Cortes fraccionários

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Cortes fraccionários

#1 Mensagem por numisiuris » sábado nov 18, 2017 3:37 am

Vejam este lote que se encontra a leilão na heritage:
Imagem

E a descrição que o acompanha: "small hoard of cut silver (28 pieces) made out of Spanish (Ferdinand & Isabella, e.o.) and Portuguese coins, found with a hoard of fractional dirhams of the Nasrids of Granada, period 1464-1491. Interesting aspect of monetairy use of Iberian coins together with Islamic fractional dirhams"

Pode ser visto aqui: https://www.sixbid.com/browse.html?auct ... ot=3549942

Naturalmente que isto será circulação tardia, já do final do séc. XVI. Das portuguesas parece-me que há, cortadas em metades ou quartos, reais (de dez soldos ou brancos de D. João I) e vinténs, que me parecem ser de D. João III.

Chamo a atenção para as irregularidades no corte. Parece-me ser o mais importante a reter.



Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Cortes fraccionários

#2 Mensagem por fernanrei » sábado nov 18, 2017 8:40 am

O iuri faz muito bem em ligar alguns alarmes neste caso, de facto alguns dos cortes não seguem qualquer tipo de padrão, o que a meu ver será de certo irregular, uma vez que nessa época o corte de moedas estava sempre associado a fracções que representavam ora 1/2 ou 1/4 do disco, que fazia todo o sentido porque sub dividia o valor da moeda de forma proporcional ao corte..
"Quod erat demonstrandum"

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”