentos,
VicBessa

russinis
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 608
Registado: quarta nov 03, 2004 2:08 pm
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Visita à Casa da Moeda

#110 Mensagem por russinis » quinta abr 28, 2011 10:32 pm

Podemos organizar outra, eles revelaram muita disponibilidade portanto acho que dá para irmos novamente

Responder

Voltar para “Eventos”