Divirtam-se!

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Re: Divirtam-se!

Mensagempor luisc » quarta nov 08, 2017 6:51 pm

Estava curioso pra ler uma opinião do báculo de Afonso I

Em mão nunca vi nenhum...... :think:

luisc
Reinado D.Manuel II
Registado: segunda jan 09, 2017 4:51 pm

Mensagempor luisc » quarta nov 08, 2017 6:57 pm

O ceitil que o carrancho apresenta, está muito bonito e num estado de conservação bastante bom.....esse diria que a patine é original, pois tenho alguns que saíram tal e qual da terra.

O que me causa alguma estranheza é a fineza do traço das torres e o ponteado, mas considerando o EC...será mesmo assim

MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » quinta nov 09, 2017 11:13 am

luisc Escreveu:Estava curioso pra ler uma opinião do báculo de Afonso I

Em mão nunca vi nenhum...... :think:

Também estou curioso.
O que vejo das fotos é (opinião pessoal, apenas, sem qualquer pretensão):

- estilo bom e consentâneo com o que se conhece, mas...

... com aspecto algo empastado - o que dá a sensação de traços mais grossos - poderá ser:
1 - desgaste simples
2 - indício de algo pior - moeda obtida por cunho fundido ou mesmo moeda fundida

Vendo a foto - a minha inclinação é que há mais probabilidade de ser verdadeira do que falsa.
MCarvalho

crislaine
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Contacto:

Mensagempor crislaine » domingo dez 03, 2017 10:52 pm

Ora cá vamos!

No tópico do encontro do forum que decorreu em Gondomar. Prometi ao nosso amigo José Almeida que iria escolher um dia da semana (ou outros desde que tire um pouquinho de tempo) para postar/enriquecer e dar a entender alguns acontecimentos numismáticos. Pois bem... cá estou eu de volta.

Todos já devem saber que faço parte como leiloeiro na Holanda, a famosa (ou pelo menos na numismática, ainda não tanto) Catawiki. Estou à frente da numismática Portuguesa e Espanhola juntamente com um colega amigo meu Pietro Anoe.

Não me alongando muito...apresento-vos duas moedas, que pertencem ao famoso lote do Sr. Patine do Deserto :2evil: :2evil:

Ora aqui vão:

https://leilao.catawiki.pt/kavels/15291 ... orto-prata

Este famoso Real Branco do Porto (ou sabe-se lá de onde veio), com as suas famosas letras alfarrobicas :batman: , o empastamento, os besantes nos escudetes sem nenhuma ordem aparente, um pouco "colocados" sem senso. Algumas das letras que nem se repetem pelo seu estilo (caso fosse "bom") formado por punções. Neste caso, o que me intriga é que aprecio minimamente a Coroa e o Monograma ALFO. A Letra "P" - Gótica, parece estar dentro do género.

Pergunta que acho pertinente, o que deu a "alguém" para partir quase um quarto da moeda? Será para nos ajudar a entender - será que tem alguma ponta de genuinidade?

Não nos podemos esquecer do tipo de cunhagem que a casa do Porto fazia na época de Afonso V. Creio que os punções não eram os mesmos, embora se afirme que os famosos aprendizes vieram da casa de Lisboa, para cunhar sobretudo moeda de cobre e de prata no Porto. Será que por esta razão a moeda é assim tão tosca.

Deixo uma imagem que acho interessante de um, meramente genuíno para comparação:
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

crislaine
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta ago 27, 2010 12:33 pm
Contacto:

Mensagempor crislaine » domingo dez 03, 2017 11:01 pm

Quanto à seguinte---Meio Tostão de Lisboa, D. João III:

https://leilao.catawiki.pt/kavels/15291 ... eais-prata

A esta, acho interessante o pequeno pormenor a que chamo (tocada de enxada) entre o primeiro e o quarto quadrante dos escudetes.
O tipo de patine, embora seja o que tem aparecido com as genuínas, é homogéneo.

Leva a entender, que pelo aspecto poderá ser boa.
Não tenho nos meus arquivos outra foto para poder partilhar e ver as semelhanças.

Contudo aqui vai a imagem da moeda.
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
" A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum. "
- Arthur Schopenhauer

" Só os cegos enxergam o som do valor das moedas. "
- M.M.Soriano

Cumprimentos

Crix & Helder

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » segunda dez 04, 2017 2:50 pm

Olá Hélder! Gostava de ouvir a tua opinião bem fundamentada sobre essas duas moedas, como leiloeiro que és. São boas ou são más?

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante