Notas Certificadas (aparadas)

Informação e discussão de temas relacionados com a notafilia portuguesa

Moderadores: VMNV, José Duarte, Moderador de Honra

Mensagem
Autor
José Duarte
Reinado D.Pedro V
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am

Re: Notas Certificadas (aparadas)

#11 Mensagem por José Duarte » quinta jul 11, 2019 9:53 pm

RubenGMelo Escreveu:Infelizmente existe muitas...

Relativamente à organização da colecção, faço um pouco como o caro José Duarte, por ordem crescente de valor e chapa. dentro da mesma chapa, organizo primeiro por Provas, Espécimes, de seguida sigo a ordem da data com as assinaturas possíveis, onde coloco primeiro as notas de substituição. Caso tenho alguma nota especial, e apesar de não fazer caso delas, apenas indico no ficheiro excel que possuo.
Então, as SérIes de Referência (SdR) - [(SdR) = (SE) + (SdS)] -, caso tenha uma ou mais notas com Série Especial (SE) de uma certa chapa e datas, como coloca essas SE? Misturadas com as Séries Normais (SN) da mesma chapa e datas, sem qualquer destaque?! Por essa lógica, como também coleciona notas com Séries de Substituição (SdS) deveria fazer o mesmo...afinal, se não se destaca as SE, que integram em permanência o 'núcleo do ADN' da Notafilia do BdP, e se se o faz com as SdS, transitórias e limitadas às chapas das últimas tr3s décadas do ESCUDO, e nem todas, algo fica mutilado numa Coleção Especializada inteira do universo das notas do BdP do século XX.

Uma coisa é conseguir-se ou não ter as notas todas do BdP, sejam elas com Séries Normais (SN) ou com Séries de Referência (SdR), outra, bem diferente, é a organização de uma Coleção Especializada. Afinal, isto é Colecionismo para todos e para todas as carteiras!
Por isso é sempre uma escolha do colecionador, por muitas razões e fatores, especializar mais ou menos a sua coleção, mas o aparente 'apoucar' das SE é que não me parece muito adequado.
Um 'Livro/Catálogo' especializado para a Notafilia Portuguesa precisa-se!!!

Cumprimentos,
José Duarte

RubenGMelo
Reinado D.Pedro I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#12 Mensagem por RubenGMelo » quinta jul 11, 2019 10:47 pm

Caro José,

As Séries Especiais (julgo que se refere à 1ª e última nota de cada data, etc) como refere, não as coleciono, apenas possuo algumas em grande parte por duas razões: ou são notas de substituição (SdS), ou são capicuas que adquiri.

Só tenho uma colecção, onde o cerne da colecção são as assinaturas, onde tento conciliar determinada assinatura com as notas de substituição, o facto de algumas serem capicuas, capicuas reais, notas com carimbos comemorativos, erros etc, segue tudo a mesma lógica da assinatura, dentro de determinada data + chapa + valor facial.

Retirei esta imagem do outro fórum, onde exemplifico a minha colecção: 1º Espaço da folha, refere sempre o valor facial e as características da chapa; o 2º espaço da mica está destinado ao espécime, ou mais espaços caso tenho mais exemplares; de seguida coloco sempre as notas por assinaturas, caso a chapa possua nota de substituição, é a primeira a "entrar", e assim sucessivamente.

Imagem

Todas as informações, observações, valor de aquisição, digitalização das principais notas, etc, está tudo guardado num ficheiro excel, como coloco em baixo.

Imagem
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

José Duarte
Reinado D.Pedro V
Registado: terça abr 28, 2009 12:45 am

#13 Mensagem por José Duarte » sábado jul 13, 2019 2:37 am

Prezado Ruben,

Nada a opor, dado os limites que impôs à sua coleção especializada.
Considerando apenas as Séries, sustenta e desenha a coleção das notas do Banco de Portugal (BdP) nas assinaturas, suportada essencialmente por exemplares com Séries Normais (SN), excluindo o conjunto das Séries de Referência (SdR), nomeadamente as Séries Especiais (SE), exceção feita às Séries de Substituição (SdS).
É naturalmente uma opção válida como outra qualquer. Em minha opinião uma Coleção Especializada como a referida, deverá dar igualmente enfâse às SE, dado que elas estão no âmago da Notafilia per se.
Por outro lado, enquanto coleção global que se constrói e guarda em álbuns, a separação física das notas SdR e 'outras categorias' do assento geral suportado pelas notas SN/assinaturas é, para mim, essencial, até por razões de consulta e funcionalidade.
Já diferente será a preparação do 'exibit', ou seja, de uma apresentação da coleção para um evento (exposição, salão, etc.), um pouco à semelhança do que se passa com a Filatelia há bem mais de um século e mesmo com a Telecartofilia, quando estava em 'alta' na década de noventa e proliferavam exposições e salões de cartões telefónicos.
Cumprimentos,
José Duarte

RubenGMelo
Reinado D.Pedro I
Registado: domingo ago 04, 2013 11:09 pm

#14 Mensagem por RubenGMelo » sábado jul 13, 2019 6:35 pm

Caro Duarte,

Admito que dou pouca atenção às séries especias (primeira e última nota de cada data de deternimada chapa), como muito bem referiu, pela primeira vez na sua iniciativa de Notas Soltas!

É uma área, e talvez infelizmente, que muitos poucos coleccionadores dão ênfase nas suas colecções! Além de comercialmente e de valorização, são notas que ninguém "coloca de lado", ao contrário por exemplo, das capicuas, das provas, espécimes, notas de substituição, erros, etc. Porquê? Talvez a maior razão seja a falta de conhecimento, pois como bem sabemos, são igualmente difíceis de adquirir. Eu e provavelmente outros coleccionadores, estaremos mais atentos a este tipo de notas, em grande parte graças ao caro amigo Duarte!
Cumprimentos,

Ruben Melo

Megaleilões: https://megaleiloes.pt/RubenGM/loja

Responder

Voltar para “Notas Portuguesas”