Divirtam-se!

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Divirtam-se!

Mensagempor fernanrei » quarta nov 08, 2017 1:35 pm

Um vendedor que mete no mercado moedas falsas a um ritmo que seja perceptível, tem com certeza uma arca cheia desse material. Pessoalmente não compraria o que fosse a essa pessoa mesmo que tivesse a vender material bom, tipo represália. :angry: uma só moeda adulterada gera um prejuízo assustador, quanto mais numa quantidade superior. A falsidade não só engana como destrói paixões, entra no âmago de grupos e gera barreiras intransponíveis que mais não faz do que separar algo que o tempo demorou a juntar. Na minha colecção prefiro buracos a ter esse tipo de coisas, mas também as tenho, num balde de escória onde algumas vezes vou para compreender métodos e sinais que as denunciam... Mais vale uma dúzia de moedas legítimas que um milhar de coisas falsas :hammer:
:D FMMRei :D

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Mensagempor fernanrei » quarta nov 08, 2017 1:53 pm

O valor da originalidade não é quantificável !!!!!!!!!!!!!!!!
viewtopic.php?f=126&t=119671
:D FMMRei :D

LMACHADO
Reinado D.João VI
Registado: sexta dez 30, 2011 4:55 pm

Mensagempor LMACHADO » quarta nov 08, 2017 2:05 pm

Viva Iuri,

Ou essa gosma distorce as formas e eu estou a ver mais do que devo (neste caso menos) :P hehehhe... ou continuo com a mesma opinião.
O meu arquivo também é vasto... Não encontro nada igual: mesmo tendo em conta todas as nuances que apresentas-te.

Além do que disse (a flor de lis então... cada pétala tem 1/3 da espessura do normal... olha como é híper fina, não tem nada, mas nada de igual às 20 que apresentas-te... olha a forma da pétala central? É um perfeito losango. Repara nas pétadas centrais dos outros exemplares que mostras-te: todos com as pétalas redondas) ... repara por exemplo no S por baixo da coroa - tu apresentas-te 20 exemplares... eu tenho aqui outros tantos ou mais e o resultado na moeda que está à venda é: é um S único, não vejo nada parecido!

O mesmo acontece com o real preto (outro exemplo) de D. Duarte.
Repara entre outras coisas, por exemplo na forma dos castelos: nunca vi tal coisa (mas posso estar a ser induzido em erro pela "gosma")
Eu tenho aqui umas 70 imagens (o "euoutrovez" deve ter mais que anda a estudar esta numária, também pode ajudar) :P ... quer nos reais como nos 1/2 reais os castelos são todos a mesma coisa (+/-). O que este vendedor apresenta é "novo"!

Posso evidentemente estar enganado mas, como diria alguém do outro lado do Atlântico: "Essas eu não pegava!"

Abraço

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta nov 08, 2017 2:22 pm

LMACHADO Escreveu:Viva Iuri,

Ou essa gosma distorce as formas e eu estou a ver mais do que devo (neste caso menos) :P hehehhe... ou continuo com a mesma opinião.
O meu arquivo também é vasto... Não encontro nada igual: mesmo tendo em conta todas as nuances que apresentas-te.
Além do que disse (a flor de lis então... cada pétala tem 1/3 da espessura do normal... olha como é híper fina, não tem nada, mas nada de igual às 20 que apresentas-te... ) repara por exemplo no S por baixo da coroa - tu apresentas-te 20 exemplares... eu tenho aqui outros tantos ou mais e o resultado na moeda que está à venda é: é um S único, não vejo nada parecido!

O mesmo acontece com o real preto (outro exemplo) de D. Duarte.
Repara entre outras coisas, por exemplo na forma dos castelos: nunca vi tal coisa (mas posso estar a ser induzido em erro pela "gosma")
Eu tenho aqui umas 70 imagens (o "euoutrovez" deve ter mais que anda a estudar esta numária, também pode ajudar) :P ... quer nos reais como nos 1/2 reais os castelos são todos a mesma coisa (+/-). O que este vendedor apresenta é "novo"!

Posso evidentemente estar enganado mas, como diria alguém do outro lado do Atlântico: "Essas eu não pegava!"

Abraço

Olha o "S" da moeda 16 leandro. Saiu da terra há 2 semanas. Há uns dias saiu outra, da qual não pus foto, que ainda não tirei. Nunca tinha visto arruelas pontuadas em meios reais cruzados. As moedas estão encapadas. Serão falsificadas por causa dessas arruelas.

Já agora, para imprimir um espírito de partilha (real) no fórum, podes colocar as fotos das moedas que tens e que eu não tenho? As minhas já as conheces todas, que a pasta da dropbox está partilhada contigo.

Abraço!

LMACHADO
Reinado D.João VI

Mensagempor LMACHADO » quarta nov 08, 2017 2:24 pm

Não tem nada a ver Iuri (na minha opinião)... O S do exemplar 16 é um S de homem! Essa moeda é de homem... ter arruelas ou não, isso não é a mesma coisa: é um elemento extra não é um elemento adulterado/diferente. A do vendedor deixa-me dúvidas.
Ora manda-me em grande que pôe-se já lado a lado...

Olha espreita a flor de lis...
Imagem

euoutravez
Reinado D.João V
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Mensagempor euoutravez » quarta nov 08, 2017 2:52 pm

Engracado que foram os castelos que me fizeram concluir que era boa!!! :)

Este tipo de castelo, que para mim não passa de um erro do abridor aparece muito raramente, mas aparece. Aliás há outros tipos de castelo, sendo um deles bastante diferente e obra de um diferente abridor que com o tempo passou de aprendiz a mestre, pois quanto mais as referências evoluem, mais reversos aparecem com a sua marca, mas para isso lêem depois o livro que eu não gosto de desvendar os segredos antes do tempo!!

Imagem

LMACHADO
Reinado D.João VI

Mensagempor LMACHADO » quarta nov 08, 2017 3:05 pm

Boa! Obrigado por essa imagem, não conhecia esse castelo! :thumbupleft: :thumbupleft: :thumbupleft: ... Já tinha visto castelos diferentes mas esse nunca tinha visto! As letras também têm a mesma "pinta"! Exemplo: "X"...

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » quarta nov 08, 2017 3:20 pm

Tem algumas moedas bem interessantes. Pessoalmente não gosto do aspecto final, ou seja, como este vendedor mete a "terra" nas moedas, mas de facto é cada vez mais uma moda espanhola pois os vendedores sabem que assim sai por preço mais alto. Os relevos estão lá na mesma, apenas criam contraste, ficam mais fáceis de ler realmente, mas pessoalmente, aos meus olhos não lhes acho grande piada.

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta nov 08, 2017 3:51 pm

LMACHADO Escreveu:Não tem nada a ver Iuri (na minha opinião)... O S do exemplar 16 é um S de homem! Essa moeda é de homem... ter arruelas ou não, isso não é a mesma coisa: é um elemento extra não é um elemento adulterado/diferente.
Ora manda-me em grande que pôe-se já lado a lado...

Olha a flor de lis...
Imagem

Leandro, concerteza que me vais provar que as formas são diferentes. Eu percebo a tua questão, mas entendo que não a podes avaliar com esta "patine do deserto" fabricada. É que ela trunca-te a percepção das formas por completo. Há certos pormenores "de homem" na moeda do cicin que me levam quase a pôr as mãos no fogo por ela. Eu estava quase capaz de fazer um acordo contigo. Punha lá uma licitação maluca, comprava-a pelo preço que fosse, tirava-lhe o cimento (com ciril e estilete) e a seguir dava-ta, tu devolvias-me o preço que eu tivesse pago por ela e adicionava-la à tua coleccção, que ficava enriquecida! :angel:

No demais, continuo, já pela terceira vez, e dado que me parece que sou o único a ter interesse no estudo sistemático desta numária, a pedir-te a partilha desse numofilácio que eu não tenho, caso exista na proporção em que o descreves. O fórum é bom sítio para colocar fotos. É que assim passam todos a ter acesso a tudo e a possibilidade de se acreditar em mitos fica reduzida.

Um abraço! Aparece sábado! :)

LMACHADO
Reinado D.João VI

Mensagempor LMACHADO » quarta nov 08, 2017 3:57 pm

Viva Iuri,

Sim vou colocar as fotos (algumas já tens claro)... deixa-me chegar a casa... e os meus pinches darem-me 5 min. :P

Concordo contigo... esta porcaria que puseram nas moedas -além de feio e dar um ar artificial - ainda confundem e distorcem as formas.
É provável que, decapando essa "nhanha" a pétala da flor de lis fique redonda, assim como outras formas... quem sabe! Falta o "quase" para se pôr a mão no fogo!

Abraço

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes