Graus de conservação de notas

Estados de conservação, artigos, apontamentos, dúvidas e outros assuntos sobre a notafilia

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: Graus de conservação de notas

#11 Mensagem por tm1950 » domingo fev 17, 2019 3:12 pm

Entendo e concordo com o que disseram. O conceito de nota Nova referido será o equivalente a MS65, ou melhor. Creio que já na altura eu não concordava bem com o conceito que escrevi.
É claro que este tema dos estados de conservação não é fácil de quantificar atendendo à especificidade de cada nota.
Parece que a PMG privilegia o vinco e os outros parâmetros serão secundários. Eu gostaria mais de um sistema em que um valor mais elevado na escala me indicasse que o exemplar é melhor do que um outro com um valor menor atribuído. Ora, nem sempre acontece.
Para ilustrar o que referi, apresento uma nota considerada MS65 - EPQ.
Pessoalmente, para a minha colecção preferia uma AU55, ou até uma XF45, completa, sem os furos. Mas, enfim, há que definir os parâmetros de avaliação e os critérios que avaliam esses parâmetros.
500 1922 MS65_F.jpg
500 1922 MS65_V.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

RubenGMelo
Reinado D.Pedro I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#12 Mensagem por RubenGMelo » domingo fev 17, 2019 4:39 pm

Pois caro Celso, por acaso referia-me a esta nota quando falei nos furos de utilização no meu post anterior. Não percebo como é possível uma nota ter a mesma classificação quando esta têm furos e uma outra não! Enfim... o sistema de Sheldon apesar de melhor que o nosso, não será certamente perfeito, pelo menos na minha opinião!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

SANCHO
Reinado D.Afonso III
Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am

#13 Mensagem por SANCHO » domingo fev 17, 2019 5:08 pm

Assunto em que dificilmente todos se porão de acordo.
Cada empresa de "grading" tem a sua classificação, tendo por trás estratégias de marketing: EPQ , star, OPQ, NET,etc, visando associar a classificação a um preço de mercado. Isto é muito evidente no mercado das notas dos EUA.
A primeira referência é a classificação da International Bank Note Society, que aqui deixo, e que é defendida pelos grandes coleccionadores/comerciantes.
Talvez por ser mais fácil comprar como VF e vender como AU...

https://www.theibns.org/grading/

RubenGMelo
Reinado D.Pedro I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#14 Mensagem por RubenGMelo » domingo fev 17, 2019 10:23 pm

Acredito que seja um assunto de difícil consenso, mas acho que neste momento a escala de Sheldon seja a melhor, claro que existe algumas avaliações difíceis de perceber mas no geral todos nós ficamos mais descansados com uma nota avaliada pelas certificadoras! Apenas detesto é a porcaria das protecções deles, numa folha com três divisórias ficam umas por cima das outras!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

zesquinado
Escudinho da II República
Registado: terça dez 01, 2015 9:10 pm

#15 Mensagem por zesquinado » terça fev 19, 2019 6:30 pm

Viva!
Os estados de conservação dependem e diferem essencialmente entre quem está a vender e quem está a comprar.
Quem está a vender adiciona um "+" a BC, MBC para incrementar o valor, aproximando-se do nível acima. :duel:
Quem compra consegue encontrar sempre qualquer coisa que faça diminuir o grau. Por isso nunca vai haver um consenso.
Já uma vez referi que uma escala até 65 é um bocado extensa e facilmente manipulada. Uma escala até 5 , ou até 10 seria suficiente.
Uma nota com um vinco central e um canto dobrado, mas sem circular, poderá variar entre 55 e 63.
Até 10 seria um 9.....
:beer: :dance:

Responder

Voltar para “Assuntos didácticos”