Documento interessante da estamparia do BdP

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Re: Documento interessante da estamparia do BdP

#11 Mensagem por tm1950 » domingo mar 03, 2019 6:13 pm

A propósito das séries da emissão do Escudo temos já um tópico: viewtopic.php?f=33&t=99166

Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

José Duarte
Reinado D.Pedro V
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am

#12 Mensagem por José Duarte » domingo mar 03, 2019 10:47 pm

Parabéns amigo Abílio... documento muito interessante!

Sendo eu um colecionador de raiz filatélica, não posso deixar de fazer uma analogia: este tipo de documentos está para a Notafilia como os vários 'documentos' correlacionados com determinado assunto postal estão para a classe de 'História Postal' na Filatelia.

Uma última nota para sublinhar a minha concordância de que a série 'PR' é de 1917 e não de 1918.
A título de exemplo, 'desafiando' o registo dos intervalos descritos quer em 'O Papel-Moeda em Portugal', quer no 'Assinaturas das Notas do Banco de Portugal', mencionados pelo amigo Abílio e que o terá induzido a tomar por certo que a série 'PR' seria de 1918, disponho na minha coleção uma série ‘1XG' de 1917, uma 'SN' de 1918 e uma '3GP' de 1920.
Cumprimentos,
José Duarte

José Duarte
Reinado D.Pedro V
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am

#13 Mensagem por José Duarte » segunda mar 04, 2019 1:15 pm

Em reforço ao meu comentário anterior no que respeita às numerações das Séries Especiais (SE) da chapa 1 de 1 Escudo, acrescento que disponho ainda de um 'Espécime de Fabricante', presumo que de controlo de assinatura de Diretor, com a série '3TQ', datada de 1920, que rompe também a suposta SE (2ZZ) dada como última nas referidas publicações do BdP.
Cumprimentos,
José Duarte

Responder

Voltar para “Notas Portuguesas”