Ajuda na identificação de 4 Moedas Dinastia

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente
Responder
Mensagem
Autor
Ana Calheiros
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: terça mar 20, 2018 3:39 pm

Ajuda na identificação de 4 Moedas Dinastia

#1 Mensagem por Ana Calheiros » sexta jul 27, 2018 4:10 pm

Boas, gostaria se possível obter ajuda na identificação destas 4 moedas, como dito por mim no meu post anterior eu pouco percebo sobre numismática ainda e mesmo com livro / catálogo nao consigo identificar, mas sei que quem anda por aqui tem muito experiência e sabedoria e se quiserem partilhar agradecia.
Desde já um muitíssimo obrigada. :pt:
Cumprimentos
Ana

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem



Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ajuda na identificação de 4 Moedas Dinastia

#2 Mensagem por numisiuris » sexta jul 27, 2018 5:01 pm

Não tenho aqui o catálogo. Mas penso que a primeira é um meio tostão de d. Sebastião. A segunda, um dinheiro de d. Sancho ii. A terceira um meio vintém de d. Afonso vi e a quarta um meio vintém de d. Pedro Príncipe regente.

Ana Calheiros
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: terça mar 20, 2018 3:39 pm

Re: Ajuda na identificação de 4 Moedas Dinastia

#3 Mensagem por Ana Calheiros » sexta ago 03, 2018 4:59 pm

numisiuris Escreveu:Não tenho aqui o catálogo. Mas penso que a primeira é um meio tostão de d. Sebastião. A segunda, um dinheiro de d. Sancho ii. A terceira um meio vintém de d. Afonso vi e a quarta um meio vintém de d. Pedro Príncipe regente.
Vendo em catálogo, e uma indicação bastante fiável esta..muitissimo obrigado.
Cumprimentos
Ana

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Ajuda na identificação de 4 Moedas Dinastia

#4 Mensagem por numisiuris » quarta jan 09, 2019 11:37 am

Ana Calheiros Escreveu:
numisiuris Escreveu:Não tenho aqui o catálogo. Mas penso que a primeira é um meio tostão de d. Sebastião. A segunda, um dinheiro de d. Sancho ii. A terceira um meio vintém de d. Afonso vi e a quarta um meio vintém de d. Pedro Príncipe regente.
Vendo em catálogo, e uma indicação bastante fiável esta..muitissimo obrigado.
Cumprimentos
Ana
Pouco fiáveis são todas essas moedas que apresenta. Qual a origem delas? Pode-se saber? Na altura vi isto no telemóvel e nem liguei. Mas hoje, ao ver a foto do meio vintém no catawiki, ligou-se-me o alarme. Não gosto nada das três pratas...

Avatar do Utilizador
palves
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2259
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Re: Ajuda na identificação de 4 Moedas Dinastia

#5 Mensagem por palves » quarta jan 09, 2019 11:50 am

O Sancho II penso que é um que anda no ebay há algum tempo. Já olhei para ele por ter apenas um ponto. A classificação de um só ponto existe no AG, mas eu cada vez mais acho que é um problema de cunhagem ou de estado de conservação. Não me lembro de ter visto uma moeda de um só ponto que seja "sem espinhas", mas admito que as haja.

PS: mesmo a do BES que tem um só ponto, no quadrante oposto tem lá umas coisas que não sei se não seriam o que ficou de um entupimento, até porque o próprio ponto está longe de ser um ponto.

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”