Filme "Independência ou Morte"

Aqui pode falar sobre tudo e mais alguma coisa. Esta é a área de recreio :)

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
Roger_Br
Reinado D.Maria II
Registado: sábado mar 27, 2010 1:13 am

Filme "Independência ou Morte"

#1 Mensagem por Roger_Br » domingo set 08, 2019 3:20 am

O filme "Independência ou Morte" retrata o período da Independência do Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=sGr6lhUizjc
Última edição por Roger_Br em domingo set 08, 2019 8:38 pm, editado 1 vez no total.

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Filme "Independência ou Morte"

#2 Mensagem por silvio2 » domingo set 08, 2019 9:38 am

Transcrevo, aqui, um "resumo" do filme, que retirei da Net:

"Em 1807, D. João VI de Portugal parte para o Brasil acompanhado pela corte, deixando o país à mercê das invasões napoleónicas. O príncipe D. Pedro de Alcântara tinha nove anos quando chegou ao Brasil e cresceu de forma despreocupada, sem grande interesse pelos estudos, mas com assinalável gosto pela vida boémia. Em 1818 casa com D. Leopoldina, Arquiduquesa da Áustria, e dois anos depois, D. João VI, devido à Revolução Liberal, decide regressar a Portugal e nomeia D. Pedro Regente do Brasil. Perante ordens vindas de Portugal lesivas da autonomia do Reino do Brasil, em parte justificadas pelo desrespeito à soberania devida a D. João VI, em Setembro de 1822 D. Pedro, junto ao rio Ipiranga, lança o célebre grito, "Independência ou Morte" e em Dezembro desse ano é proclamado Imperador do Brasil. Governando sempre em oposição e conflito com os espíritos liberais, a intransigência de D. Pedro leva-o a enfrentar graves revoltas e tumultos até que a 7 de Abril de 1831 é obrigado a abdicar a favor do seu filho, o futuro D. Pedro II.

"Independência ou Morte" é uma romanesca visão da ascensão e queda do infante D. Pedro de Portugal, que levou o Brasil à independência. Carlos Coimbra constrói um sinuoso drama palaciano, reconstituindo através de uma série de quadros cronológicos os momentos mais marcantes da trajectória de D. Pedro, um homem cheio de contradições que a História arrastou para o centro dos acontecimentos do processo de independência e consolidação do Brasil, enquanto nação independente e soberana. O retrato amargo de um homem dominado pelas mais sinuosas conspirações e maquinações e vítima do seu arrogante e intransigente carácter, que o levou a abdicar de dois tronos."
(Fonte:http://www.rtp.pt/programa/tv/p2652#)

Muito interessante, sem dúvida, este filme onde podemos assistir à "exposição" (embora romanceada) da vida atribulada do Infante D. Pedro, desde a sua chegada ao Brasil em 1807 até à sua abdicação (já como D. Pedro I, do Brasil) em 1831, a favor do seu filho, o futuro D Pedro II tendo, pelo meio, em 1822, proferido o histórico "Independência ou Morte" (também conhecido como “Grito do Ipiranga”) que marcou o início da Independência do Brasil e que dá titulo ao filme.
:pt: :beer: :brasil:
Obrigado pela partilha, amigo Rogério. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Roger_Br
Reinado D.Maria II

#3 Mensagem por Roger_Br » domingo set 08, 2019 8:43 pm

Não há do que agradecer, amigo Silvio. Fico satisfeito por ter apreciado, de fato é muito interessante. Apesar de ser um filme antigo (1972), foi bem elaborado.
Por fim, se me permite, só uma correção: O meu nome é Roger e não Rogério. :thumbupleft:

silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#4 Mensagem por silvio2 » domingo set 08, 2019 9:55 pm

Roger_Br Escreveu:
domingo set 08, 2019 8:43 pm
(...//...)
Por fim, se me permite, só uma correção: O meu nome é Roger e não Rogério. :thumbupleft:
Peço desculpa, amigo Roger, por lhe ter chamado Rogério. :(
Pensava que Roger era o seu "nickname" aqui no Fórum. :rotate:
Abraço. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Roger_Br
Reinado D.Maria II

#5 Mensagem por Roger_Br » segunda set 09, 2019 5:07 pm

silvio2 Escreveu:
domingo set 08, 2019 9:55 pm
Roger_Br Escreveu:
domingo set 08, 2019 8:43 pm
(...//...)
Peço desculpa, amigo Roger, por lhe ter chamado Rogério. :(
Pensava que Roger era o seu "nickname" aqui no Fórum. :rotate:
Abraço. :thumbupleft:
:thumbupleft: :beer:

Responder

Voltar para “Off-Topic”