Nota de Timor uma pataca

Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Nota de Timor uma pataca

#21 Mensagem por Jorge Silva » domingo jan 31, 2016 4:39 pm

Pois eu não sei em que datas as outras escolas foram criadas, sei é que a Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva – E.I.C.A.S. – foi criada em 27 de Dezembro de 1945, mas é provável que haja escolas desse género mais velhas, como essa que mencionou escola Infante D. Henrique, que foi criada em 1884 ?
Agora quanto ao ensino das linguas nos cursos industriais também não faço ideia em que ano surgiu, é muito provável que já fosse posterior ao 25 de Abril, não sei.


Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

LinoG.
Escudinho da II República
Mensagens: 21
Registado: quinta nov 26, 2015 4:06 pm

Re: Nota de Timor uma pataca

#22 Mensagem por LinoG. » domingo jan 31, 2016 5:32 pm

Jorge Silva Escreveu:Pois eu não sei em que datas as outras escolas foram criadas, sei é que a Escola Industrial e Comercial Alfredo da Silva – E.I.C.A.S. – foi criada em 27 de Dezembro de 1945, mas é provável que haja escolas desse género mais velhas, como essa que mencionou escola Infante D. Henrique, que foi criada em 1884 ?
Agora quanto ao ensino das linguas nos cursos industriais também não faço ideia em que ano surgiu, é muito provável que já fosse posterior ao 25 de Abril, não sei.
"A Escola Industrial da RARET abriu as portas no ano letivo de 1967/68. Uma escola privada que dava aulas gratuitamente, ao ensino preparatório e secundário. No total, a infraestrutura abrangia mil metros quadrados; um edifício com dois pisos. Muitos espaços verdes, salas amplas e iluminadas, ginásio, balnear, piscina, campo de ténis, cozinha, oficinas, sala de datilografia, sala de costura”.
Para a época, o espaço tinha as melhores condições. Um ensino de vanguarda, garante Gertrudes Monteiro, ex-aluna, “Tínhamos aulas de eletricidade, culinária, natação… tudo o que era essencial para a educação. Sentíamos uma grande diferença relativamente às outras escolas”. Um ensino chamado “Industrial” que oferecia dois cursos distintos: o “Curso Geral Formação Feminina” dirigido às meninas; e o “Curso Eletricidade e Eletrónica” para os meninos.
Outra das vantagens, como acrescenta, Gertrudes Monteiro, era o facto de a escola ser tão perto, mesmo na freguesia. “Naquela altura não havia meios de transporte, assim, podíamos deslocar-nos a pé e tínhamos tudo o que precisávamos”, defende.
Um ensino que primava, ainda, pela exigência. Como explica Natércia Caneira, “tinham muitas condições para apreender, era um ensino muito exigente. O meu filho andou na RARET até ao 8.º ano, depois, quando chegou a Salvaterra ia muito bem preparado, até sabia falar inglês melhor que a professora, garante”."

um excerto duma reportagem sobre a escola frequentada pela minha mãe, fez parte do 1º lote de alunos, portanto linguas havia antes do 25 de abril.
o que não posso garantir é que se passava o mesmo em todas as industriais, pois esta escola foi aberta pelos americanos que tinham o centro retransmissor a enviar emissões rádio para lá da cortina de ferro. eu não frequentei a escola mas visitava o complexo muitas vezes pela piscina, as condições lá eram realmente de excepção.

Avatar do Utilizador
Jorge Silva
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 7565
Registado: terça mai 09, 2006 5:57 pm
Localização: Moita

Re: Nota de Timor uma pataca

#23 Mensagem por Jorge Silva » domingo jan 31, 2016 6:38 pm

Mas temos que concordar com os inteligentes deste País, para quê os cursos industriais se já não existe industria, os doutores tem razão um computador para cada puto e tá feito, eles que se desenrasquem o computador é pau para toda a obra é de aplaudir.

Quanto á RARET, sem comentários http://agloriadomundo.blogspot.pt/2006/03/raret.html
Cumprimentos

Jorge Silva

" A medalha deve ser acarinhada como uma arte nobre da escultura ".

https://betaleiloes.net/os_meus_leiloes.php

Responder

Voltar para “Timor”