O meu tabuleiro de D.João Regente

Responder
Mensagem
Autor
Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

O meu tabuleiro de D.João Regente

#1 Mensagem por Monge » terça set 04, 2012 7:59 pm

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por Monge em quinta jun 22, 2017 10:59 am, editado 3 vezes no total.



Avatar do Utilizador
doliveirarod
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 15237
Registado: terça nov 09, 2004 2:50 am
Localização: Brasil

Re: O meu tabuleiro de D.João Regente

#2 Mensagem por doliveirarod » terça set 04, 2012 10:47 pm

Pelo visto o tostão de D. João VI é um buraco em muita coleção boa... Na minha falta tbm.
Gostei das tonalidades das pratas.
http://www.megaleiloes.com/leiloes.php? ... liveirarod ML - http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_14426169
"O colecionador é um homem mais feliz"
DIGA "NÃO" ÀS FALSIFICAÇÕES CHINESAS - Não colabore com mercado criminoso

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: O meu tabuleiro de D.João Regente

#3 Mensagem por Monge » segunda set 10, 2012 11:35 pm

doliveirarod Escreveu:Pelo visto o tostão de D. João VI é um buraco em muita coleção boa... Na minha falta tbm.
Gostei das tonalidades das pratas.
Já não falta:
Adquiri no Mercado da Ribeira, no passado Domingo, um bem bonito!
Já está no tabuleiro acima.

Alfonsvs
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 4357
Registado: segunda abr 04, 2005 11:31 am
Localização: Barcelos - Portugal

Re: O meu tabuleiro de D.João Regente

#4 Mensagem por Alfonsvs » sábado set 15, 2012 9:27 pm

Amigo Monge
Gosto imenso da forma como as moedas são apresentadas! Permitem rapidamente uma visão de conjunto das séries.
E tem aí algumas moedas difíceis de se encontrarem, principalmente o JR 03.02

Quando foi apresentado este tópico não reparei que tem ali um vintém que não encaixa nesta série.
Os vinténs de esfera de D. João Príncipe Regente, são todos de um só tipo, com a esfera descentrada e o zodíaco largo e ponteado. E a cruz será cantonada por quadrifólios com âmago. O vintém apresentado tem a esfera centrada e os quadrifólios são simples. Com essa tipologia só encaixa em D. Pedro II
Claro que o catálogo AG não é suficiente. Apesar de ter a colaboração de Francisco Magro, este autor tem um catálogo mais completo sobre os vinténs de esfera.
José Matos

Monge
Reinado D.Afonso II
Mensagens: 2140
Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm

Re: O meu tabuleiro de D.João Regente

#5 Mensagem por Monge » domingo set 16, 2012 12:43 am

Alfonsvs Escreveu:Amigo Monge
Gosto imenso da forma como as moedas são apresentadas! Permitem rapidamente uma visão de conjunto das séries.
E tem aí algumas moedas difíceis de se encontrarem, principalmente o JR 03.02

Quando foi apresentado este tópico não reparei que tem ali um vintém que não encaixa nesta série.
Os vinténs de esfera de D. João Príncipe Regente, são todos de um só tipo, com a esfera descentrada e o zodíaco largo e ponteado. E a cruz será cantonada por quadrifólios com âmago. O vintém apresentado tem a esfera centrada e os quadrifólios são simples. Com essa tipologia só encaixa em D. Pedro II
Claro que o catálogo AG não é suficiente. Apesar de ter a colaboração de Francisco Magro, este autor tem um catálogo mais completo sobre os vinténs de esfera.
Os vinténs de esfera são um tópico que ainda não aprofundei.
Devo confessar que me limitei a ordená-los por peso e a distribui-los em ordem decrescente pelos vários reinados; ainda tenho alguns que nem estão fotografados.
Ao contrário dos Ceitis que já estão todos alinhadinhos, os vinténs de esfera não estão estudados pois ainda não estou convencido sobre os estudos feitos. Sou amigo do Engº Magro e ele utilizou mesmo alguns dos meus Ceitis e Vinténs no seu estudo.
Vai ser a tarefa de um próximo dia.
De qq modo agradeço todas as dicas e comentários.
Cumprimentos,
Monge da Silva


Responder

Voltar para “D. João Príncipe Regente”