O primeiro e o último rei de Portugal

Aqui pode falar sobre tudo e mais alguma coisa. Esta é a área de recreio :)

Moderador: Moderador de Honra

Responder
Mensagem
Autor
CARLOS73
Escudinho da II República
Mensagens: 18
Registado: domingo nov 01, 2020 6:51 pm

O primeiro e o último rei de Portugal

#1 Mensagem por CARLOS73 » sábado nov 14, 2020 12:14 pm

O PRIMEIRO E O ÚLTIMO REI DE PORTUGAL

O primeiro e o último rei de Portugal tiveram o mesmo nome: Afonso Henriques. Uma curiosidade histórica que talvez poucos conheçam, mas que revela uma "coincidência" em relação à monarquia portuguesa, fundada há mais de 8 séculos, e que começou a ruir, tragicamente, em 1908, com o assassinato de D. Carlos I e do príncipe herdeiro D. Luís Filipe.

Na lista de sucessão, seguem-se D. Manuel II (filho de D. Carlos) e o seu tio Afonso Henriques (irmão de D. Carlos). Com a implantação da República, em Outubro de 1910, D. Manuel II foi aconselhado, pelo seu tio, a seguir para o exílio (em Inglaterra), em vez de combater o novo regime através da oposição e resistência a partir do Porto.
Imagem
O título de "herdeiro da coroa" também cabia a D. Afonso Henrique, de seu nome completo: Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Bragança. Era o único irmão de D. Carlos I, filho de D. Luís e D. Maria Pia de Sabóia.

Foi Duque do Porto, Condestável de Portugal e o último vice-rei da Índia Portuguesa. General do exército, inspector da arma de artilharia e comandante honorário dos bombeiros voluntários da Ajuda.

Entretanto, com a instauração  do regime republicano, exilou-se em Itália, com sua mãe. Casou-se em Madrid, em 1917, com uma mulher de condição social inferior, perdendo por isso certas prerrogativas e não deixou descendência.

Faleceu em Nápoles, em 1920, aos 55 anos de idade. Encontra-se sepultado no Panteão dos Bragança em São Vicente de Fora, Lisboa, para onde foi transladado em 1921.
Imagem
A par desta possibilidade de ser rei, sucedendo numa eventualidade ao seu sobrinho D. Manuel II (que morreria em 1932), D. Afonso Henrique não tinha grandes ambições políticas, antes, era um amante de carruagens e automóveis, que conduzia em alta velocidade pela cidade, tendo sido, aliás, responsável pela organização das primeiras corridas de carros em Portugal.

De tal modo a sua condução automóvel era considerada "louca" que ficou conhecido pelo apelido de "Arreda", porque corria pelas ruas da cidade no seu automóvel aos gritos "Arreda, Arreda" (afastem-se, afastem-se) para que as pessoas saíssem da frente...

Enfim, não deixa de ser curioso: a monarquia portuguesa, como num círculo, iniciou-se e acabou com o mesmo nome - Afonso Henrique(s). Coincidências interessantes, apesar de pouco estudadas.

NB: Confirma-se que no registo do nome completo consta: Afonso Henrique Maria Luís Pedro de Alcântara Carlos Humberto Amadeu Fernando António Miguel Rafael Gabriel Gonzaga Xavier Francisco de Assis João Augusto Júlio Valfando Inácio de Bragança. Já no nome do primeiro Rei de Portugal está Afonso Henriques (com "s"). O seu a seu dono!



Responder

Voltar para “Off-Topic”