Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

Mensagem
Autor
JOTA DC
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 25
Registado: quinta mar 22, 2012 9:08 pm

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#11 Mensagem por JOTA DC » sábado jan 03, 2015 6:44 pm

Estou curioso de ver um carimbo que não seja falso, e que seja diferente do catalogo A.GOMES! façam lá o favor de mostrar.



MCarvalho
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7998
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#12 Mensagem por MCarvalho » sábado jan 03, 2015 7:08 pm

O Pedro Batalha Reis publicou vários carimbos considerados oficiais, é uma questão de procurar no livro e comparar com outros carimbos.

No A.G. há também imagens de carimbos reconhecidamente bons, mais uma vez, é uma questão de compara e tirar conclusões.
MCarvalho

RuiAMF
Reinado D.Filipe II
Mensagens: 821
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 pm

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#13 Mensagem por RuiAMF » sábado jan 03, 2015 11:58 pm

Olá amigo Paulo, estive a ler o livro "Numária D'El Rei Dom António", de Pedro Batalha Reis e posso dizer que nesta moeda nada bate certo, podia ser uma falsificação da época mas infelizmente nem isso é, basta ver as letras das legendas, para ver que a propria base é uma inveção moderna.
Podemos falar em permenor sobre este assunto.
Um abraço, :beer:
Rui Monteiro

JOTA DC
Senhor Escudo da I República
Mensagens: 25
Registado: quinta mar 22, 2012 9:08 pm

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#14 Mensagem por JOTA DC » domingo jan 04, 2015 3:25 pm

Lá que existam Livros, publicações, e estudos,sobre esses carimbos, tudo bem!mas temos de admitir que os tais passarinhos não foram todos feitos pelo mesmo gravador, e quando o ferro estava cansado seria reparado e já não saia igual.
Se existem para algumas moedas várias dezenas de variantes, porque não pode haver variantes para o passaro?

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#15 Mensagem por RuiFB » domingo jan 04, 2015 3:47 pm

-2€
Última edição por RuiFB em terça jan 27, 2015 2:34 am, editado 1 vez no total.

RuiAMF
Reinado D.Filipe II
Mensagens: 821
Registado: sexta abr 04, 2008 11:17 pm

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#16 Mensagem por RuiAMF » domingo jan 04, 2015 10:46 pm

Boa noite,
Meu caro Paulo enviei uma mensagem para a casa leiloeira Heritage a questionar a veracidade desta "moeda" e esta foi retirada de leilão.
Um abraço, :beer:
Rui Monteiro

Avatar do Utilizador
Paulo Mateus
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 893
Registado: sexta jul 10, 2009 8:58 pm
Localização: SETUBAL (Sócio ANP nº 2001)

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#17 Mensagem por Paulo Mateus » domingo jan 04, 2015 11:45 pm

Caros Intervenientes,

por uma questão de esclarecimento, esta moeda nunca foi minha nem a cheguei a ter em mão alguma vez, foi-me proposta compra da mesma ou até venda com comissão a terceiros pelo possuidor da mesma que na altura a que se refere este tópico depois desta e outras que me foram propostas e ainda cheguei a colocar em venda neste fórum ao ser alertado, desmarquei-me, até a data não cheguei a ter mais noticias nem do possuidor das mesmas, muito menos das ditas cujas.

Só lamento aproveitarem para rebater um tópico meu já bastante desatualizado e que já nem tinha memória.

Para além disto se repararem deixei de colocar novas moedas adquiridas ou já do meu acervo pessoal para apreciação dos caros foristas por opinião pessoal achar que conforme o possuidor da moeda que é apresentada para apreciação deste fórum ter uma qualidade maior ou menor conforme o possuidor da mesma, então achei por bem deixar de coloca-las a apreciação e noto que não fui o único, calhou falar do assunto agora pela situação deste tópico, mas tal como eu muitos os fizeram, para além desta situação também vi muitas outras criticas sobre intervenções de foristas intervenções essas que eram consideradas de vazias tipo "Bonita moeda, impecável, parabéns pela aquisição, etc",e que não faziam falta ao fórum só as construtivas , houve uma altura que passei a intervir apenas para ajudar outros forista tal como fui muitas vezes ajudado e que desde já agradeço a todos, apenas perdi a vontade de participar inclusive nessas quando comecei a constatar que aqueles que criticavam essas intervenções vazias as faziam de vez em quando mas apenas quando lhe convinha ou pelo laços com o autor do tópico, então desisti, voltei a enviar algumas mensagens para participação em concurso mensais como nota ou moeda do mês, quando começo a detetar que algumas regras desses mesmos concursos não são seguidas, e quando eu próprio deixei de participar em alguns meses para não fugir às regras e colocar notas que já tinham ido a concurso e pelas regras não poderiam voltar a concorrer, não achei correto e não participei, mas outros houve qeu não o fizeram conscientes ou não o certo é que chegaram inclusive a ser eleitas 2 vezes no mesmo ano.

Visto isto não percebo, continuam todos a participar quando existe sangue para bem da comunidade dizem e concordo, só não concordo quando esses mesmos quando têm interesse mais tarde ou noutras situações dão a volta às regras mesmo que a brincar, já lá diz o velho ditado "A brincar a brincar é que o Macaco foi à mãe......"

Pode ser que mude de ideias e volte a participar novamente mais ativamente neste fórum, neste momento não sinto motivação pelas questões que referi em epigrafe, volto a frisar que se trata de minha opinião pessoal e não sou dono da verdade, para além que sei que se estão lixando para isso, mas a mim interessa-me desabafar ao menos, pois lamentei terem apenas pegado em algum tópico meu apenas para ver sangue, queriam tirar a moeda de licitação poderiam-no fazer sem usar terceiros para descarregar as frustrações, ok. Enganaram-se pois a moeda não é minha nem nunca foi não me afeta minimamente, e pessoalmente acho bem que o tenham feito para não enganar outros, mas poderiam-no fazer sem me colocar no meio.

E por aqui fico.

Boa Noite e desejo de um Feliz Ano 2015 para todos os Foristas.

Cumprimentos,
___________
Paulo Mateus

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#18 Mensagem por RuiFB » segunda jan 05, 2015 1:25 am

-2€
Última edição por RuiFB em terça jan 27, 2015 2:34 am, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#19 Mensagem por tm1950 » segunda jan 05, 2015 11:19 pm

O Rui (FB), no seu estilo peculiar, tocou em várias teclas interessantes, pertinentes e profundamente actuais. Talvez, essencialmente, fruto da imagem e da net.
Quanto ao conhecimento, creio que poucos dados novos surgiram, devido à fraca pesquisa e à menor qualidade da investigação. Veja-se a escassa literatura nova que tem aparecido nas últimas décadas, quase se resumindo em “papers” de copy/paste e em catálogos e revistas visando mais a auto-promoção, o lucro e a propaganda de eventos.

Esta problemática dos periquitos (tal como outras que já aqui surgiram) provocou-me uma série de interrogações, possivelmente atribuível à minha falta de conhecimentos.
Nos anos de 1970/80, quando a Cartilha foi, porventura, mais copiada (de forma parcial e integral), encadernada, vendida e conhecida, todos os mais interessados na Numismática portuguesa puderam adquirir, ou ter acesso, à obra. Desde os homens do AG, aos da Numisma, e aos demais. Na época teriam 30/40 anos. Acredito que a tenham lido e questionado.
- Por que razão, hoje, a ignoram? Estão gagás? Não concordam com as fontes de PBR? Que motivos invocarão?
- As diversas imagens do açor que aparecem na Cartilha são desenhos. Estarão mais perfeitos do que a realidade dos carimbos?
- De que fontes PBR se serviu para chegar ao magnífico resumo deste tipo de carimbos?
- Este resumo é completo? Será possível contrariá-lo, ou melhorá-lo? Em que medida? Com mais e diferentes imagens?
A resposta a estas e outras questões causa-me alguma inquietude e perplexidade.

Vejo a Numismática enquanto associada ao colecionismo e jamais seria capaz de a ver apenas como uma ciência, até porque tenho uma visão que se resume ao universo das moedas portuguesas.
Mesmo assim, parece-me existirem ainda buracos negros no conhecimento da Numismática portuguesa. Daí julgar necessário que haja mais investigação, busca de novas fontes, outras leituras do que é conhecido.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

RuiFB
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1784
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Re: Carimbo de Açor sobre moeda D.Henrique I - Ajuda

#20 Mensagem por RuiFB » segunda jan 05, 2015 11:26 pm

-2€
Última edição por RuiFB em terça jan 27, 2015 2:35 am, editado 1 vez no total.

Responder

Voltar para “D. António I”