Alterações na zona de permutas

Permutas de moedas e notas

Moderadores: ForumNumismatica, Moderador de Honra

smertola
Reinado D.Pedro I
Registado: domingo jan 25, 2009 5:53 pm
Contacto:

Re: Alterações na zona de permutas

Mensagempor smertola » sexta fev 03, 2017 12:04 am

Um fórum com qualidade também passa por ter uma seção de vendas com o mesmo nível. Esta modalidade das permutas vai permitir separar numismas de maior interesse e apreciação dos tópicos desinteressantes que muitas das vezes encontramos e desmotivam qualquer forista.
Ainda assim continuo a ver uma seção onde ocasionalmente todos poderão construir um tópico sem custo.
Caberá mais propriamente a quem lícita julgar que tipo de tópicos pretende. Procurar moedas de qualidade e que sejam uma mais-valia numa coleção é interessante mas é sempre melhor saber onde poderão procurar.
Não tenho dúvidas que os padrões irão se elevar desta maneira.
Cumprimentos,

Sérgio Mértola

http://megaleiloes.pt/LEILOES-DE-smertola

carlos47
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: terça jul 26, 2011 2:04 pm
Contacto:

Mensagempor carlos47 » sexta fev 03, 2017 9:54 am

Se entendi bem o que disse,um forum com qualidade necessita de vendedores permanentes?
Só os vendedores permanentes possuem moedas de qualidade e com interesse?
Só os vendedores permanentes colocam tópicos interessantes?

carlos47
Contacto:

Mensagempor carlos47 » sexta fev 03, 2017 10:00 am

Não sei se me escapou mas parece-me que ainda não se falou das permutas, ( trocas)também estão sujeitas à mesma regra das ocasionais e permanentes?
Só se tem falado do novo sistema de vendas (permutas?)

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » sexta fev 03, 2017 10:10 am

A designação de "permutas" é comum no colecionismo, mas na realidade são permutas de "dinheiro" por "moedas". A génese prende-se com um ideal de colecionismo mais puro em que os associados trocavam moedas ou lotes de moedas, isso evolui para vendas por catálogo abertas a associados, mas o nome numca mudou. A designação de permutas também serve um propósito de afastar a ideia de fins comerciais, eventualmente com uma tentativa de neutralidade fiscal, que diga-se legalmente não tem fundamento.

Penso que as vendas e os foruns são inseparáveis, não me atrevo a sinalizar qualquer qualidade, isso é uma opinião pessoal, mas penso que quem usa o espaço para proveito próprio pode contribuir para a manutenção do mesmo. Dito isto, hoje a moda é vender moedas no facebook, maior visibilidade, inexistência de regras, inexistência de comissões, etc. Ainda vamos ver o FB a cobrar comissões um dia destes.

carlos47
Contacto:

Mensagempor carlos47 » sexta fev 03, 2017 10:47 am

mas penso que quem usa o espaço para proveito próprio pode contribuir para a manutenção do mesmo.
Com essa parte concordo

carlos47
Contacto:

Mensagempor carlos47 » sexta fev 03, 2017 10:53 am

Fico pasmado é como este forum "sobreviveu" tantos anos sem contribuições
Quando digo sobreviveu é uma maneira de falar claro

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » sexta fev 03, 2017 2:24 pm

carlos47 Escreveu:Fico pasmado é como este forum "sobreviveu" tantos anos sem contribuições
Quando digo sobreviveu é uma maneira de falar claro

Só vou dar uma pequena achega em relação a este ponto (em relação à questão das taxas; quotas; etc. não tenho muito a dizer; o princípio das vendas é comercial e deve ser tratado como tal, a participação geral, o diálogo, a partilha, o convívio não são afectados por isso).

Carlos, para responder directamente: eu estive, desde 2002, envolvido na criação deste fórum, e até à sua venda, em 2015. Durante esses anos todos, os custos de manutenção do fórum foram crescendo (quanto mais espaço nos servidores, mais caro, e a internet há 15 anos era bem cara) e houve, sobretudo nos primeiros anos, necessidade de donativos. E houve os donativos. Alguns membros contribuiram com dinheiro, ou directamente (como eu e outros fizeram fiz), ou com vendas solidárias.

A dada altura, o antigo dono começou a usar publicidade (não sei quais eram os valores) e ao que parece, isso ajudou-o a pagar a manutenção. Mas para a publicidade ser paga, foi preciso que o fórum tivesse "audiência" suficiente para tal, e isso só foi possível porque os membros criaram um espaço que tinha visibilidade.

Isto levantou duas questões:

1 - Quem criava o valor e quem é que ficou com ele? A comunidade criou valor e houve uma pessoa, que nunca participou aqui, sublinhe-se, que ficou com e esse valor (acho que até hoje há gente que nunca compreendeu isso).

2 - Segunda questão, em relação aos donativos: quem é que fazia doações? os membros mais envolvidos com o fórum, na verdade, acho que pouco mais de uma dúzia (12 mesmo, não é figurativo), e dentro desses, pouquíssimos tinham interesse nas vendas. A maior parte dos membros não ajudaram. Não me choca. Primeiro porque não era preciso mais, depois porque muitos estavam de passagem, eram menores, etc. Chocava-me um bocado era ver pessoas que enchiam os tópicos de permutas/vendas/leilões todas as semanas, com listas enormes de moedas (sempre as mesmas) e não tinham nenhum outro tipo de participação e não ajudaram sequer com 1 simples euro (lembremo-nos que quanto maior o espaço necessário, mais custos tem a plataforma).

Actualmente, pelo que percebo (e procuro perceber, quando não percebo prefiro não dizer nada) o fórum não tem publicidade. O actual administrador retirou-a (não sei se repararam). Ao mesmo tempo, o fórum foi reanimado, há uma nova administração que apostou no fórum, isso significa que o fórum e o seu valor foram adquiridos: houve um investimento que, para além de ter resgatado o fórum das mãos de sabe-se lá de quem (nunca cá veio), voltou a entregá-lo à comunidade. Esse investimento, tal como a manutenção, não terão sido gratuitos nem simbólicos.

Respondendo - Carlos: o fórum sobreviveu com donativos; sobreviveu com publicidade e agora sobrevive porque alguém investiu capital nele.

(Um aparte: toquei neste assunto porque as perguntas ficaram no ar e porque fui acompanhando as coisas ao longo dos anos, mas quero deixar claro um ponto importante - apesar de ter contribuido no passado com donativos (eu e outros mais, até bem mais), nunca estive ligado à administração deste fórum, nunca tive nenhum tipo de interesse financeiro aqui, nunca ganhei 1 cêntimo que seja, tal como toda a gente, dos moderadores aos visitantes. Actualmente, tendo iniciado o processo de criação de um outro fórum, uma alternativa, na época a este, o FNN, também nunca ganhei um cêntimo que seja, pelo contrário também, todas as despesas (não se comparam, pela dimensão dos arquivos - o espaço - a estas, é claro) são assumidas por mim e restantes administradores. Que fique claro que se estou a falar é porque não tenho, nem nunca tive, nenhum interesse financeiro nestas coisas, nem sequer indirectamente, a partir das vendas)
MCarvalho

eafonso
Reinado D.Miguel
Registado: sexta set 04, 2009 4:26 pm

Mensagempor eafonso » sexta fev 03, 2017 3:15 pm

Excelente. Bem haja pela clareza de argumentos e informação, caro MCarvalho.

Continuo sem concordar com o sistema que foi implementado, pela simples razão que acho que não vai funcionar e implicará, a curto prazo, uma redução significativa do interesse na área das vendas/permutas, até porque existem outras ofertas com mais visibilidade e dinâmica, como é o caso de algums páginas no Facebook, mas percebo os fundamentais.

E continuo a achar que tratando-se de uma preStação de serviços por parte de uma entidade (Forum) a particulares (utilizadores que pagam uma mensalidade) a questão legal não será displicente

carlos47
Contacto:

Mensagempor carlos47 » sexta fev 03, 2017 5:25 pm

Não contribui com muito, mas quando houve solicitação participei,como voltaria a participar e nem sou vendedor
Eu tenho a profunda convicção que é um erro ,espero que não
Quando se muda algo deve ser para melhor,não tive a percepção que tenha sido o caso
Como achei que tivesse sido um erro restringir o acesso à visibilidade dos tópicos de vendas aos não registados ,ou não "logados"
Não sei o que é melhor ,calar,não criticar, ou ver algo que se quer defender estar a afundar e não opinar

eafonso
Reinado D.Miguel
Registado: sexta set 04, 2009 4:26 pm

Mensagempor eafonso » sexta fev 03, 2017 5:50 pm

Carlos, se me permites, opinar, opinar com bom senso, mas opinar sempre, até porque como eu já disse a alternativa é deixar de aparecer e por isso mesmo, prefiro dizer o que penso e esperar que com isto possa contribuir para melhorar um espaço que é importante para mim na perspetiva de uma atividade de lazer que me dá muito prazer (e despesa, mas quem corre por gosto...).

Já agora, penso que se fosse claro para todos o montante de despesas de que se está a falar para manter o forum a funcionar (não estou a falar de remuneração de investimentos feitos no site, pois isso já é outra conversa) não seria dificil obter esse valor entre os frequentadores do site numa campanha anual, por exemplo, numa feira especifica com moedas doadas pelos membros em que o valor reverteria para o site.

Voltar para “Permutas Permanentes”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: pines e 2 visitantes