Boas imagens e estados de conservação

Para quem precisa de ajuda ou tem sugestões para a melhoria do fórum
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
mb_collection
Reinado D.Pedro IV
Mensagens: 387
Registado: terça mar 04, 2008 2:51 pm
Localização: Braga

Re: Boas imagens e estados de conservação

#71 Mensagem por mb_collection » domingo mar 02, 2014 3:39 pm

Boa tarde,

Sabem qual a diferença entre uma visão empírica e uma visão racional??? Essa definição de SOBERBA que tenho no meu leilão resulta da minha visão empírica que tenho aqui no fórum quando vejo certas definições de soberba, que sejamos bem claros, sem medo de represálias, não o são!!! Se realmente queremos construir algo e ter uma base de conhecimento muito didacta para quem quer entrar este mundo da numismática e visita este fórum, soberbas não é qualquer coisa só porque o vendedor quer.

Eu nunca certifiquei tantas moedas como ultimamente, felizmente todas tem ficado entre MS-61 e MS-66 e, isso sim, é uma classificação de soberba.

Como diz o Ivo, sendo claros, nenhum de nós é entidade certificadora, por isso discordo de colocar-se o estado de conservação!



Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: Boas imagens e estados de conservação

#72 Mensagem por ivito » domingo mar 02, 2014 3:43 pm

Boa tarde sr Carlos
A sua primeira participação foi sem qualquer duvida clara e objectiva .
Já as duas seguintes não tem , na minha opinião, razão de ser neste tópico mas também saliento que não foi o único nem o primeiro a debater outros assuntos neste tópico .
Ivo Manuel Maia

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: Boas imagens e estados de conservação

#73 Mensagem por ivito » domingo mar 02, 2014 3:56 pm

mb_collection Escreveu:Boa tarde,

Sabem qual a diferença entre uma visão empírica e uma visão racional??? Essa definição de SOBERBA que tenho no meu leilão resulta da minha visão empírica que tenho aqui no fórum quando vejo certas definições de soberba, que sejamos bem claros, sem medo de represálias, não o são!!! Se realmente queremos construir algo e ter uma base de conhecimento muito didacta para quem quer entrar este mundo da numismática e visita este fórum, soberbas não é qualquer coisa só porque o vendedor quer.

Eu nunca certifiquei tantas moedas como ultimamente, felizmente todas tem ficado entre MS-61 e MS-66 e, isso sim, é uma classificação de soberba.

Como diz o Ivo, sendo claros, nenhum de nós é entidade certificadora, por isso discordo de colocar-se o estado de conservação!

Boas Miguel discordas dos estados de conservação atribuídos ás numismas nas vendas colocados por outros vendedores e tens todo o direito.
Ao se colocar um estado de conservação , e vou falar por mim , é a opinião pessoal de cada um por isso quem compra também tem a sua .
Na pós venda o comprador vai se certificar se a opinião do vendedor corresponde á dele ou não .
Se o comprador não ficar satisfeito com a atribuição dada pelo vendedor já fica a saber numa compra futura que tem de ter isso em atenção com determinado vendedor .
Falando ainda de estados de conservação , e mais uma vez falo por mim , tenho vários clientes que após me terem efectuado compras mandaram certificar as moedas e com muito orgulho viram atribuídos grades elevados , ficando mais confiantes para compras futuras .
Mas tudo isto para dizer que colocar a opinião do vendedor é ou não uma alternativa ?
Abraco
Ivo Manuel Maia

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Boas imagens e estados de conservação

#74 Mensagem por carlos47 » domingo mar 02, 2014 4:07 pm

bem há uma maneira salomónica de contentar toda a gente,os que como eu discordam de se colocar o grau de conservação e os outros
acompanhem sempre a vossa definição pelo «segundo a minha opinião»

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: Boas imagens e estados de conservação

#75 Mensagem por ivito » domingo mar 02, 2014 4:12 pm

carlos47 Escreveu:bem há uma maneira salomónica de contentar toda a gente,os que como eu discordam de se colocar o grau de conservação e os outros
acompanhem sempre a vossa definição pelo «segundo a minha opinião»

Carlos ora ai esta uma boa ideia isto sim é debater o titulo do topico
X2
Ivo Manuel Maia

bakano
Reinado D.Pedro II
Mensagens: 619
Registado: sábado out 30, 2010 2:08 pm

Re: Boas imagens e estados de conservação

#76 Mensagem por bakano » domingo mar 02, 2014 5:58 pm

Se colocam SOBERBA seria pela opinião de quem?? Obviamente é a deles... agora quem não tem conhecimentos de numismática pode assumir isso como estando 100% correcto o que na verdade não acontece.

Eu no meu primeiro tópico de vendas coloquei o EC de algumas moedas que tinha inclusivé uma alpaca que classifiquei de MBC e tive uma licitação de 25€. Logo alguém se dignou a criar um tópico a dizer que aquilo nunca era MBC e que eu não devia utilizar o fórum para enganar, etc.
Em resumo tudo me caiu em cima e o sr que pretendia a moeda acabou por desistir do negócio. Eu tinha 0% de feedback na altura.

O que acontece é que semanalmente vejo vários tópicos com vendas de "soberbas" que não o são e ninguém diz nada porque são utilizadores com mtos anos do fórum e com muitas vendas feitas. Vejo inclusivé muitas licitações "amigas" e também ninguém falou nesta situação...

Relativamente ao tópico já falei mais de fotografia e consegui através dele encontrar alguns outros tópicos interessantes para melhorar as minhas fotos. Desde já agradeço por isso.

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: Boas imagens e estados de conservação

#77 Mensagem por ivito » domingo mar 02, 2014 6:21 pm

bakano Escreveu:
Vejo inclusivé muitas licitações "amigas" e também ninguém falou nesta situação...


Este topico está em grande :signhere: :signhere: :signhere: :signhere:
Mas já que assim o querem expõe-se todos os assuntos aqui mesmo
Pode tambem falar de MP´s que se trocam "há e tal não licite para eu comprar mais barato pois tenho interesse nessa moeda Bla bla bla"
Ivo Manuel Maia

tcosta11
Reinado D.Afonso IV
Mensagens: 1469
Registado: quarta fev 13, 2013 3:49 pm

Re: Boas imagens e estados de conservação

#78 Mensagem por tcosta11 » domingo mar 02, 2014 7:28 pm

Eu concordo com a essência da proposta. A minha questão é que esta só faz questão se os vendedores tiverem o mínimo conhecimento para avaliar as suas moedas. Caso contrário qual a diferença entre um vendedor atribuir Soberba a uma moeda e um comprador que não seja muito conhecedor de EC's comprar por não saber avaliar o estado da moeda através da foto da moeda? Eu acho que por muito que se queira não podemos obrigar quem não sabe avaliar e quer vender a atribuir um EC correto. Assim como não podemos obrigar alguém que queira comprar uma moeda a saber em que EC se encontra a moeda.
Eu vejo a questão da seguinte maneira:
Um vendedor inexperiente em avaliação, mas que queira vender as suas moedas é automaticamente "proibido" de vender no fórum. E digo isto porque se ele atribui um EC que ache, dentro dos seus conhecimentos, o mais correto, os mais experientes irão atirar-se a ele porque está a enganar os compradores.
Por outro lado os compradores que se fiem nos EC's descriminados, podem ser enganados por não saberem distinguir o EC correto de um errado. Deste ponto de vista os vendedores experientes dirão: Então terão de se fiar nos vendedores sérios e corretos na atribuição de EC.

Assim, a minha opinião é de que:
1 - Se coloquem fotos onde se consiga fazer uma avaliação correta do estado de conservação das moedas à venda.
2 - Os vendedores atribuírem um EC onde expressem claramente que este é uma opinião, uma vez que EC "corretos" só certificadas.
3 - E o mais importante para mim. Posto isto (essencialmente com o ponto 1 verificado) o comprador fazer uma avaliação pessoal de cada moeda. Afinal é ele que vai comprar a moeda. E tal como se aplica na justiça, o desconhecimento ou incapacidade de avaliação, não são desculpa para descartar culpas. Caso seja necessário, solicitem mais fotos ao vendedor.

Avatar do Utilizador
carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4412
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Localização: olhão
Contacto:

Re: Boas imagens e estados de conservação

#79 Mensagem por carlos47 » domingo mar 02, 2014 8:32 pm

bakano não diga ninguém pois já varias vezes comentei situações dessas
depois sim, tem razão, os pequenos vendedores estão sujeitos ao que se passou consigo enquanto os outros nunca,nessa ocasião disse o mesmo que agora, aqui fica o que disse nesse momento
cito-me
(eu não comentei no tópico de vendas por ser proibido pelas regras,
mas também devia ser tomada alguma decisão no sentido de impedir que se venda gato por lebre,
dirão em sua defesa os vendedores que as fotos são esclarecedoras... neste caso até são quase esclarecedoras
mas vejamos este forum mesmo tendo actualmente 50% da sua função vender moedas devia tentar garantir aos menos experientes fazer más aquisições
exemplifico um coleccionador principiante que se guie por catálogos e que acredite que isto é um forum de numismatas onde se devia poder adquirir moedas quase de olhos fechados é iludido pela classificação dada publicamente se não contrariada por ninguém,na verdade estamos a ser cúmplices e corresponsáveis pela venda
eu sei que sou dos mais exigentes nas atribuições de ec, e nessa qualidade atribuir um mbc é pouco rigoroso,para mim não está mbc
o vendedor devia mostrar as fotos de melhor qualidade possível e abster-se de atribuir um ec,caso o faça devíamos ter o direito e dever de contrariar se fosse notória a disparidade)) fim de citação


isso acontece exactamente da mesma forma nas avaliações das moedas, tenho frequentemente a sensação que o estado de conservação depende muito do proprietário da moeda (talvez seja só uma sensação)
gostaria de acrescentar mais uma coisa,há duas maneiras de olhar para este tema, e talvez venha daí as diferenças de opinião
uma a defendida por mim entre outros e já pormenorizada acima
e outra que seria aceitável e até correcta se isto fosse somente um site de vendas como os outros
Última edição por carlos47 em domingo mar 02, 2014 8:58 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
ivito
Reinado D.João IV
Mensagens: 709
Registado: domingo nov 14, 2010 2:47 pm
Localização: Aguas Santas Maia

Re: Boas imagens e estados de conservação

#80 Mensagem por ivito » domingo mar 02, 2014 8:46 pm

carlos47 Escreveu:bem há uma maneira salomónica de contentar toda a gente,os que como eu discordam de se colocar o grau de conservação e os outros
acompanhem sempre a vossa definição pelo «segundo a minha opinião»

Boas sr Carlos pode verificar no meu novo topico de vendas já tem a observação que sugeriu «segundo a minha opinião»

São ideias deste genero que melhoram o funcionamento do forum

Obrigado sr Carlos pela paticipação venham dai mais ideias

Abraço
Ivo Manuel Maia

Responder

Voltar para “Sugestões e Questões Relativas ao Fórum”