Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça jul 16, 2019 7:55 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Somos 126
MensagemEnviado: quinta jun 02, 2011 3:36 pm 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: quarta mar 30, 2011 11:08 am
Olá a todos.

Faço minhas as palavras do amigo Francisco1.
Adoro este fórum e não passo um dia sem o visitar. :)

Bela

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 3:47 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Laulo Escreveu:
Pergunto a cada um dos utilizadores: o que fazes e o que contribuis para que o fórum tenha um fim pedagógico e didáctico para engrandecimento da Numismática ?
Laulo

Luis Nobrega Escreveu:
Eu contribuo pouco em termos didáticos...
Apenas nos ceitis penso dar uma ajudinha de vez em quando... isto porque é uma moeda que me tenho dedicado mais e estou mais ou menos a vontade para falar delas!
De resto estou por cá como toda a gente... Aprendendo sempre muito... e participando quando acho que devo e é conveniente...
Posso dizer que o fórum é a minha "casa na net"... não há dia que não passe por aqui... e espero ficar por muito mais tempo... :gut:

Laulo Escreveu:
Tudo bem , não estou a vê-lo a colocar intervenções disparatadas , nem tenho visto disparates do lado do P Barbot .
É natural que existam intervenções disparatadas mas também não se vê muito os forense a expôrem os seus conhecimentos ao serviço dos outros excepto meia dúzia , ou seja , sempre os mesmos, como dizia ou dava a entender há dias o caro Alberto Santos.
O que se usa bastante , além das perguntas normais de identificação (ajuda), há uma linguagem que hoje se usa muito pelos politiqueiros , que é, " o direito ao contraditório", estão sempre à espera dos tais disparates como diz o Pedro e aí já entram e tem voz.
Para mim e pelo que vejo só aparecem nessas situações, e ao que me refiro é a transmissão do seu saber em prol dos que pouco sabem
e dos que tem gosto em aprender porque estão a entrar jovens entusiasmados pelas moedas, burro velho não aprende linguagem diz o velho ditado, mas até morrer sempre aprender, também diz outro e no meu tempo as moedas eram tabús para os que tudo sabiam e não explicavam, razão porque hoje sei pouco.
Também sei que o forum não é nenhuma Universidade ou Escola mas pode ser um meio muito útil aos que cá estão e aos que hão-de vir.
Venha daí o contraditório .

Faço minhas as palavras do Alexandre Herculano (grande historiador português)
"Eu não me envergonho de corrigir meus erros nem de mudar minhas opiniões. Porque não me envergonho de raciocinar e aprender" - Alexandre Herculano

Tiago6 Escreveu:
Eu estou cá para aprender com os "mestres"!!! Gosto de aprender sobre todos os temas, mas a numismática é o principal. Sou novinho, ainda tenho mt que aprender!! :biggthumpup:
Já aprendi mt, conheci pessoal 5 estrelas, posso ir sempre aumentando a mnh coleção, com compras a bons preços, etc... Que posso querer melhor?
De vez em quando lá dou a mnh opinião, mas prefiro sempre ouvir a opinião de tds sobre determinado assunto.

MBarreleiro Escreveu:
Estou neste fórum para contribuir com as poucos conhecimentos que possuo sobre numismática, que é quase nula em relação a muitos dos foristas, pelo que reconheço que recebo mais informação do que a que tenho para dar, mas um fórum é isto mesmo, ou seja, é a partilha de conhecimentos entre todos os membros, que partilham o mesmo gosto, neste caso as moedinhas! :lupe:

Tiago6 Escreveu:
Somos 127 mas 42 registados ñ têm qualquer post! :rolleyes:
Vamos lá pessoal, deixam de ser envergonhados, uma apresentaçãozinha, e dps é sempre a postar! :biggthumpup:

AClemente Escreveu:
mas se somos 120 e não sei quantos, em média se cada um oferecer 1/120 avos de informação cada um recebe-a na totalidade. É essa a grande vantagem da coisa, mesmo que cada um por si seja uma nulidade (já que toda a gente diz que não precebe nada de nada ... :blah: ) todos esses pequenos nadas somados da forma mais ou menos coerente acabam por fazer alguma coisa :ja:

Não é necessário intervir na forma dar informação para se ser positivo, muitas vezes, uma pergunta pertinente gera uma discussão de onde surgem pedaços de informação daqui e dali que fazem o verdadeiro espirito do fórum.
Quero com isto dizer que comentários do género 'Eu não sei nada, sou pequenino e estou aqui só para ouvir' são verdadeiramente conversa da treta :boxing:. Quem não sabe nada mas sabe fazer perguntas inteligentes é infinitamente mais importante que um sabichão :schlaumeier: de boca fechada :stumm: .
Por vezes tb sinto que desde a mudança de casa houve alguma 'quebra' qualitativa deste forúm, não que as intervenções de interesse não surjam mas, talvez por ficarem um pouco 'afogadas' num excesso participativo inicial com pouco conteúdo. (eu até nem vou dizer que parecia que alguns foristas andavam a fazer corridas para vêr quem punha mais posts só para ficarem à frente na 'tabela classificativa' :bgdev: :robinhood: , e mt menos vou dizer que pareciam uns parvinhos :reindeer:, porque dizer uma coisa dessas não éra nada politicamente correcto :evil1: ) Mas acho que isso será uma fase de reajuste, o ponto de equilibrio acabará eventualmente por ser atingido.

P.S: é impressão minha ou o Alex já dá menos erros de Português que eu ? :ja:

MCarvalho Escreveu:
Acho que as mudanças de casa não afectaram muito a qualidade do fórum. Continua a haver participações importantes e todos os dias (ou quase) há algo de novo a acrescentar.
Concordo com o AClemente quando diz que uma boa pergunta é o mais importante.
Eu pelo menos "liberto-me" mais quando alguém pergunta alguma coisa (sobretudo quando é para identificar moedas, que é o que eu mais gosto de fazer) porque gosto de responder. E se calhar é este o meu contributo, tentar dar respostas e procurar essas mesmas respostas, mesmo que por vezes sinta que não fui entendido.

PBarbot Escreveu:
O mal dos génios é que normalmente nunca são enhtendidohs. (para os outros esta ultima palavra é entendidos):) :respekt:

Existem muitas formas de participar, perguntando, respondendo, não concordando, discutindo, etc.
Cada um tem mais jeito para uma coisa e a principal vantagem deste forum é ter pessoas "especializadas" em cada uma dessas diferentes areas.
A Numismática é uma ciência e não precisa de ser chata. (como nenhuma ciência)
A Numismática é uma arte e não só para os eruditos.(como nenhuma arte o deveria ser) (nesta já sei que vou levar na cabeça, mas não me importo):)
A Numismática é muita teoria, mas devemos sempre estar abertos aquilo que de novo possa aparecer.
A Numismática é um passatempo (não sei escrever hobby) e como tal pode ser levada a brincar.
A Numismática pode ser tudo aquilo que quisermos, por isso pode haver diferentes maneiras de encarar as participações no forum.

O que interessa é o fim comum que nos une, o gosto pelas moedinhas.

Por isso e para terminar (pois as lágrimas já me correm pela cara) só me resta dizer.

VIVA A NUMISMÁTICA (nesta parte desatei a chorar compulsivamente).

numisgaia Escreveu:
Este forúm em meu entender, será um lugar onde todos nós podemos expor as nossas dúvidas, as nossas sugestões, as nossas críticas, os nossos conhecimentos para bem da numismática, notafilia, filatelia etc. etc. etc. e de todo o tipo de coleccionismo.

Costumo fazer comparações com o que me rodeia (pequenas coisas do quotidiano), portanto vou aqui descrever um exemplo de como deve ser o fórum:

Creio que todos repararam em qualquer carreiro de formigas?
Pois Amigos se verificarem bem, umas deslocam-se em determinada direcção em busca de alimentos, as outras deslocam-se em sentido contrário levando o alimento para o formigueiro.
Mas não só!
Porque é que utilizam todas o mesmo carreiro?
Se repararem bem, elas chocam entre si, (assim como nós por vezes chocamos) mas isso é fundamental para sua ORIENTAÇÃO (aqui também é fundamental para que encontremos o “CONSENSO”).
A união faz a força.
Desde já o meu agradecimento a todos que participam neste fórum.
Alberto Santos :thumb:

Jose Manuel Aguiar Nunes Escreveu:
:biggthumpup:
boa noite
Eu sou novo nisto, embora faça coleção já há bastante tempo, mesmo que queira ajudar, pouco posso fazer, visto não ter os conhecimentos, que alguns colegas deste forum teem ,mas tenho, isso sim apreendido bastante , e espero continuar a aprender mais.
Num fórum desta natureza, ou de outra qualquer, é normal, os mais antigos e com mais conhecimentos, ensinarem os mais novos, para que tenhamos um grupo mais sábio, mais informado, e em condições de, no futuro , engrandecer a numismática em geral. :read2:
Aguiar

PBarbot Escreveu:
A única vantagem de ser dos mais antigos, é ter lata suficiente para dizer o que lhes vai na cabeça.

Por isso, o ser novo no fórum não é desculpa para não se participar.
Não existem muitas leis, existem é muitas teorias, todas elas possíveis de serem rebatidas, com mais ou menos argumentos.

tm1950 Escreveu:
Ao fazer uma pesquisa no fórum, fui parar a este tópico, de 2004, criado pouco tempo depois de o fórum ter mudado para a plataforma actual.
Na altura estavam registados 126 membros.
São curiosas as intervenções que foram feitas. :D

Quando este Tópico foi apresentado, em 2004, eram apenas 126 os membros inscritos. São interessantes e curiosas as intervenções que foram feitas, como referiu o ilustre amigo Celso.
Hoje, passados 14 anos, "somos" 11695. No entanto, este crescimento exponencial, não se reflete, no meu ponto de vista, na diversificação dos temas e, principalmente, na quantidade das intervenções dos foristas ... :think:
Quem "se der ao trabalho" de pesquisar os Tópicos mais antigos, encontrará muitos assuntos interessantes e opiniões (por vezes polémicas), que valem bem a pena e ... não se vai arrepender, de certeza! ;)

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 6:08 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Hoje somos 11696, mas infelizmente metade não é activa!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 6:39 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

RubenGMelo Escreveu:
Hoje somos 11696, mas infelizmente metade não é activa!

É verdade, caro Rúben. Estive a verificar e encontrei 5225 "users" do Fórum, com 0 (zero) mensagens.
Nem sequer a apresentação fizeram ... :2evil:
.
:xmas:

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 7:25 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Pois caro Silvio infelizmente é a nossa realidade!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 7:48 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Muito interessante rever estes tópicos :)
Quanto ao "número" de membros, temos que ter em conta que muitas das inscrições (não sei valores, mas acompanho isso na moderação há vários anos) são registos automáticos, spam. Mesmo que acabemos por apagar de imediato (tem que ser tudo manual neste sistema), o registo conta como real. Por isso, desses 11696, uma esmagadora maioria nunca foi real. Mesmo alguns spams não filtrados chegaram a escrever mensagens (normalmente publicidade agressiva quase sempre em inglês).
Em todo o caso é verdade que há muitos (várias dezenas) que são reais e nunca participaram, ou participam pouco. Mas, quanto a isso, podem existir muitos motivos, desde falta de à vontade em escrever, até registos de pura curiosidade.

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 8:33 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

MCarvalho Escreveu:
Muito interessante rever estes tópicos :)
Quanto ao "número" de membros, temos que ter em conta que muitas das inscrições (não sei valores, mas acompanho isso na moderação há vários anos) são registos automáticos, spam. Mesmo que acabemos por apagar de imediato (tem que ser tudo manual neste sistema), o registo conta como real. Por isso, desses 11696, uma esmagadora maioria nunca foi real. Mesmo alguns spams não filtrados chegaram a escrever mensagens (normalmente publicidade agressiva quase sempre em inglês).
Em todo o caso é verdade que há muitos (várias dezenas) que são reais e nunca participaram, ou participam pouco. Mas, quanto a isso, podem existir muitos motivos, desde falta de à vontade em escrever, até registos de pura curiosidade.

Caro amigo Mário
Concordo com tudo o que afirmou mas, acho que deveria haver "um filtro" (chamemos-lhe assim ...) que tornasse inactiva a inscrição dos membros que, por exemplo, não tivessem tido qualquer participação nos 30 dias subsequentes
à data da inscrição.
Não acho éticamente correcto, "esses membros" (que nada dão ao Fórum), estarem a usufruir do trabalho de pesquisa e do conhecimento (que é partilhado por alguns membros mais activos), sem nada darem em troca.
Assim como não acho bem que, de alguns membros, nem sequer se saiba o nome próprio pois só utilizam o "nickname".
A apresentação deveria ser obrigatória e fazer referência a, pelo menos, o nome próprio e a idade.
E, para já, fico por aqui ... :angry:

MensagemEnviado: quinta dez 27, 2018 10:25 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Concordo... Como eu k ando a aprender... Posso não saber muito mas aos poucos aumento o meu saber e vejo muitas moedas e gosto muito...

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 38 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal