1. Concordo com uma grande parte das opiniões aqui manifestadas. Para mim, a liberdade de expressão deve ser a pedra de toque do funcionamento do FN. Todas as participações são bem-vindas, pois um fórum sem participações é um espaço morto.
Cada intervenção deve ser construtiva, bem-intencionada, pró-activa, civilizada, e que traga valor para a discussão, tendo presente que não pode haver lugar a excessos de linguagem que possam ser considerados injuriosos e caluniosos para o fórum, ou para algum dos seus membros.
O contributo de cada um, por pequeno que seja, será importante para toda a nossa comunidade.
2. A questão das permutas vejo-a com toda a naturalidade. Sempre fui favorável à existência de compras/vendas/trocas no FN, pois sem peças não há colecções e eu sinto-me um coleccionador.
O FN actual terá tido custos de aquisição e tem despesas de manutenção. É natural que o José Almeida pretenda recuperar o investimento de aquisição e queira acautelar as despesas correntes. Considero de extrema importância para o futuro do FN o compromisso publicamente assumido pelo administrador.
ForumNumismatica Escreveu:
...
Declaro ser a minha intenção manter-me à frente do Fórum de Numismática durante o tempo que me for possível. Se algum dia decidir sair da administração, a mesma será entregue aos moderadores que estejam em função na altura.
...José Almeida
A ausência de qualquer publicidade é uma mais-valia para o fórum, pelo que a solução encontrada nas permutas poderá satisfazer os requisitos que garantam as receitas necessárias.
A contribuição para o fórum que está prevista nas regras das permutas não passa disso mesmo uma contribuição para o sustento do fórum. Não a vejo como um pagamento de um serviço. As contribuições já existiram, em tempos, eram totalmente voluntárias, eu próprio contribui e não considerei que fosse um pagamento de um serviço.
O sistema encontrado é fácil de implementar e de controlar.
É claro que poderá haver outras saídas e, estou certo, que a administração/moderação estarão atentos e disponíveis para as avaliar.