carlos47 Escreveu:
Fico pasmado é como este forum "sobreviveu" tantos anos sem contribuições
Quando digo sobreviveu é uma maneira de falar claro
Só vou dar uma pequena achega em relação a este ponto (em relação à questão das taxas; quotas; etc. não tenho muito a dizer; o princípio das vendas é comercial e deve ser tratado como tal, a participação geral, o diálogo, a partilha, o convívio não são afectados por isso).
Carlos, para responder directamente: eu estive, desde 2002, envolvido na criação deste fórum, e até à sua venda, em 2015. Durante esses anos todos, os custos de manutenção do fórum foram crescendo (quanto mais espaço nos servidores, mais caro, e a internet há 15 anos era bem cara) e houve, sobretudo nos primeiros anos, necessidade de donativos. E houve os donativos. Alguns membros contribuiram com dinheiro, ou directamente (como eu e outros fizeram fiz), ou com vendas solidárias.
A dada altura, o antigo dono começou a usar publicidade (não sei quais eram os valores) e ao que parece, isso ajudou-o a pagar a manutenção. Mas para a publicidade ser paga, foi preciso que o fórum tivesse "audiência" suficiente para tal, e isso só foi possível porque os
membros criaram um espaço que tinha visibilidade.
Isto levantou duas questões:
1 - Quem criava o valor e quem é que ficou com ele? A comunidade criou valor e houve uma pessoa, que nunca participou aqui, sublinhe-se, que ficou com e esse valor (acho que até hoje há gente que nunca compreendeu isso).
2 - Segunda questão, em relação aos donativos: quem é que fazia doações? os membros mais envolvidos com o fórum, na verdade, acho que pouco mais de uma dúzia (12 mesmo, não é figurativo), e dentro desses, pouquíssimos tinham interesse nas vendas. A maior parte dos membros não ajudaram. Não me choca. Primeiro porque não era preciso mais, depois porque muitos estavam de passagem, eram menores, etc. Chocava-me um bocado era ver pessoas que enchiam os tópicos de permutas/vendas/leilões todas as semanas, com listas enormes de moedas (sempre as mesmas) e não tinham nenhum outro tipo de participação e não ajudaram sequer com 1 simples euro (lembremo-nos que quanto maior o espaço necessário, mais custos tem a plataforma).
Actualmente, pelo que percebo (e procuro perceber, quando não percebo prefiro não dizer nada) o fórum não tem publicidade. O actual administrador retirou-a (não sei se repararam). Ao mesmo tempo, o fórum foi reanimado, há uma nova administração que apostou no fórum, isso significa que o fórum e o seu valor foram adquiridos: houve um investimento que, para além de ter resgatado o fórum das mãos de sabe-se lá de quem (nunca cá veio), voltou a entregá-lo à comunidade. Esse investimento, tal como a manutenção, não terão sido gratuitos nem simbólicos.
Respondendo - Carlos: o fórum sobreviveu com donativos; sobreviveu com publicidade e agora sobrevive porque alguém investiu capital nele.
(Um aparte: toquei neste assunto porque as perguntas ficaram no ar e porque fui acompanhando as coisas ao longo dos anos, mas quero deixar claro um ponto importante - apesar de ter contribuido no passado com donativos (eu e outros mais, até
bem mais), nunca estive ligado à administração deste fórum, nunca tive nenhum tipo de interesse financeiro aqui, nunca ganhei 1 cêntimo que seja, tal como toda a gente, dos moderadores aos visitantes. Actualmente, tendo iniciado o processo de criação de um outro fórum, uma alternativa, na época a este, o FNN, também nunca ganhei um cêntimo que seja, pelo contrário também, todas as despesas (não se comparam, pela dimensão dos arquivos - o espaço - a estas, é claro) são assumidas por mim e restantes administradores. Que fique claro que se estou a falar é porque não tenho, nem nunca tive, nenhum interesse financeiro nestas coisas, nem sequer indirectamente, a partir das vendas)