O CRUZADO

Moedas cunhadas desde D.Pedro P.Regente até D.Manuel II
Mensagem
Autor
Frederico Lopes
Reinado D.Luís
Mensagens: 170
Registado: domingo mar 17, 2013 8:22 am
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: O CRUZADO

#201 Mensagem por Frederico Lopes » sexta mar 22, 2013 12:24 pm

Boas Caros amigos,

Aqui deixo a minha humilde contribuicao de alguns Cruzados que tenho,
claro não tão bons como os já apresentados,

Imagem

Imagem


Imagem

Imagem


Imagem

Imagem


Imagem

Imagem

Uploaded with ImageShack.us


Frederico

Avatar do Utilizador
mncosta
Reinado D.Luís
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 10, 2011 11:42 am
Localização: Figueira da Foz - Portugal

Re: O CRUZADO

#202 Mensagem por mncosta » sexta mar 22, 2013 3:28 pm

Olá,
Boa tarde!


Os Cruzados são as minhas moedas de eleição!

Apresento-vos aqui um exemplar bastate curioso.

Trata-se de um Cruzado de D. Miguel, de coroa e escudo estreitos de 1832 mas, com a particularidade de ser de data emendada de 1831.

Imagem


Imagem


Imagem


Importa referir, que até agora não são conhecidos cruzados de 1831 com a coroa e o escudo estreitos mas somente, os de coroa e escudos largos.


Um abraço a todos do,


Miguel N. Costa

maggiecalo2013
Escudinho da II República
Mensagens: 6
Registado: quinta dez 26, 2013 7:03 pm

Re: O CRUZADO

#203 Mensagem por maggiecalo2013 » domingo fev 02, 2014 12:13 am

Alguém me pode dar uma informação acerca deste cruzado digo estado de conservação e respectivo valor. Obrigada

Imagem Imagem

Avatar do Utilizador
tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 10374
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Localização: S. João do Estoril - Lisboa

Re: O CRUZADO

#204 Mensagem por tm1950 » domingo fev 02, 2014 11:42 am

Trata-se de um cruzado de Maria e Pedro, coroa baixa, em bom estado de conservação (MBC+).
É a ref Gomes 17.05, onde marca 20; 60; 180, para os estados de BC; MBC; BELA.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

joaot04
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: domingo ago 12, 2018 11:15 am

Re: O CRUZADO

#205 Mensagem por joaot04 » sábado ago 25, 2018 1:22 pm

Boa tarde.

Alguém me pode ajudar a determinar o EC deste Cruzado Novo de 1766 D.José I? Além disso também tenho algumas perguntas:

- Esta moeda é feita em que material?
- É normal o "A" não ter o buraco?

Nota: A moeda não foi limpa. Foi retirada do alvéolo onde a comprei e coloquei-a diretamente no novo. O brilho é do flash.
Obrigado.


Imagem

Imagem

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: O CRUZADO

#206 Mensagem por jdickson » sábado ago 25, 2018 1:55 pm

Trata-se de um cruzado de D. José I de 1766 em prata (como todos os cruzados), num bonito MBC.
O "A" não vazado ocorreu por um entupimento do cunho, não terá significado particular.
Apesar de não a ter limpo pessoalmente, o reverso parece mostrar uns "hairlines" que deverão corresponder a alguma limpeza no passado, mas só com melhores fotografias se poderá ser mais conclusivo.
Cumprimentos

joaot04
Escudinho da II República
Mensagens: 11
Registado: domingo ago 12, 2018 11:15 am

Re: O CRUZADO

#207 Mensagem por joaot04 » sábado ago 25, 2018 2:03 pm

jdickson Escreveu:Trata-se de um cruzado de D. José I de 1766 em prata (como todos os cruzados), num bonito MBC.
O "A" não vazado ocorreu por um entupimento do cunho, não terá significado particular.
Apesar de não a ter limpo pessoalmente, o reverso parece mostrar uns "hairlines" que deverão corresponder a alguma limpeza no passado, mas só com melhores fotografias se poderá ser mais conclusivo.
Cumprimentos
Muito obrigado. Assim que puder tiro fotografias melhores. Já agora, deve-se tirar uma fotografia com luz natural, ou com flash?

Obrigado.


EDIT: Neste estado quanto pode valer? Estou a recolher este dado só por curiosidade para colocar na folha de excel.

jdickson
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 3136
Registado: domingo dez 12, 2010 10:27 pm

Re: O CRUZADO

#208 Mensagem por jdickson » sábado ago 25, 2018 2:17 pm

joaot04 Escreveu:
jdickson Escreveu:Trata-se de um cruzado de D. José I de 1766 em prata (como todos os cruzados), num bonito MBC.
O "A" não vazado ocorreu por um entupimento do cunho, não terá significado particular.
Apesar de não a ter limpo pessoalmente, o reverso parece mostrar uns "hairlines" que deverão corresponder a alguma limpeza no passado, mas só com melhores fotografias se poderá ser mais conclusivo.
Cumprimentos
Muito obrigado. Assim que puder tiro fotografias melhores. Já agora, deve-se tirar uma fotografia com luz natural, ou com flash?

Obrigado.


EDIT: Neste estado quanto pode valer? Estou a recolher este dado só por curiosidade para colocar na folha de excel.
Em relação à iluminação, não há uma receita inequívoca: ambos os tipos poderão resultar em excelentes fotos ou em péssimas fotos.
Pessoalmente, considero que a luz natural é melhor para salientar detalhes e a luz artificial para mostrar o brilho de cunhagem, mas é apenas a minha opinião.
Quanto a valores, não lhe sei dizer, pois não tenho neste momento acesso ao AG; no entanto, se não for uma data complicada, diria que à volta de 75-100 euros (é melhor aguardar por outras opiniões)

Responder

Voltar para “Monarquia Portuguesa - Cunhagem Mecânica”