Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

Moedas cunhadas desde D.Afonso I até D.Pedro P.Regente

Moderadores: palves, LMACHADO, numisiuris, crislaine, Jacinto Silva, Praça, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

#1 Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 11:52 am

Boa tarde caros foristas

Já sei que existem pessoas tóxicas e que andam sempre a pôr para baixo, mas já estou cansado, preciso da vossa ajuda honesta.

Queria uma ajuda vossa, honesta, frontal e clara para a seguinte questão, pois assumo que sou um aprendiz e que não percebo nada disto, mas quando tento receber alguma orientação com um "vizinho amigo" só ouço que a moeda é falsa, em suma tudo o que aqui apresentei é falso e o que ainda não apresentei que todavia estou a finalizar os pagamentos (compro às prestações quando o vendedor permite, não tenho vergonha de o assumir)

Todas as moedas são falsas porque tem uma ou duas letras duplamente batidas o que aos olhos desse meu vizinho é prova suficiente para ser falsa.

Deixo aqui uma foto da coleção do BES com uma moeda em que só uma pequeníssima parte está duplamente batida.
Qual a vossa opinião sobre este fenómeno? Porque ocorre? (compreendo os argumentos dele, mas há milhares de exemplos comisso, será tudo falso?)

Gostaria de ter mesmo respostas sérias, honestas e frontais, sem receios/medos de me pôr a baixo.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Cordialmente
Juan Santos

Mmatos
Reinado D.António
Registado: segunda nov 08, 2004 4:35 pm

Re: Falsas? Dúvida por dupla-cunhagem parcial

#2 Mensagem por Mmatos » sábado ago 10, 2019 12:28 pm

alpinojuan Escreveu:
sábado ago 10, 2019 11:52 am
...

Todas as moedas são falsas porque tem uma ou duas letras duplamente batidas o que aos olhos desse meu vizinho é prova suficiente para ser falsa.

...
Na cunhagem manual essas duplas batidas são normais e muito frequentes. Devem-se ao próprio método de produção, que por ser feito manualmente originava que algumas vezes o cunho ressaltava quando levava a primeira pancada e ao levar a segunda não estava exactamente na mesma posição da anterior. Não são moedas falsas e pelo contrário, atestam que é uma moeda cunhada e não produzida por fundição, como normalmente são as falsas.

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

#3 Mensagem por jdickson » sábado ago 10, 2019 12:45 pm

Esse seu vizinho até pode ser seu amigo, mas não o está a ajudar com bons conselhos...
Tal como o Matos acima referiu, duplas batidas "parciais" são o pão nosso de cada dia e são mais atestados de veracidade do que o seu contrário.
Este assunto é de tal forma evidente e pacífico entre a comunidade numismata que, se fosse a si, nem gastaria muito tempo com ele.

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#4 Mensagem por numisiuris » sábado ago 10, 2019 12:58 pm

É verdade que houve uma altura em que os falsários simulavam duplas batidas nas moedas. Estou-me a lembrar por exemplo de umas moedas falsificadas de d. António, onde isso acontece. De qualquer modo, essa foto nada tem a ver com essas duplas batidas "simuladas". Aliás, são poucas as moedas de cunhagem manual que não têm dupla batida, ainda que apenas visível em pormenores mínimos. Vá pondo fotos das moedas que compra aqui no fórum, que nós ajudamos. Até agora não houve nada que tivesse postado que me parecesse suspeito.

silvio2
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

#5 Mensagem por silvio2 » sábado ago 10, 2019 1:19 pm

Caro Juan, "pelos vistos" (a atentar nas opiniões expendidas anteriormente) esse "seu vizinho" não deverá ser muito entendido nestas matérias. Faça-lhe um favor, convide-o a juntar-se à nossa comunidade e a poder usufruir de toda a "gama de conhecimento numismático" que por aqui pode encontrar ... :D
Um abraço. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

José Gomes
Reinado D.Afonso II
Registado: quinta jun 16, 2011 5:05 pm

#6 Mensagem por José Gomes » sábado ago 10, 2019 1:49 pm

silvio2 Escreveu:
sábado ago 10, 2019 1:19 pm
Caro Juan, "pelos vistos" (a atentar nas opiniões expendidas anteriormente) esse "seu vizinho" não deverá ser muito entendido nestas matérias. Faça-lhe um favor, convide-o a juntar-se à nossa comunidade e a poder usufruir de toda a "gama de conhecimento numismático" que por aqui pode encontrar ... :D
Um abraço. :thumbupleft:
Disse tudo!

O que eu aconselharia a esse "vizinho" seria: estude mais, muito mais!

euoutravez
Reinado D.Filipe I
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

#7 Mensagem por euoutravez » sábado ago 10, 2019 3:03 pm

Mas estamos a falar das suas moedas ou desta que postou?

De todas as suas nunca vi nada que levantasse dúvidas, mas essa que postou não entrava cá em casa. Não por ser falsa ou por causa da dupla batida, mas porque parece, pelo menos nessa foto, ter sido toda escavada para realçar as letras.

O meu conselho é o mesmo que recebeu antes, vá colocando o que compra e logo vê os feedbacks que recebe.

Cumprimentos

fernanrei
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

#8 Mensagem por fernanrei » sábado ago 10, 2019 3:15 pm

Caro ilustre, em nenhuma das moedas que apresentou verifiquei indícios de serem falsas ou viciadas, alias, em algumas delas até abundam sinais de genuinidade. A questão da dupla batida nas moedas de cunhagem manual, costuma ser um bom sinal e tal como já alguém referiu, existem muitas moedas com esse pormenor. Na moeda deste tópico, parece ser uma dupla batida de uma cunhagem genuína. :thumbupleft:
:D FMMRei :D

alpinojuan
Reinado D.Luís
Registado: sexta jun 07, 2019 10:03 pm

#9 Mensagem por alpinojuan » sábado ago 10, 2019 3:34 pm

Li com muita atenção todos os vossos comentários. A moeda que postei é da coleção do BES e serviu só de exemplo. Todas as minhas moedas batidas estão no fórum, pois acredito que este é o local ideal para que outros as possam ver, é um museu de todos nós.

Este meu vizinho, tem também algum grau de parentesco, pelo que quando retomei este vício, comecei a falar com ele, e a princípio sentia nele uma pessoa muito pronta a ajudar e a explicar as coisas, mas comecei a comprar peças e começaram os "penaltis" para falsa. Já lá vão uns meses nisto. Inscrevi-me no Fórum para ouvir outras opiniões e por aqui tenho ficado muitas horas.

Não é minha intenção vir aqui crucificar ninguém, longe disso, e também não é minha intenção arranjar advogados para provar que compro moedas genuínas, venho só tentar aprender com a humildade suficiente para assumir que me sinto muito pequenino e que não percebo nada disto.

Ontem acabei por mostrar uma moeda acabadinha de comprar que assumiu que era FALSA porque: estava muito boa e não existia essa variante no Magro.

Incomoda-me de facto esta imbirração que tudo é falso até prova em contrário, mas as provas tem que ser sólidas e bem sólidas.

Outra coisa que me incomoda, e não tenho conhecimentos para saber se será verdade, é se posso ficar sem a moedas porque são património do estado?

A vida dá muitas voltas, não tenho as coisas para me exibir, mas tenho por gosto pessoal, trabalho 12 horas por dia e tenho um ordenado modesto, no passado bem recente não podia nem mandar cantar o ceguinho, por isso hoje aproveito até ao último cêntimo para satisfazer os meus gostos. Não quero ser injusto, mas denoto alguma "inveja", pois tudo era normal até comprar o 20 centavos de 22 e as três moeditas de ouro que apresentei no fórum (as duas de 50 reais de D Sebastião e o Cruzado Calvário de D João III).

Ontem apresentei-lhe uma bomba que ando a pagar faz já um tempo e então a conversa foi mais acessa, é o que é. Deixo cá a dita moeda que ando a pagar.

Cordialmente
Juan Santos
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Última edição por alpinojuan em sábado ago 10, 2019 4:18 pm, editado 1 vez no total.
Cordialmente
Juan Santos

numisiuris
Reinado D.Afonso II
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

#10 Mensagem por numisiuris » sábado ago 10, 2019 4:03 pm

Acho que não vale a pena por mensagens privadas em fóruns. São coisas que talvez devam ficar entre quem tem as conversas.

Quanto à moeda, era conveniente colocar uma boa foto de anverso e reverso. É um são vicente do porto? Confesso que à primera vista fico um pouco apreensivo com o desenho. A cara, a mão, a folha de palma, a manga. Mas é uma moeda que tem que ser muito bem estudada com boas fotos.

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Manual”