Fórum Numismática

Lugar de convívio de colecionadores de moedas, notas e outros artigos
Data/Hora: terça jun 18, 2019 8:58 pm

Hora UTC

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 80 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 ... 8 Próximo
Autor Mensagem
MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 12:43 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: terça abr 29, 2008 12:12 am
Caro Monge,
Os meus parabéns pelo seu trabalho.Está impecável.
Teriamos muito gosto em o ter mais vezes por estas bandas.
Permita-me um esclarecimento.
A assinatura do gerente nas cédulas de Macau é de João Jorge Duarte que foi preso em 10-07-1944 juntamente com o Aspirante Santa e o Eng. Artur do Canto Rezende.Dos três só o Santa sobreviveu e regressou a Lisboa no Angola.
Aqui fica um link interessante:

http://www.adiaspora.com/_port/gentes/artigo/heroi.htm

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 12:49 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Celso,
O Montalvão é o Júlio Celestino Montalvão e Silva que foi gerente em Macau entre1933 e 1936,o tal que não assinou cédulas.
Parece que Timor era como um estágio para chegar a Macau.
Também o Lopes do Rozário e o Carlos Vasconcelos foram gerentes em Timor antes de irem para Macau.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 1:08 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Se,como diz o Monge no seu trabalho só uma destas não foi furada começo a olhar para ela com mais respeito.

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 1:23 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Registado: quinta abr 26, 2012 10:59 pm
Agora deixaram-me em pulgas!

Última edição por Monge em domingo jan 25, 2015 12:56 am, editado 4 vezes no total.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 1:33 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

A sua surpresa não é menor que a minha... mas não andão por aí também as da India e de Moçambique furadas!
Na verdade ela vem descrita no Pick sendo a P 32.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 2:30 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

O contributo com base nas imagens e notas que tenho:

Última edição por Monge em domingo jan 25, 2015 12:57 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 2:34 am 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Falsificar uma nota destas é o que há de mais fácil. Há que ver a numeração que foi destinada a Timor. Eu vou tentar encontrá-la...
Estive em Timor 1971/73. Obtive no banco notas e moedas para a colecção. Sobre esta nota ouvi a mm história de nunca terem entrado em circulação e terem todas sido destruídas.
Não sei como é feita a destruição. Certamente deve haver um "Auto de destruição" com a listagem do que foi destruído. Quem destruía? Na sede em Lisboa ou na própria agência? Tenho de encontrar respostas. Já agora gostava de saber a origem exacta da imagem que apresentou.

As notas de Macau são mais comuns. Com o carimbo "Pagável em Timor" valem 10 vezes mais. Só pelos números se pode ver a falsificação.
Vou tb ver se consigo identificar os gerentes.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 11:19 am 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Bom, isto avançou alguma coisa. :D
É possível que o gerente A. Barros tenha sido o primeiro, até cerca de 1920, data em que entraram em circulação as notas de 20 patacas. Assim sendo, ele pode não ter assinado nenhuma destas notas.
Tenho muitas reservas relativamente às notas que podem ter circulado em Timor antes desta "Emissão Simples" e que teriam vindo de Macau. No entanto, António Trigueiros fala nelas com grande rigor, ao indicar a sua numeração, mas o facto de não aparecerem exemplares e deixar em aberto a possibilidade de serem colocadas no giro sem serem carimbadas levanta-me muitas dúvidas.
Javier Salgado, alguns anos depois, e com a colaboração de Ferraro Vaz e António Trigueiros não faz referência a estas notas. Seria interessante confirmar se a Fundação A Cupertino de Miranda tem algum exemplar.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 1:15 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso III

Das primeiras notas que foram de Macau para Timor e aí circularam sem carimbo apenas tenho esta:

Última edição por Monge em domingo jan 25, 2015 12:57 am, editado 1 vez no total.

MensagemEnviado: terça mai 22, 2012 3:28 pm 
Desligado
Reinado D.Afonso Henriques

Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm
Bonito e raro exemplar, amigo Monge. :clap3:
No entanto, existe nele alguma contradição. Note-se que é assinada por Manuel Monteiro Lopes, que foi gerente da agência de Macau de Janeiro de 1922 a Novembro de 1927.
Portanto, essa nota não poderia ter estado em Timor, em 1912. Ou então, se realmente esteve, não entrou no giro e voltou a Macau para que Monteiro Lopes a assinasse e entrasse em circulação em Macau.
Custa-me a aceitar que algumas notas, impressas para circularem em Macau, tivessem entrado em circulação em Timor sem qualquer carimbo, existindo já neste território uma agência do BNU, desde Abril de 1912.
Enfim, vamos continuar a nossa labuta. :thumbs:

Criar Novo Tópico  Responder a este Tópico  [ 80 mensagens ]  Ir para a página Anterior 1 2 3 4 5 ... 8 Próximo

Hora UTC

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante

Criar Tópicos: Proibido
Responder Tópicos: Proibido
Editar Mensagens: Proibido
Apagar Mensagens: Proibido
Enviar anexos: Proibido

Pesquisar por:
Ir para:  
Desenvolvido por phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Traduzido por: phpBB Portugal