Perseguição a detectorismo

Aqui pode falar sobre tudo e mais alguma coisa. Esta é a área de recreio :)

Moderador: Moderador de Honra

Mensagem
Autor
AdrianoHS
Reinado D.Pedro IV
Registado: segunda nov 26, 2018 4:47 am

Re: Perseguição a detectorismo

#11 Mensagem por AdrianoHS » sábado nov 30, 2019 10:46 pm

Olá, Pedro.

Essa questão indígena é melindrosa aqui. Possuem reservas de 14% do território brasileiro, para ter idéia seria algo como 12 portugais em extensão. Embora isso, são cidadãos de segunda classe, considerados não responsáveis e tutelados pelo estado, algo parecido como menoridade legal, embora esse status tenha sido revisto recentemente.
Existe uma corrente que deseja integrar essas comunidades como cidadãos normais, plenos de direito e dever, o que os levariam a serem assimilados pela cultura ocidental. Outra proposta é de mantê-los afastados, nessa condição de isolados sociais, que é o que historicamente foi feito. A designação de reservas dessa extensão sem uso algum, seja por índios ou brancos, cumpre uma proposta de preservar áreas de grande capacidade mineral e/ou extrativista fora da exploração. Ficam esses coitados praticamente sem assistência, senhores de extensões de terras riquissimas.
O dilema é mantém-se essas comunidades vivendo no neolítico preservando seus hábitos, costumes e regras (não ache que são fadinhas da floresta, possuem alguns costumes ultrajantes) ou os integramos ao meio da sociedade. Grande parte já são cidadãos normais, miscigenados ou seus nucleos foram extintos. No meu estado não existe mais nenhuma reserva ou comunidade significantes, desapareceram no processo de ocupação. Note então que não foi suave essa construção do estado português, império e república aqui, foram caçados até desaparecerem.
O estado tanto português quanto brasileiro, posteriormente, os aniquilaram. Pilhar é um termo até meigo, foi genocida. Somos responsáveis e testemunhas dessa trajetória. Entretanto, com ressaltei várias vezes, nosso bem estar de hoje foi construído sobre coisas belas e terríveis. Portugal e o Brasil fizeram isso em seus momentos históricos, matamos sem piedade alguma vários povos que interferiam em nossos
Interesses e ganância. Isso é fato, não mito, matou-se e muito para "fornecer" a metrópole ou ao império.
Pessoalmente gostaria que fossem integrados, que usem e explorem suas terras como desejem, mas não acho que nada mude. É interessante para um mundo paralelo que eles permaneçam nessa situação de não serem nada mas grandes proprietários.
Contrabando de minérios e madeira para o exterior sem problemas ou suporte e produção para o narcotráfico, já que não são punidos por isso.
Isso na Amazônia tem uma complexidade maior, é logisticamente impossível gerir aquilo, gigantesco.
O estado português e brasileiro fizeram um holocausto, "só isso". Como resolver? Depende dos interesses aqui e no exterior de manterem essas pessoas como incapazes, pois lucram com isso.

.
Última edição por AdrianoHS em domingo dez 01, 2019 12:42 pm, editado 3 vezes no total.

Pedro Leg
Reinado D.Luís
Registado: domingo set 29, 2019 3:07 pm

#12 Mensagem por Pedro Leg » sábado nov 30, 2019 11:47 pm

Caro Adriano,
Concordo consigo em tudo o que disse neste ultimo comentário.
Muito obrigado pela troca de ideias
Cumprimentos João Pedro

onlion
Reinado D.Carlos
Registado: segunda mar 06, 2017 3:30 pm

#13 Mensagem por onlion » segunda dez 02, 2019 3:31 pm

Peço desculpa mas comparar o detectorismo ao que foi feito durante as ocupações desses territórios é erradissimo e mais não vou dizer quanto a isto para não ferir suscetibilidades..

Quanto ao detectorismo só digo que se copie o que é bem feito lá fora, como em Inglaterra.

Há um artigo que li que relata a perplexidade perante a falta de achados relevantes de tesouros em Portugal nos últimos 50 anos e com razão. Onde andam esses achados preciosos?

Os numismatas deveriam ser dos primeiros a defender os detectoristas já que são estes que contribuem para o enriquecimento das colecções.

AdrianoHS
Reinado D.Pedro IV

#14 Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 02, 2019 3:44 pm

onlion Escreveu:
segunda dez 02, 2019 3:31 pm
Peço desculpa mas comparar o detectorismo ao que foi feito durante as ocupações desses territórios é erradissimo e mais não vou dizer quanto a isto para não ferir suscetibilidades..

Quanto ao detectorismo só digo que se copie o que é bem feito lá fora, como em Inglaterra.

Há um artigo que li que relata a perplexidade perante a falta de achados relevantes de tesouros em Portugal nos últimos 50 anos e com razão. Onde andam esses achados preciosos?

Os numismatas deveriam ser dos primeiros a defender os detectoristas já que são estes que contribuem para o enriquecimento das colecções.
Olá, onlion.

Não há que pedir desculpas.
O assunto derivou para esse aspecto por detectoristas (infelizmente) serem jogados à vala comum de reles saqueadores por serem submetidos à ilegalidade formal. Ao menos aqui é assim.
Em determinado instante surge como (até brincadeira) a devolução de artefatos pilhados de outras nações, de quem seria a posse, etc.
Não existe essa comparação a que se refere, leia com atenção que é uma derivação. É apenas um assunto que se desenvolveu em outra escala, nada demais. Tanto que está na sessão off-topic.

Grande abraço

Pedro Leg
Reinado D.Luís

#15 Mensagem por Pedro Leg » segunda dez 02, 2019 5:22 pm

Boa tarde,
Se alguém se sentiu incomodado com o facto de eu ter desviado o tema do tópico peço desculpas.
Na verdade, e como diz o caro colega Adriano, os detectoristas são frequentemente assimilados a saqueadores de património. A conversa depois derivou mas eu fiz questão de referir no inicio da minha intervenção que me estava a desviar do assunto principal.
Se o moderador o solicitar apago imediatamente os meus comentários .
Cumprimentos João Pedro

AdrianoHS
Reinado D.Pedro IV

#16 Mensagem por AdrianoHS » segunda dez 02, 2019 5:45 pm

Pedro Leg Escreveu:
segunda dez 02, 2019 5:22 pm
Boa tarde,
Se alguém se sentiu incomodado com o facto de eu ter desviado o tema do tópico peço desculpas.
Na verdade, e como diz o caro colega Adriano, os detectoristas são frequentemente assimilados a saqueadores de património. A conversa depois derivou mas eu fiz questão de referir no inicio da minha intervenção que me estava a desviar do assunto principal.
Bem notado, Pedro.
Não entendo esse assunto ser considerado tabú, apenas números e estatística, mas se ofende por mim que apaguem qualquer coisa que magoe alguém.
Lendo seus escritos não pude deixar de notar ter integrado os legionários franceses.
Deixo um tópico que a referencio (que deve estar cansado de conhecer) uma de suas missões e que me inspirou tentar pegar uma do exato período da Retirada de Maximiliano (aliás primo de nosso Pedro II).
:thumbs: :beer:
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 2&t=124466
Grande abraço

Pedro Leg
Reinado D.Luís

#17 Mensagem por Pedro Leg » segunda dez 02, 2019 6:19 pm

AdrianoHS Escreveu:
segunda dez 02, 2019 5:45 pm
Pedro Leg Escreveu:
segunda dez 02, 2019 5:22 pm
Boa tarde,
Bem notado, Pedro.
Não entendo esse assunto ser considerado tabú, apenas números e estatística, mas se ofende por mim que apaguem qualquer coisa que magoe alguém.
Lendo seus escritos não pude deixar de notar ter integrado os legionários franceses.
Deixo um tópico que a referencio (que deve estar cansado de conhecer) uma de suas missões e que me inspirou tentar pegar uma do exato período da Retirada de Maximiliano (aliás primo de nosso Pedro II).
:thumbs: :beer:
http://www.forum-numismatica.com/viewto ... 2&t=124466
Grande abraço
A bem da Lusofonia...e dos detectoristas honestos :beer:
Cumprimentos João Pedro

Responder

Voltar para “Off-Topic”