Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: quarta ago 15, 2018 6:59 pm

Hora UTC




Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 
Autor Mensagem
MensagemEnviado: segunda out 14, 2013 9:21 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Mensagens: 325
Localização: Faro
Tenho alguma dificuldade em saber os nomes dos GERENTES e dos DIRECTORES DE FAZENDA que assinaram os Certificados seguintes:

1) Imagem

2) Imagem

3) Imagem

4) O que acham da Ch. 2?

Imagem

____________
Acácio Pereira


Topo
   
MensagemEnviado: terça out 15, 2013 1:38 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Mensagens: 10321
Localização: S. João do Estoril - Lisboa
Não será fácil encontrar os nomes dos Directores da Fazenda e dos que assinaram pelo Gerente do BNU na época: Carlos Eugénio de Vasconcelos.
Deixo um link para o Decreto 33517 que autorizou a emissão destes certificados, para melhor se entender a razão da sua existência: http://dre.pt/pdf1sdip/1944/02/02500/00670068.pdf

_________________
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões


Topo
   
MensagemEnviado: sexta out 18, 2013 10:08 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am
Mensagens: 1631
Os dois últimos certificados foram assinados pelos titulares dos cargos que tinham essa obrigação nos termos do decreto.

O Gerente do BNU -- Carlos Eugénio de Vasconcelos
O Director dos Serviços de Fazenda -- Mário Marques Pinto

Como era obviamente impossível aos dois titulares assegurarem por si sós essa tarefa foi autorizado o substabelecimento, se aprovado pelo Governador da Colónia.
Nessas condições assinaram também,

Pelo BNU

O Guarda-Livros -- Pedro José Pereira
O Tesoureiro -- Francisco Xavier da Cruz Hagatong (no segundo certificado)

Pela Fazenda

O Sub-Director de Fazenda -- Caetano Filipe de Albuquerque ( no primeiro e segundo certificados )
O 1º Oficial de Fazenda -- José de Sousa Lourenço


Topo
   
MensagemEnviado: sexta out 18, 2013 11:16 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Mensagens: 325
Localização: Faro
Caro Sancho,
Fico muito grato pela sua preciosa informação.
Contudo, persiste as seguinte dúvidas:

a) Existem certificados com as combinações das assinaturas:

a1) Pedro José Pereira / Caetano Filipe de Albuquerque ?
a2) Pedro José Pereira / José de Sousa Lourenço ?
a3) Francisco Xavier da Cruz Hagatong / José de Sousa Lourenço ?

b) Sabendo que foram identificadas diferentes falsificações da época dos referidos certificados, no que respeita ao certificado (4) poderemos estar perante uma falsificação, atendendo a:
b1) Ter impresso ao centro «Ch. 2»
b2) A numeração ser diferente - Nº. 0004332 - sete algarismos
b3) A série ser diferente - C V /a - e estar localizada mais acima das «normais»

Ou, pelo contrário, este conjunto de características diferentes, até reforçam a sua autenticidade.

_________
Acácio


Topo
   
MensagemEnviado: sábado out 19, 2013 1:55 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques
Avatar do Utilizador

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Mensagens: 10321
Localização: S. João do Estoril - Lisboa
Magnífica informação. É a enciclopédia SANCHO a funcionar. :thumbupleft:

O último exemplar apresenta diferenças significativas e interessantes.
A questão da legenda "Ch. 2" pode ser observada também num exemplar da Fundação ACM, com imagem no "Papel Moeda das antigas Colónias Portuguesas", embora num certificado de 50 patacas. Neste certificado de 50 patacas a série também tem um formato diferente, mas mantém a localização.
O facto de a numeração do último certificado passar de 5 para 7 algarismos pode parecer demasiado e da série ser muito diferente e ter sido colocada noutro local pode não ser motivo suficiente para ser considerada falsa.
As assinaturas são ambas manuscritas?

_________________
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões


Topo
   
MensagemEnviado: sábado out 19, 2013 2:59 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am
Mensagens: 1631
Tenho conhecimento de certificados com as combinações indicadas pelo Acácio, embora não em todas as denominações.
Rejativamente às chapas, só a de 500 não teve outra chapa.
As de 5,10 e 25 tiveram chapa 2 e as de 50 e 100 além dessa tiveram também chapa 3.
Acho que nenhum delas é falso.


Topo
   
MensagemEnviado: domingo out 20, 2013 9:38 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Mensagens: 325
Localização: Faro
Pedido de ajuda:

Imagem

Gerente: Carlos Eugénio de Vasconcelos
Director de Fazenda: Quem e?

_______
Acácio


Topo
   
MensagemEnviado: segunda out 21, 2013 9:06 pm 
Desligado
Reinado D.Dinis

Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am
Mensagens: 1631
É o dito José de Sousa Lourenço,


Topo
   
MensagemEnviado: segunda out 21, 2013 9:21 pm 
Desligado
Reinado D.Miguel

Registado: quinta mar 05, 2009 10:37 pm
Mensagens: 325
Localização: Faro
Caro Sancho, fico muito grato pela informação.

________
Acácio


Topo
   
Mostrar mensagens anteriores:  Ordenar por  
Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 9 mensagens ] 

Hora UTC


Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 3 visitantes


Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal