Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça mai 21, 2019 8:39 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Ajuda na identificação
MensagemEnviado: quinta nov 22, 2018 6:02 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: terça mar 20, 2018 3:39 pm
Boas, gostaria se possível obter ajuda na identificação destas 10 moedas, como dito por mim no meu post anterior eu pouco percebo sobre numismática ainda e mesmo com Alberto Gomes 2003 nao consigo identificar, mas sei que quem anda por aqui tem muito experiência e sabedoria e se quiserem partilhar agradecia.
Desde já um muitíssimo obrigada. :pt:
Cumprimentos
Ana

Esta 1ª é um aparte da cunhagem manual , apenas porque não consigo descobrir onde a encaixar :angry:
Imagem
IDENTIFICADA : Falsificação de época da meia-moeda de ouro de D. João V
Imagem
Imagem
IDENTIFICADA: Colónia do Brasil / D. Afonso VI
Tostão de Filipe III valorizado com "Carimbo 120", e posteriormente revalorizado com o "Carimbo coroado 200
Imagem
Imagem
IDENTIFICADA: D.Pedro II Lei de 14JUN1698: Nova orla sobre Tostão com Carimbo "2S0 coroado
Imagem
IDENTIFICADA : Real de dez soldos do Porto, de D. João I ( penso ser a 46.4 xPx (entre cruzetas) Alberto Gomes 2003 pagina 115)
Imagem
Imagem
IDENTIFICADA : Ceitil de D. Afonso V
Imagem
IDENTIFICADA : Ceitil de D. Manuel I
Imagem

Última edição por Ana Calheiros em sábado dez 15, 2018 6:52 pm, editado 5 vezes no total.

Assunto da Mensagem: Re: Ajuda na identificação
MensagemEnviado: quinta nov 22, 2018 6:28 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm
Viva, Ana.

Essa pequena colecção é um autêntico tesouro de histórias. Estou com pouco tempo, mas, garantidamente, todas elas serão calmamente e rigorosamente identificadas com o contributo de todos.
Desde as moedas carimbadas da Guerra da Restauração, até ao dinheiro de Malaca (a última), passando pelo excelente real de 10 soldos de Lisboa, de D. João I, todas elas são absolutamente merecedoras de toda a atenção.

Vou começar pelo princípio e comentar a primeira :)

É uma deliciosa falsificação de época da meia-moeda de ouro de D. João V, cunhada na Bahia (daí os BB no rev.), Brasil. A original era de ouro e valia 2.400 réis (à esquerda do escudo, na vertical, está lá um 2, de 2.000). Esta teria levado um banho dourado no seu tempo, talvez tivesse sido usada no comércio internacional, sei que tê-la, em 1715, era um crime punido com morte.

Deixo os restantes comentários para outros membros.

MensagemEnviado: quinta nov 22, 2018 9:21 pm 
Desligado

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
Interessante, fiquei curioso vou pesquisar... Obrigado pela partilha

MensagemEnviado: quinta nov 22, 2018 9:21 pm 
Desligado

Registado: sábado dez 20, 2014 6:31 pm
MCarvalho Escreveu:
Viva, Ana.

Essa pequena colecção é um autêntico tesouro de histórias. Estou com pouco tempo, mas, garantidamente, todas elas serão calmamente e rigorosamente identificadas com o contributo de todos.
Desde as moedas carimbadas da Guerra da Restauração, até ao dinheiro de Malaca (a última), passando pelo excelente real de 10 soldos de Lisboa, de D. João I, todas elas são absolutamente merecedoras de toda a atenção.

Vou começar pelo princípio e comentar a primeira :)

É uma deliciosa falsificação de época da meia-moeda de ouro de D. João V, cunhada na Bahia (daí os BB no rev.), Brasil. A original era de ouro e valia 2.400 réis (à esquerda do escudo, na vertical, está lá um 2, de 2.000). Esta teria levado um banho dourado no seu tempo, talvez tivesse sido usada no comércio internacional, sei que tê-la, em 1715, era um crime punido com morte.

Boas informações obrigado

MensagemEnviado: quinta nov 22, 2018 10:18 pm 
Desligado

MCarvalho Escreveu:
Viva, Ana.
..

..

Muito obrigada pela pronta resposta , fico a aguardar a identificação das restantes.

Uma falsificação ora pois claro.
Realmente muito andei pelo Alberto Gomes á sua procura e o mais perto que cheguei após ter dado uma vista pelas " contos e fantasias" descobri realmente as moedas da de ouro com o B de Bahia, mas nenhuma delas seria própria e por momentos tambem me ocorreu a hipótese de ser uma falsificação, mas não uma falsificação de época .
Fico grata por não estarmos em 1715 portanto ;)

Cumprimentos
Ana.C

MensagemEnviado: sexta nov 23, 2018 12:42 am 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Eu venho aqui dar a minha ajuda na sexta moeda. É um real de dez soldos do Porto, de D. João I:
Imagem
A legenda do anverso é a A e a do reverso também é a A. O sinal oculto não estava até agora por mim catalogado nesta referência. Passa a estar. Parece a cauda de um peixe.

MensagemEnviado: sexta nov 23, 2018 4:08 pm 
Desligado

numisiuris Escreveu:
Eu venho aqui dar a minha ajuda na sexta moeda. É um real de dez soldos do Porto, de D. João I:
Imagem
A legenda do anverso é a A e a do reverso também é a A. O sinal oculto não estava até agora por mim catalogado nesta referência. Passa a estar. Parece a cauda de um peixe.

Penso ser a 46.4 xPx (entre cruzetas) Alberto Gomes 2003 pagina 115

Obrigado pelo contributo .

Cumprimentos
Ana.C

MensagemEnviado: sexta nov 23, 2018 7:02 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho II

Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am
Ana Calheiros Escreveu:
numisiuris Escreveu:
Imagem

Penso ser a 46.4 xPx (entre cruzetas) Alberto Gomes 2003 pagina 115

Obrigado pelo contributo .

Cumprimentos
Ana.C

Sim, no Alberto Gomes é essa. Dentro dessa, eu distingui estas três, em função da ornamentação da coroa, ou falta dela. A primeira, curiosamente, até corresponde a uma emissão distinta, muito rara e com maior quantidade de prata. Existe quer nos reais, quer nos meios reais:
Imagem

MensagemEnviado: sexta nov 23, 2018 8:15 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm
Viva

A 8ª moeda é um Ceitil de D. Afonso V, referência F. Magro 6.4.9
E a 9ª moeda é um Ceitil de D. Manuel I, 2.2.7 F. Magro... A imagem do anverso deve ser rodada 180º para ficar na posição correta.

Ambos têm grau de raridade: comum.

Cumprimentos

MensagemEnviado: sábado nov 24, 2018 1:54 am 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Ana Calheiros Escreveu:
Imagem

Carimbo "100" erradamente aposto sobre um "Meio Tostão" de D. Sebastião durante o reinado de D. Afonso VI
A lei de 22 MAR1663, mandava que a moeda base fosse o LXXX mas, pelo mau estado da moeda ou com intenção de lucro extra, foi usada uma moeda de Meio Tostão.
Há também a hipótese de ser um carimbo falso da época ou falso moderno.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal