Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: segunda jul 15, 2019 10:44 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo
Autor Mensagem
 Assunto da Mensagem: Notas Certificadas (aparadas)
MensagemEnviado: segunda jul 08, 2019 9:40 pm 
Desligado
Escudinho da II República

Registado: segunda fev 12, 2018 4:38 pm
Boa noite.

Na certificação de notas os avaliadores não medem as notas?

Na nota que anexo, nada é referido.

O que acham sobre isto?

Abraço.

Não tem Permissão para ver os ficheiros anexados nesta mensagem.

Assunto da Mensagem: Re: Notas Certificadas (aparadas)
MensagemEnviado: segunda jul 08, 2019 9:44 pm 
Desligado

Um outro exemplo, agora da PMG.

Será que não faz parte dos critérios de avaliação?

Última edição por L.Machado em quarta jul 10, 2019 9:17 pm, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: segunda jul 08, 2019 10:19 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm
Temos que oferecer uma régua!! :erofl: :erofl: :erofl:

Ainda à pouco tempo este tema foi abordado entre mim e o Celso.

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

MensagemEnviado: segunda jul 08, 2019 11:33 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Prezado amigo Luis!

Quer comentários? Vou ser muito parco na opinião: No comments!
Falamos de notas, de colecionismo, não é?.., mas acho que os exemplos que deixou são mais uma que$tão de dinh€iro, puro e duro... não acredito que seja simples ignorância, por isso eu prefiro 'certificar' as minhas próprias notas, embora não deixe de ter algumas certificadas, sem ambiguidades, que fui adquirindo.

Pessoalmente, nunca enviei uma nota sequer para certificação... aliás, houve uma nota rara que me foi oferecida e observei em mãos e depois de a 'certificar' com os meus sentidos e decidir fechar o negócio, o vendedor, que também é um amigo, ofereceu-me uma ida da nota à certificação. Dois meses mais tarde, a nota chegou e vinha uma PMG58. Não fiquei muito satisfeito com a 'nota' dada pela certificadora à nota, no caso por defeito, mas antes assim... creio, que esse exemplar da minha coleção, ainda assim continua a ser o melhor 'graduado' dessa chapa/ano.

Porém, essas excepções são raras, porque exemplos como os que aqui o Luís ilustrou e outros bem piores 'abundam em demasia'!!!
Convém não esquecer que colecionamos NOTAS DE BANCO, não CERTIFICAÇÕES DE EMPRESAS que vivem no e de Mercados!!!
Mas isso sou eu a cogitar aqui no teclado para cumprir, com gosto, a minha opinião a tão oportuna observação do tópico.

MensagemEnviado: quarta jul 10, 2019 2:56 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Tenho várias certificadas mas não faço caso delas, pessoalmente acho que não facilita a organização da colecção, devido ao seu tamanho, podem chamar-me picuinhas.

Ruben Melo

MensagemEnviado: quarta jul 10, 2019 9:01 pm 
Desligado
Reinado D.Pedro V

Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am
Prezado Ruben!

Sim, é um problema!

Genericamente, as minhas notas da coleção especializada de notas do BdP do século XX são arrumadas segundo a ordenação que a seguir descrevo:
1 - A 'espinha dorsal' da coleção apresenta-se em álbuns com as notas por ordem crescente de valor facial e nestas por cronologia das chapas, ou seja, de 50 Centavos (1918/20) a 10 mil Escudos (1996/97/98) e dentro de cada uma a iniciar pela chapa 1 respetiva.
2 - Por cada chapa, as notas seguem a cronologia das datas e dos pares de assinaturas.
2.1 - Quando falta alguma assinatura a 'casa' fica 'em branco' aguardando por melhor oportunidade a fim de ser 'ocupada'.
2.2 - Se tenho 'apenas' certo par de assinaturas em nota com Série de Referência (SdR), isto é, nota com Série Especial (SE), de que pode ser exemplo a série 'ABB', da nota de 5000 escudos, chapa 2 (1987), e ou com Série de Substituição (SdS), como é o caso da série 'JRB'.da nota de 500 escudos, chapa 10 (1979, que é ao mesmo tempo nota SE, a primeira série da chapa 10 de 1979, além de também ser SdS, conforme decisão do BdP), coloco um 'papelinho' com essa referência na 'casa' da respetiva folha do álbum (sei que tenho aquele 'par de assinaturas', mas que oportunamente deverei adquirir uma nota com o dito 'par de assinaturas', qualquer que seja a série/prefixo, para preencher a entrada dessa folha do álbum. Assim, a nota que tenho, como é uma SR irá para o seu lugar no álbum das SE ou das SdS e ou para ambos como no caso da 'JRB' acima referida, se tiver dois exemplares. :)
3 - O mesmo princípio é válido para as 'Notas Certificadas', que as coloco por cronologia e com facial crescente em álbum específico e apropriado. Nos álbuns principais, que refiro no ponto 1, fica o registo da nota, enquanto não disponha de uma nota 'normal/não certificda' com o referido 'par de assinaturas'.

Outras 'notas' (espécimes do BdP, espécimes do fabricante, provas, ensaios, erros, capicuas reais, etc.) seguem o mesmo critério de arrumação em álbuns específicos.

Certamente haverá outras soluções para quem como nós coleciona as notas de modo especializado. Esta foi a minha opção!

MensagemEnviado: quarta jul 10, 2019 9:25 pm 
Desligado

Mais um exemplo.

MensagemEnviado: quinta jul 11, 2019 4:54 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Tópico muito oportuno por ser de uma importância relevante.
Todas as notas têm as suas dimensões que devem ser respeitadas e consideradas, sendo pois um factor importante de avaliação.
As empresas de certificação mais conhecidas dão especial relevância à centragem da mancha. Ora, com umas aparadelas judiciosas poderemos converter uma nota descentrada numa outra perfeitamente centrada.
Enfim, tal como o amigo José Duarte referiu, é o dinheiro a comandar e a impor a sua força.
Já vi notas certificadas de uma certa maneira que foram depois revistas com uma significativa na sua certificação. Infelizmente, mas não tenho imagens mas vou estar atento e hei-de consegui-las.

MensagemEnviado: quinta jul 11, 2019 5:22 pm 
Desligado
Reinado D.João I

Infelizmente existe muitas...

Relativamente à organização da colecção, faço um pouco como o caro José Duarte, por ordem crescente de valor e chapa. dentro da mesma chapa, organizo primeiro por Provas, Espécimes, de seguida sigo a ordem da data com as assinaturas possíveis, onde coloco primeiro as notas de substituição. Caso tenho alguma nota especial, e apesar de não fazer caso delas, apenas indico no ficheiro excel que possuo.

Ruben Melo

MensagemEnviado: quinta jul 11, 2019 9:20 pm 
Desligado

Aqui já referem.

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 14 mensagens ]  Ir para a página 1 2 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal