Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa
Mensagem
Autor
RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#1 Mensagem por RubenGMelo » sexta mai 11, 2018 8:48 pm

Apesar da minha habilidade na escrita não ser, nem por sombras, semelhante ao Caro José Duarte, segui o seu exemplo e tentei escrever umas linhas, referentes à Primeira Chapa que finalizei na minha colecção.

Como foi supracitado, esta Chapa foi a primeira onde consegui juntar todas as Assinaturas, Notas de Substituição e Espécimes. Não é uma Chapa que tenha um interesse em particular e apesar de completa, não está finalizada, como qualquer coleccionador, desejamos sempre mais e melhor.



100$00 Chapa 8

A nota de 100$00 Ch.8, com a efígie de Manuel Maria Barbosa du Bocage (1765-1805), foi emitida com Cinco datas distintas, como demonstra a tabela, num total de mais de 231 milhões de notas. É possível visualizar que o poeta é retratado quase na sua totalidade, sentado à secretária e não apenas o seu rosto, como era comum à data. Ambos os fundos da nota são impressos em offset e são “constituídos por desenhos ornamentais, linhas que vão mudando de cor no seu trajecto e desenho numismático em íris disposto em faixas paralelas ao lado menor da folha, que se estende até à margem”.


Imagem


No verso da nota encontramos a reprodução de uma gravura do Rossio, em Lisboa, com a seguinte legenda «O Rossio nos princípios do século XIX».
Após concurso a gravação das chapas e a impressão das notas foi adjudicada à firma Bradbury, Wilkinson&Co. Ltd e o papel foi fabricado pela firma inglesa, Portals Limited.

Esta nota, com a dimensão de 149x74 mm, teve a sua primeira emissão a 3 de Dezembro de 1980 e foi retirada de circulação a 31 de Maio de 1990.


PROOF
Imagem

COLOR TRIAL
Imagem

SPECIMEN
Imagem




Nota de Substituição - Prefixo A
Imagem

Nota de Substituição - Prefixo PF
Imagem

Nota de Substituição - Prefixo PH
Imagem

Nota de Substituição - Prefixo ALX
Imagem

Nota de Substituição - Prefixo CJF
Imagem

Nota de Substituição - Prefixo DRL
Imagem

Nota de Substituição - Prefixo ENG
Imagem


O meu modesto contributo à Notafilia Portuguesa, esperando que outros sigam o exemplo.


P.S- Já começo a melhorar o enquadramento das digitalizações. :erofl: :erofl:


Fontes:
- Colecção Pessoal
- O Papel-Moeda em Portugal, 2ª edição


Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9506
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#2 Mensagem por silvio2 » sexta mai 11, 2018 8:58 pm

Ora aqui está um Tópico interessante e com uma apresentação "muito bem conseguida" ... :clap3:
Parabéns e obrigado, pelo trabalho partilhado. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

ManuelPiresHortaRosa
Reinado D.Miguel
Mensagens: 344
Registado: quarta set 11, 2013 7:41 am
Localização: Holanda - Santana de Cambas (Mértola)

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#3 Mensagem por ManuelPiresHortaRosa » sábado mai 12, 2018 2:14 pm

Bonito trabalho Ruben, parabéns. :thumbs:
A mim ainda me falta o Espécime do Banco de Portugal e se é que existe o Especime da Bradbury Wilkinson & Co Ltd.
Manuel

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#4 Mensagem por RubenGMelo » sábado mai 12, 2018 3:03 pm

Obrigado pelos comentários!

Tentarei inserir algumas curiosidades que esta chapa possui!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#5 Mensagem por RubenGMelo » sábado mai 12, 2018 3:03 pm

ManuelPiresHortaRosa Escreveu:Bonito trabalho Ruben, parabéns. :thumbs:
A mim ainda me falta o Espécime do Banco de Portugal e se é que existe o Especime da Bradbury Wilkinson & Co Ltd.
Manuel

O Espécime do Fabricante por acaso nunca vi!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#6 Mensagem por tm1950 » sábado mai 12, 2018 5:59 pm

Excelente apontamento, continuando a saga lançada pelo José Duarte. :clap3:
Os espécimes do BdP aparecem muito pouco, não me lembro de ter visto algum. O espécime da Bradbury também não se deixa ver. Talvez o monalisa (no Ebay) coloque algum à venda, ele parece ter tudo dos fabricantes.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

José Duarte
Reinado D.Maria II
Mensagens: 280
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Localização: Lisboa

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#7 Mensagem por José Duarte » quarta mai 16, 2018 5:08 am

Parabéns pela iniciativa prezado Ruben Melo.

Fico feliz por também se ter decidido ‘chegar à frente’. Que o exemplo floresça neste jardim da Notafilia que tanto nos inebria!

Aproveito para acrescentar um breve apontamento sobre as ‘Séries Especiais’ (que como sabe me atraem particularmente no estudo de cada chapa) e partilhar algumas imagens, nomeadamente de dois exemplares de ‘provas-ensaio’ distintas.

1 - 'SÉRIES ESPECIAIS' - Relativamente à ‘cronologia serial’ desta chapa 8, a primeira série/prefixo inicia, do ponto de vista administrativo, na letra ‘A’, datada de 2 de setembro de 1980, de que reproduzo dois exemplares com numeração sequencial (A 00451/2).
O facto de a série ser formada por uma vogal constitui um dado curioso e relativamente escasso na identificação de séries plasmadas nas notas do Banco de Portugal, que ‘por norma’ são ‘dispensadas’ na sua formação, em favor das consoantes.
Acontece que esta ‘primeira’ série assume uma condição particular. Trata-se de uma nota ‘limitada’ à condição especialíssima de ‘Nota de Substituição’, um grupo há muito individualizado!
Porém, a primeira série alfabética desta chapa lançada regularmente no giro é a que se inicia pela letra ‘B’. Este facto leva-me a distinguir as ‘B’ desta chapa como especiais, no sentido de as evocar como sendo as da primeira série ‘normal’ da chapa.
Curiosamente, nas notas de 1000 Escudos, chapa 12, a nota com mais datas (11) e outras particularidades e inovação na composição das séries/prefixos, que me fascina e sobre a qual dedicarei (ainda este ano!) um ‘Notas Soltas x’ alargado, a situação é a inversa quanto à definição absoluta da primeira série. Aqui, a série ‘A’ (mais uma exceção à regra da ‘dispensa’ das vogais) é, em termos absolutos a primeira série das ‘Séries Especiais’ desta chapa e a série de cronologia alfabética imediata, a ‘B’, integra o grupo das ‘Notas de Substituição’.
Finalmente, a última série/prefixo das notas desta chapa 8 de 100 Escudos é a ‘FCV’, que fecha o quadro das notas datadas de 4 de junho de 1985, a última das cinco datas desta chapa.
De permeio existem as restantes séries/prefixos das ‘Séries Especiais’ desta chapa, que podem ser consultadas no quadro que o Ruben publicou no tópico.

SÉRIES ESPECIAIS
A
100ESC.CH8.A00451.1980.MJN-ALB.F.jpg
100ESC.CH8.A00452.1980.MJN-ALB.F.jpg
B e FCV
100ESC.CH8.B53845.1980.MJN-JCM.F.jpg
100ESC.CH8.FCV65713.1985.VRC-APR.F.jpg
2 – 'PROVAS-ENSAIO' - Aproveito a oportunidade para partilhar dois exemplares interessantes de ‘provas-ensaio’, frente e verso, desta chapa 8.
Um dos exemplares reproduz a imagem geral da nota; o outro ilustra a cercadura antes da imagética final.

PROVAS-ENSAIO
IMAGEM GERAL
100ESC.CH8.PROVA.ENSAIO.IMAGEM.GERAL.F.jpg
100ESC.CH8.PROVA.ENSAIO.IMAGEM.GERAL.V.jpg
IMAGEM DA CERCADURA
100ESC.CH8.PROVA.ENSAIO.IMAGEM.CERCADURA.F.jpg
100ESC.CH8.PROVA.ENSAIO.IMAGEM.CERCADURA.V.jpg
As imagens foram obtidas por telemóvel
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Cumprimentos,
José Duarte

RubenGMelo
Reinado D.Dinis
Mensagens: 1613
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#8 Mensagem por RubenGMelo » quarta mai 16, 2018 10:58 am

Meu Caro Duarte, muito obrigado pelo seu complemento a este texto!

Adorei as imagens da Cercadura, da frente e verso desta chapa. Como curiosidade e apesar de ainda não ter terminado um gráfico que estou a efectuar, notei que esta chapa correspondeu à maior emissão na Notafilia Portuguesa, com mais de 231 milhões de notas emitidas e foi a única nota em que uma personalidade é retratada na sua totalidade.

Aguardo com expectativa, o próximo artigo de NS referente às notas de 1000$00 Ch.12.
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Avatar do Utilizador
João Paulo Silva
Reinado D.Filipe I
Mensagens: 895
Registado: terça jul 08, 2008 7:14 pm

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#9 Mensagem por João Paulo Silva » quarta mai 16, 2018 11:15 am

Estou estupefacto com estas amostras.
Bravo pelas anotações.
João Paulo Silva

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: Notas Soltas - 100$00 Chapa 8

#10 Mensagem por tm1950 » quarta mai 16, 2018 9:09 pm

Mais um pequeno contributo para documentar este tópico, aproveitando umas imagens da net.

1. Um erro devido a uma falha na impressão (verso da nota) num exemplar que circulou bem:
100 Ch8 1981_erro impressão2.jpg

2. Imagens de um pré-Specimen e de Provas de impressão (dos fundos da nota) retiradas do EBay:
100_Ch8_provas imp_5.jpg
Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Responder

Voltar para “Notas Portuguesas”