Vitém de Esfera - Ajuda na Identificação

Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
denário
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 204
Registado: quinta set 13, 2007 11:50 pm
Localização: Leiria

Vitém de Esfera - Ajuda na Identificação

#1 Mensagem por denário » sábado set 23, 2017 8:04 pm

Boa Noite!

Agradeço a V/a ajuda na classificação deste vintém, que não aparece no Alberto Gomes.

Imagem Imagem

Diâmetro 14mm
Peso 0,70 gramas

Antecipadamente grato,


"Olhar uma moeda é como observar através de um caleidoscópio mágico as vicissitudes da humanidade"
Luís M.

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11012
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Vitém de Esfera - Ajuda na Identificação

#2 Mensagem por fernanrei » domingo set 24, 2017 12:48 pm

Na minha humilde opinião será um vintém de D. Pedro II de Lisboa. Nesta moeda existem muitas variantes por isso é bem possível que seja mais uma que não está catalogada. Cumprimentos...
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Vitém de Esfera - Ajuda na Identificação

#3 Mensagem por numisiuris » domingo set 24, 2017 3:08 pm

Boa tarde!

Na minha opinião é a referência 1.6 do Catálogo de Francisco Magro. O cimo da esfera parece-me o 4 e a base, embora possa parecer a 11, penso que será também a 4, o empastamento provocado pelo desgaste é que confundirá as coisas.

Parabéns, está muito apelativa e é extremamente invulgar.

Avatar do Utilizador
denário
Reinado D.Pedro V
Mensagens: 204
Registado: quinta set 13, 2007 11:50 pm
Localização: Leiria

Re: Vitém de Esfera - Ajuda na Identificação

#4 Mensagem por denário » domingo set 24, 2017 7:30 pm

Muito obrigado Iluste Colega!

Outra coisa que me intriga no vintém é o facto de a linha do círculo polar ártico ser curva e não recta, bem como o de existir a linha de trás, em segundo plano.

Poderá ser um ensaio?
"Olhar uma moeda é como observar através de um caleidoscópio mágico as vicissitudes da humanidade"
Luís M.

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: Vitém de Esfera - Ajuda na Identificação

#5 Mensagem por numisiuris » domingo set 24, 2017 11:44 pm

Estive de volta disto. O que me tinha chamado a atenção sobretudo tinha sido o perolado do anverso, largo, invulgar. A ideia dos ensaios acaba por não estar fundamentada e entende-se porquê. Seriam casualidades do processo produtivo. Ainda assim, o flamejante deve ser ensaio. Está não circulado e apresenta um desenho que parece em tudo experimental e um reflexo de um gosto barroco, com tendência ao exagero. E esse talvez seja também um ensaio. A questão da linha curva é interessante, mas a linha de trás será mais invulgar (existe no Porto). O peso poderia ser determinante. Mas em 200 e poucas moedas podiam falhar até 3 vinténs e há diferenças de peso consideráveis. Nisso, o estudo do Engenheiro Magro é mesmo o melhor que está feito. Define o peso médio teórico como sendo de 0,86g para este grupo. A ser um ensaio, talvez a afinação no peso não fosse relevante. De qualquer modo, o que intriga são as fortes marcas de circulação. Em função delas, parece-me que pôr a hipótese de ser moeda acaba por fazer sentido. Terá circulado. Podemos especular acerca de uma entrada fortuita em circulação, desprovida de curso legal, para o cunho em causa. Mas a verdade é que cumpriu a sua função como instrumento de troca, o que lhe dá alguma alma até. E poderia encaixar na tipologia definida por Francisco Magro com a referência 1.6, sendo uma variante da mesma referência, em função das características indicadas. Seja como for, é um exemplar bastante invulgar. Parabéns!

Responder

Voltar para “D. Pedro II”