Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta dez 19, 2018 7:01 am

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 45 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Re: Porque as capicuas
MensagemEnviado: quinta nov 15, 2018 9:16 am 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
Eu quero crer, que uma capicua é um código numérico ou alfa numérico que apresenta a mesma sequência independentemente do sentido da leitura. :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta nov 15, 2018 11:32 am 
Desligado
Reinado D.João III

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
fernanrei Escreveu:
Eu quero crer, que uma capicua é um código numérico ou alfa numérico que apresenta a mesma sequência independentemente do sentido da leitura. :thumbupleft:

Caro Fernando a minha questão não era essa. Queria era saber se consideram a numeração antes da letra como pertencente à capicua ou basta a numeração após a indicação da série!

O Caro Abilio já respondeu, vamos esperar por mais opiniões, apesar de pessoalmente concordar com a opinião dele.

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: quinta nov 15, 2018 2:33 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Relativamente às capicuas, se até 1990 não havia dúvidas, dado que a numeração da nota seguia sempre depois da(s) letra(s) da série, com a introdução naquele ano de novas formas de identificação das séries/numeração das notas ESCUDO parece-me adequado identificar o número capicua de uma nota a partir do primeiro algarismo à direita da letra.

Deixo alguns exemplos: 0B10000001; A366606663;01G650056; 0G1692961. Nestes exemplos, que se reportam a várias chapas/valores, as capicuas são formadas por um conjunto de algarismos que pode incluir parte da designação da série e o dígito final de controlo, quando existe.

Também simpatizo com as capicuas reais.
Tenho algumas de várias chapas e valores.
Infelizmente ainda estou a 'zeros' com as capicuas reais '8' (oitos) e '9' (noves).
A propósito, o último número de uma nota com 100 mil exemplares por série é o '100000' e não o '99999'.
Deixo abaixo um exemplo com um par da primeira e da última numeração de uma nota da chapa 11 de 500 Escudos.

Anexo:
500ESCx2CH11.1987.AGF000001+100000.JTM-APR.jpg

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

MensagemEnviado: quinta nov 15, 2018 3:58 pm 
Desligado
Reinado D.Sancho I

Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm
RubenGMelo Escreveu:
fernanrei Escreveu:

Caro Fernando a minha questão não era essa. Queria era saber se consideram a numeração antes da letra como pertencente à capicua ou basta a numeração após a indicação da série!

O Caro Abilio já respondeu, vamos esperar por mais opiniões, apesar de pessoalmente concordar com a opinião dele.

No meu ponto de vista a Capicua é considerara tal como já referi desde que não exista espaços entre os digitos, agora se há outras formas de a considerar é que não sei, ou seja, estou tal como o senhor :thumbupleft:

MensagemEnviado: quinta nov 15, 2018 9:40 pm 
Desligado
Reinado D.João III

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Uma bela curiosidade caro Duarte. Parabéns pelas aquisições!

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 45 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal