D. João III - Cinquinho - Catawiki

Mensagem
Autor
Luís Neves
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 246
Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm
Localização: Oeiras

Re: D. João III - Cinquinho - Catawiki

#61 Mensagem por Luís Neves » terça mar 20, 2018 9:50 pm

Bem eu até estou parvo com a situação lol é que o detetorista veio de meter-se comigo no Facebook logo após o meu primeiro post aqui no fórum lol lol lol e eu respondi-lhe que era para me meter com o Iúri ahahah

E agora vem aqui fazer um filme destes como se eu tivesse metido em causa o achado ahahahah há cada um.


(reparem é que até ele se riu, basta ver o Loool no início da conversa)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Quem caminha e se distrai com quem fala para os lados não chega ao destino.
A coisa mais fácil de se vender, é a verdade.

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: D. João III - Cinquinho - Catawiki

#62 Mensagem por RubenGMelo » terça mar 20, 2018 10:02 pm

Sacou isso tudo num dia só???

Até estou abismado!! Parabéns ao detectorista!! :thumbupleft: :thumbupleft: :thumbupleft:
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Luís Neves
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 246
Registado: sábado set 21, 2013 11:37 pm
Localização: Oeiras

Re: D. João III - Cinquinho - Catawiki

#63 Mensagem por Luís Neves » terça mar 20, 2018 10:15 pm

tm1950 Escreveu:
Luís Neves Escreveu:Caro Celso, pergunto caso o Iúri não estivesse presente, o Pedro (euoutravez) mudaria a sua opinião em relação à veracidade da moeda?.
Caro Luís
Não sei se o Pedro mudaria de opinião, como pode imaginar. Talvez nem ele saiba quando mudaria de opinião.
No meu caso pessoal, sou um tanto teimoso, mas tenho uma grande abertura de espírito para me deixar convencer por argumentos que consigam contrariar os meus.
Neste caso particular não tenho argumentos para me pronunciar sobre a genuinidade da moeda, nem das moedas batidas em geral. Daí que tenho vindo a alterar a minha colecção: vendendo as batidas e comprando repetidas de cunhagem mecânica.
Luís Neves Escreveu:Caro Celso, pergunto se acredita que algum utilizador que tivesse lido o post do Pedro, ia querer comprar a moeda? Algum frequentador do fórum ia licitar a moeda se o Iúri não desfizesse a teoria do Pedro? Isso é queimar uma moeda, é levantarem suspeitas PRECIPITADAS sobre uma moeda.
Caro Luís
Possivelmente, só alguém com bons conhecimentos sobre este tipo de moedas, ou alguém que conhecesse o pedigree da peça.
Em qualquer dos casos, o universo dos potenciais licitadores do Fórum naquele leilão é muito reduzido, creio eu. Assim sendo, o resultado final do leilão não se teria alterado muito.
Luís Neves Escreveu:Já se passou com uma moeda minha, uma avaliação mal feita pelo Iúri e foi-me devolvida uma moeda de mais de umas milenas euros. O cliente devolveu-a, queimou-me a moeda, eu devolvi o dinheiro ao cliente. Depois em conversa com o cliente, fiquei a perceber que tinha sido outro vendedor (nem vou dizer o nome para não cair mesmo o Carmo e a Trindade no Fórum, porque se começo a abrir mails e posts de Facebook, vou ser pior que o Francisco Marques do FêCêPê) a levantar as suspeitas da minha e de outras moedas, e que levou pelo menos a minha para o Iúri ver.

Fiquei fulo mas fulo, passado mesmo, porque fui eu a tirar a moeda da terra e isso não interessava para nada, a opinião precipitada de alguém e o interesse de outro vendedor, é que contavam. Eu vi que o Iúri tinha feito porcaria da grossa, dei a moeda ao Iúri para ele a analisar com calma, e finalmente passado umas boas semanas ele admitiu que errou, eu trouxe a moeda a público e todos a elogiaram.

Agora pergunto, se eu não tivesse o descernimento de dar a minha moeda ao Iúri para mudar a sua opinião, quando eu a mete-se à venda na Internet o que é que o Iúri ia fazer? Ia abrir um tópico a dizer que eu estava a vender uma falsa quando já me tinha dito que era falsa?

Caro Celso, percebe agora o que é queimar uma moeda?
A leitura que faço do episódio da venda gorada é ligeiramente diferente do apresentado. Penso que a moeda ficou “queimada” para esse comprador e apenas para ele. Por arrastamento, o vendedor poderá também ficar “queimado” para o mesmo comprador.
No entanto, existe todo um universo de potenciais interessados na moeda para os quais a dita não está nada “queimada”. Haverá certamente mercado para ela. A Numisma pode ser uma boa saída, não se paga nada, não se arrisca nada, fica-se apenas com o bem empatado durante algum tempo. Até pode atingir um valor superior. Desde que a leiloeira aceite o preço base.
Por isso é que tenho dificuldade em entender bem estes conceitos de “queimada”, “cruxificada” e não sei que mais.

Também é verdade que eu dou muita importância ao contacto físico com as moedas. As imagens não passam disso mesmo, apenas imagens, moedas virtuais. Para uma avaliação completa é fundamental ter acesso à peça. Era assim nas velharias e antiguidades quando me dedicava a isso, é assim nas notas e as moedas não ficam de fora.

Já agora, deixo ainda uma pergunta. Como vamos designar uma moeda falsa que foi colocada à venda, por um qualquer vendedor, ou leiloeira? “Abençoada”? “Glorificada”? “Reconvertida”? Como será?
No FNN foi colocada em leilão um exemplar de 5 centavos 1922. Tinha tudo para ser uma falsificação recente, avisei o vendedor e ele retirou o exemplar. Passado algum tempo o mesmo exemplar apareceu à venda no Mega, colocado por outro vendedor. Informei o Mega e o vendedor que o exemplar tinha fortes indícios de ser falsa. Nada aconteceu. O exemplar lá continuou à venda, durante largos meses, com interrupções pelo meio. Eu estive sempre a seguir o exemplar e não dei conta de que alguém o tivesse licitado. Não sei o que lhe aconteceu. Não sei se virou “abençoada”, ou se tem algum um prego espetado.

Obrigado pela intervenção caro Celso.
Quanto ao 1922 espero que lhe tenham espetado um prego.
Quem caminha e se distrai com quem fala para os lados não chega ao destino.
A coisa mais fácil de se vender, é a verdade.

Iberian
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 2
Registado: terça mar 20, 2018 7:45 pm

Re: D. João III - Cinquinho - Catawiki

#64 Mensagem por Iberian » terça mar 20, 2018 11:02 pm

Luís Neves Escreveu:Bem eu até estou parvo com a situação lol é que o detetorista veio de meter-se comigo no Facebook logo após o meu primeiro post aqui no fórum lol lol lol e eu respondi-lhe que era para me meter com o Iúri ahahah

E agora vem aqui fazer um filme destes como se eu tivesse metido em causa o achado ahahahah há cada um.


(reparem é que até ele se riu, basta ver o Loool no início da conversa)

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Mas que bela personagem que me saíste!
Lá porque eu disse "Looool" não signfica que esteja a rir! Não sabes o que é ser sarcástico?

Mas aí as coisas nem estavam assim tão graves... A cena é que depois de falares comigo, ainda continuaste com essa conversa sobre o Cinquinho!

Oh maluco, estás a querer fazer de doido agora? Deves comer merda as colheres só pode! A cena sobre o Cinquinho Manuel é que so hoje é que mencionaste esse facto ( mesmo depois da conversa toda sobre a autenticidade do Cinquinho III), e pelas horas que foi, foi mesmo a seguir ao post de revolta que eu publiquei num grupo! Que certamente alguém (e eu ate sei quem foi) que te avisou sobre isso! ;)
Mas quando foi o Cinquinho Manuel não te questionaste a autenticidade da mesma;)

Agora é assim, queres resolver isto melhor, vêm cá a Margem Sul que a gente fala melhor! :) Mas se for preciso posso ir ter contigo ao rio ;)


E essa fotos estão no meu grupo;)
E quanto ao resto, hoje em dia qualque um consegue mudar /editar posts ou whatever...

Creche;)
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

ForumNumismatica
Administrador
Mensagens: 32
Registado: sexta nov 05, 2004 10:53 pm

Re: D. João III - Cinquinho - Catawiki

#65 Mensagem por ForumNumismatica » terça mar 20, 2018 11:14 pm

Boa noite a todos,

este tópico vai ser bloqueado, os assuntos recentemente desenvolvidos são do foro pessoal e não do interesse do Fórum.

Bloqueado

Voltar para “D. João III”