valor do escudo

Responder
Mensagem
Autor
templario
Reinado D.Carlos
Mensagens: 105
Registado: sábado out 13, 2012 11:42 pm
Localização: castelo branco

valor do escudo

#1 Mensagem por templario » segunda nov 05, 2012 6:25 am

ola a todos gostaria de saber se o escudo em angola era mais fraco do que o nosso escudo de portugal segundo ouvi de ex-combatentes 1000 escudos angolanos valeriam cerca de 800 escudos ca em portugal alguem pode me dizer se e verdade?



Avatar do Utilizador
valdemar1959
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2353
Registado: domingo ago 09, 2009 5:28 pm
Localização: Torres Vedras

Re: valor do escudo

#2 Mensagem por valdemar1959 » segunda nov 05, 2012 8:08 pm

Boa noite caro amigo,

Não lhe posso dar uma certeza absoluta, mas penso que quando nós tinha-mos as nossas Ex-Colónias, o valor do Escudo do Banco Nacional Ultramarino (Banco emissor das Ex-Colónias), seria de igual valor ao Escudo do Banco de Portugal.

Após a Independência o Escudo Ultramarino deixou de ter qualquer valor monetário. Presentemente tem algum valor a nível de coleccionismo.

Cumprimentos,
Valdemar Pereira

As minhas Vendas! viewtopic.php?f=25&t=117756

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: valor do escudo

#3 Mensagem por Monge » segunda nov 05, 2012 8:15 pm

Confirmo que em todas as Colónias o Escudo valia ~20 % menos que o do Metrópole.
Quem fazia o serviço militar nas colónias era pago em Escudos locais.
Podia porém, com paridade de 1:1, ser pago na Metrópole em parte de seu salário (creio que 50%).
Quando precisava de mais dinheiro na Colónia não ia ao Banco mas sim a um camarada mais abonado (O Cap ou o 1º Sarg) que lhe cedia Escudos Coloniais em troca de um cheque em Escudos Metropolitanos. Quem recebia Escudos Coloniais levava mais 20%.
Se fosse ao Banco vender Esc Metrop recebia o mesmo número de Esc Coloniais. No banco porém não podiamos comprar escudos metropolitanos.

Recorri muitas vezes a este expediente.
Última edição por Monge em terça nov 06, 2012 1:25 am, editado 2 vezes no total.

Avatar do Utilizador
valdemar1959
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2353
Registado: domingo ago 09, 2009 5:28 pm
Localização: Torres Vedras

Re: valor do escudo

#4 Mensagem por valdemar1959 » segunda nov 05, 2012 8:19 pm

Monge Escreveu:Confirmo que em todas as Colónias o Escudo valia ~20 % menos que o do Metrópole.
Quem fazia o serviço militar nas colónias era pago em Escudos locais.
Podia porém, com paridade de 1:1, ser pago na Metrópole em parte de seu salário (creio que 50%).
Quando precisava de mais dinheiro na Colónia não ia ao Banco mas sim a um camarada mais abonado (O Cap ou o 1º Sarg) que lhe cedia Escudos Coloniais em troca de um cheque em Escudos Metropolitanos. Quem recebia Escudos Coloniais levava mais 20%.

Recorri muitas vezes a este espediente.
Amigo Templário, penso que está esclarecido! :thumbs:
Valdemar Pereira

As minhas Vendas! viewtopic.php?f=25&t=117756

Responder

Voltar para “Angola”