Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: sábado out 20, 2018 6:47 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 9:22 am 
Desligado
Reinado D.Manuel II

Registado: quarta dez 19, 2012 11:31 pm
Notas 10000 escudos Prefixos BBP E ALH

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Para apreciação

TLM-968067020 - freanumis@gmail.com - site - WWW.FREANUMIS.COM

MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 2:22 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Embora não estejam novas, são pouco vulgares estas notinhas de substituição. Magníficas.

MensagemEnviado: domingo set 16, 2018 3:34 pm 
Desligado
Reinado D.Henrique

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Pois apesar de não estarem novas nem lá perto não deixam de ser duas notas difíceis de conseguir!

Caso esteja interessado em vender, sabe o meu contacto amigo Pinto.

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: segunda set 17, 2018 6:15 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Parabéns José Pinto,

Sem dúvida duas difíceis e boas notas de substituição da chapa 1 de 10 mil escudos, apesar de se ficarem por MBC.
Ando à pesca dessas duas, em estado Novas ou QNovas, para fazerem assento com as outras três da chapa 1, que tenho nesse estado superior.

Já agora se encontrar um exemplar da chapa 2 da nota de 10 mil escudos da série '7G5', preferencialmente Nova ou QNova, já sabe que estou interessado.

MensagemEnviado: segunda set 17, 2018 6:53 pm 
Desligado
Reinado D.Henrique

Caro Duarte o amigo Pinto foi rápido na venda... Quando tiver paciência faço um Notas Soltas sobre esta chapa, tenho um gosto especial por ela!

Relativamente a esta chapa considero a ALH e a BKH as notas mais difíceis de obter, sendo a ABK a menos difícil de obter mesmo no estado Novo, são as únicas que não estão Novas na colecção.

Ruben Melo

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 3:12 am 
Desligado
Reinado D.Luís

Amigo Ruben,

Eu sei que a venda seria certa... se comprou (ou eventualmente outro amigo que também conhecemos) e não tinha, foi muito bem comprado.
Como escrevi, agora apenas as procuro no estado UNC.

Relativamente à raridade, tenho a opinião de que a ABK é, de facto, a mais fácil de encontrar no estado UNC. As restantes quatro (ALH; BBP; BFG e BKH) considero-as num nível de raridade semelhante, em UNC, embora também aceite a 'nuance' da sua opinião. Exceto as ALH e BBP, as minhas notas 'de substituição' desta chapa estão UNC (duas) e outra, em rigor, BELA.

Quanto ao gosto pessoal, confesso que a chapa 2 de 10 mil escudos (Infante D. Henrique) é a minha preferida, talvez pela figura, além de integrar a última 'série de notas' (subordinada ao tema comum dos Descobrimentos) da era ESCUDO.
Para já consegui (praticamente todas UNC) os 18 pares de assinaturas (6 por cada uma das três datas), mais 5 das seis séries especiais, além do espécime do BdP.
Como curiosidade tenho dois exemplares com a primeira série da chapa (0G1), sendo um com numeração capicua!

Por razões diversas, além de afazeres prioritários que este ano me têm ocupado particularmente, não tenho tido muita disponibilidade para a escrita da notafilia como gostaria, mas logo que possível voltarei às 'NOTAS SOLTAS'.
Apesar disso, este ano a coleção cresceu em qualidade e (algumas) raridades. Mas há que ir com calma...

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 10:22 am 
Desligado
Reinado D.Henrique

Não fui eu caro Duarte, mas foi um amigo em comum!

Felizmente fui por outra via, desta chapa só me falta duas assinaturas que ainda não arranjei UNC, além do espécime do fabricante mas com calma lá chegaremos. Como diz o provérbio: Roma e Pavia não se fizeram num dia!

Estamos é com saudades da sua rubrica Notas Soltas!

Ruben Melo

MensagemEnviado: terça set 18, 2018 10:13 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Boa noite prezado Ruben,

Antes de ir jantar, vim aqui para ver se 'destresso' do jogo do nosso FC Porto!
Estou pouco satisfeito! Ao contrário do que já ouvi, o jogo foi fraco, com muitos erros e jogadores pouco empenhados. Acho que perdemos 2 pontos e 1,8 M de € para o bolo!!!
Como é que se marca uma grande penalidade a olhar para a relva?! Quando o Alex Teles rematou já o guarda-redes do Schalke estava deitado... era só olhar para a baliza... o 'Xerife' na defesa com aquelas falhas... felizmente o IKer esteve bem e temos um grande craque, o Militão, o melhor do FC Porto, para mim, no jogo...depois há lá uns brinca na areia, uns fora de forma, etc., etc. (...) e o Sérgio Conceição satisfeito!!! Em duas palavras: Faltou ambição!

Bem, mudando de assunto, relativamente à chapa 1, da nota de 10 mil escudos (Professor Egas Moniz), já consegui os 14 pares de assinaturas (6+4+4), todas UNC, além das 'notas de substituição já referidas, e também do espécime do BdP. ... e pelo meio ainda aparecem tr3s exemplares com numerações 'especiais', no caso do '100000', um em cada data da chapa, e uma capicua.
Curiosamente, ainda não me estreei nas séries especiais (ABB; AKV; AKX; BDT; BDV e BMN). A seu tempo se verá. Não se pode ir a tudo ao mesmo tempo...

Logo que possa avançarei, sim, com um 'Notas Soltas', mas por enquanto não me é possível.
Agora, mais calmo, e com o atendimento de alguns telefonemas pelo meio, vou para a mesa, que já reclamaram...

MensagemEnviado: quarta set 19, 2018 10:27 am 
Desligado
Reinado D.Henrique

Bom dia Caro José Duarte,

O jogo do nosso Porto foi condizente com a cor do equipamento.... Cinzenta!!! Enfim espero que daqui para a frente as exibições sejam melhores!

Relativamente ao tópico, já tive uma capicua Nova, mas era com a mesma assinatura da BFG e resolvi vender por um bom valor! Faço mais questão de possuir as notas de substituição, assinaturas e espécimes, do que este tipo de notas especiais!! Desta chapa procuro é o Espécime de Fabricante que nunca vi, pelo menos até hoje!

Não faltam sonhos, falta é dinheiro para acompanhar estes sonhos/desejos!! :erofl: :erofl: :erofl:

Ruben Melo

MensagemEnviado: quarta set 19, 2018 3:55 pm 
Desligado
Reinado D.Luís

Prezado Ruben, boa tarde!

Completamente de acordo... fui arranjando várias 'capicuas', porque na procura dos 'pares de assinaturas' das diversas notas/chapas/datas da República, às vezes surgiam com preços mais acessíveis/simpáticos... e porque 'valorizam' lato sensu a coleção.

Só uma observação: Quando passei a designar/classificar certas notas por 'séries especiais' não foi por uma simples 'mania de ocasião' (refiro-me à primeira e última série/prefixo da cada nota/chapa, em primeira linha, e às restantes 'irmãs' quando a chapa tem várias datas). Trata-se, outrossim, de algo intrinsecamente estruturado e ligado ao estudo, desenvolvimento e colecionismo especializado da Notafilia, qualquer que seja o seu domínio geográfico, temático ou temporal.
Não se trata de notas aleatórias ou de simpatia pessoal pela série, numeração, etc., mas de notas com domínio e significado especial, que podem ser classificadas, tal como as 'notas de substituição', embora por razões de génese diferenciada. Umas marcam o 'início e o final' daquela chapa/data produzida, outras a 'emergência' de recolocar notas no giro, em certas condições operacionais, podendo mesmo nunca terem chegado a cumprir o seu destino, como parece ser o caso da série 'C' da nota de 20 escudos, chapa 9.
O facto de as 'notas séries especiais' não estarem (ainda) registadas nos catálogos/preçários comerciais traduz apenas uma lacuna (colecionista e também comercial) que deveria ser corrigida... naturalmente que a mim, enquanto colecionador, preocupa-me mais a lacuna colecionista que a comercial.
Claro que a base de uma coleção, mais simples e acessível, ajusta-se a ter um exemplar de cada nota/chapa, qualquer que seja a série ou assinatura, o período temporal e até o estado de conservação... e ainda bem, pois assim se renova o universo dos colecionadores e parte deles vão evoluir para um colecionismo mais avançado... mas não é disso que se trata neste domínio, quando se assume uma coleção especializada, independentemente de ser mais ou menos alargada ao seu universo possível.
No caso das notas de Portugal/BdP, República, que é o domínio da minha coleção especializada, embora 'mais especializada' no período relativo à segunda metade do século XX, por razões óbvias, as 'notas séries especiais' são, tal como as 'notas de substituição' (estas muito mais limitadas no tempo e nas chapas), equivalentes e imprescindíveis... e quanto a raridade, a minha experiência diz-me que existem notas das séries/prefixos especiais que são tão 'difíceis' de encontrar como as mais 'raras' de substituição.

Quanto ao espécime que refere também não tenho e, confesso, aprecio mais os espécimes do BdP, embora tenha alguns ensaios, provas e 'espécimes de fabricante'.

Acho que me alonguei, mas deixo uma última nota para sublinhar algo que nos diferencia, enquanto humanos, das outras espécies: ainda bem que 'sonhamos', desde que sob o signo racional da responsabilidade de cada um e da sua circunstância, mas sem abdicar do princípio libertador do sonho!

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 10 mensagens ] 

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited