Folha para cédulas

Estados de conservação, artigos, apontamentos, dúvidas e outros assuntos sobre a notafilia
Mensagem
Autor
FernandoSL
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: domingo jul 20, 2014 11:18 pm

Re: Folha para cédulas

#11 Mensagem por FernandoSL » sábado jan 03, 2015 11:53 pm

Minha dúvida era justamente essa. Explico: Tenho há anos toda minha coleção em álbuns com folhas de PVC e descobri explorando o FN que esse material é altamente danoso às cédulas (já notei pequenos estragos em algumas delas, felizmente de baixo valor). Como substituir tudo é um pouco dispendioso e trabalhoso, pensava em adquirir envelopes de polipropileno, acomodar as cédulas neles e voltá-las para as folhas de PVC, acreditando que o polipropileno colocaria elas a salvo dos efeitos malignos do PVC, além de deixar as folhas menos maleáveis o que evitaria ou diminuiria eventuais danos. Sei que o ideal seria substituir tudo pelas folhas indicadas porém pergunto: o uso de envelopes como os citados seria também uma solução, digamos, aceitável?

Peço desculpas por ressuscitar o tópico e desejo a todos um feliz 2015.



Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Folha para cédulas

#12 Mensagem por tm1950 » domingo jan 04, 2015 11:07 am

Não conheço os referidos envelopes, mas creio que serão uma solução se não prejudicarem as notas.
Por outro lado, será adequado isolar os papéis uns dos outros, pois umas notas podem contaminar outras que estejam em contacto.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

FernandoSL
Escudinho da II República
Mensagens: 9
Registado: domingo jul 20, 2014 11:18 pm

Re: Folha para cédulas

#13 Mensagem por FernandoSL » domingo jan 04, 2015 9:10 pm

Obrigado, tm1950!

Pesquisando na Internet descobri informações no sentido das folhas e envelopes feitos do material polipropileno serem resistentes e não soltarem óleo com o tempo, por isso a idéia de aproveitá-los.

Feliz 2015!

randomuser
Sou só um euro caloiro
Mensagens: 1
Registado: domingo dez 17, 2017 9:47 am

Re: Folha para cédulas

#14 Mensagem por randomuser » quinta jun 27, 2019 2:55 pm

Boa tarde,
Estou a pensar investir algum dinheiro a proteger a minha colecção de notas e por isso pedia o vosso auxílio e experiência para me ajudarem na escolha.
Qual a vossa marca preferida? Lindner, leuchtturm ou outra? E qual a razão dessa vossa preferência?
Obrigado pela ajuda.

Responder

Voltar para “Assuntos didácticos”