MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo
Responder
Mensagem
Autor
Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#1 Mensagem por silvio2 » segunda ago 07, 2017 7:10 pm

.
Imagem

Imagem http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/ ... rio=Moedas

Eis um site, muito interessante, que nos leva a conhecer informação seleccionada (texto e imagem) sobre
mais de 100.000 bens culturais móveis, dentre os quais as centenas de MOEDAS, existentes nos Museus
da administração central do Estado Português
, tutelados pela Direcção-Geral do Património Cultural, pelas Direcções Regionais de Cultura do Norte, Centro e Alentejo, assim como pela Parques de Sintra – Monte da Lua.


Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#2 Mensagem por silvio2 » domingo dez 10, 2017 10:48 pm

Mais de 4 meses após ter postado este Tópico, confesso com alguma mágoa ... que tenho pena dele ter sido votado "ao quase esquecimento". :(
Nem um comentário ... nada! :think:
Por certo, nem todos se aperceberam da "espantosa" base de dados que o site oferece ... :dance:
Se for bem explorado, tem bastante matéria interessante, no meu modesto ponto de vista. :clap3:
:santa2; :xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11033
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#3 Mensagem por fernanrei » domingo dez 10, 2017 11:02 pm

Caro ilustre, tenho a dizer que é de facto uma informação muito útil e não é a escassez de comentários que lhe rouba a importância. :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#4 Mensagem por numisiuris » domingo dez 10, 2017 11:22 pm

Amigo Sílvio, o post escapou-me e não o conhecia. Que luxo!!! :thumbs: Isto já vai dar mais pano para mangas para amostra. Muito obrigado pela partilha!!!

Avatar do Utilizador
silvio2
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 9510
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm
Localização: Leiria (Distrito)

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#5 Mensagem por silvio2 » domingo dez 10, 2017 11:24 pm

fernanrei Escreveu:Caro ilustre, tenho a dizer que é de facto uma informação muito útil e não é a escassez de comentários que lhe rouba a importância. :thumbupleft:
numisiuris Escreveu:Amigo Sílvio, o post escapou-me e não o conhecia. Que luxo!!! :thumbs: Isto já vai dar mais pano para mangas para amostra. Muito obrigado pela partilha!!!
Obrigado, caros Amigos, pelas palavras de reconhecimento e ... de ânimo. :thumbupleft:
:santa2; :xmas:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Avatar do Utilizador
numisiuris
Reinado D.Sancho I
Mensagens: 2526
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#6 Mensagem por numisiuris » segunda dez 11, 2017 12:03 am

Amigo Sílvio, só para ter noção da importância desta partilha, adianto-lhe o seguinte. Neste site encontram-se as moedas das escavações de Évora que eu tenho incessantemente procurado após ler relatos acerca delas num artigo. Nesse artigo vinha escrito que um determinado senhor tinha fornecido fotos dessas moedas ao subscritor do artigo. Contactei o senhor, que se mostrou inicialmente disponível para colaborar. Perguntou-me quem eu era. Eu disse-lho. Após isso, não mais me ajudou em nada, nem respondeu a qualquer solicitação minha. De qualquer modo, repare desde já nesta moeda:

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/ ... dReg=21486

Isto é de uma raridade tremenda. Até agora só conhecia uma, da qual tinha uma foto a preto e branco, do catálogo do Gabinete de numismática da Câmara do Porto. É um meio real de dez soldos do Porto com sinal em cima da coroa, à esquerda. Não vem sequer catalogado no AG.

Obrigado também ao Fernando Rei por ter feito subir o tópico. :thumbs:

Avatar do Utilizador
fernanrei
Reinado D.Afonso Henriques
Mensagens: 11033
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#7 Mensagem por fernanrei » segunda dez 11, 2017 6:56 am

numisiuris Escreveu:Amigo Sílvio, só para ter noção da importância desta partilha, adianto-lhe o seguinte. Neste site encontram-se as moedas das escavações de Évora que eu tenho incessantemente procurado após ler relatos acerca delas num artigo. Nesse artigo vinha escrito que um determinado senhor tinha fornecido fotos dessas moedas ao subscritor do artigo. Contactei o senhor, que se mostrou inicialmente disponível para colaborar. Perguntou-me quem eu era. Eu disse-lho. Após isso, não mais me ajudou em nada, nem respondeu a qualquer solicitação minha. De qualquer modo, repare desde já nesta moeda:

http://www.matriznet.dgpc.pt/MatrizNet/ ... dReg=21486

Isto é de uma raridade tremenda. Até agora só conhecia uma, da qual tinha uma foto a preto e branco, do catálogo do Gabinete de numismática da Câmara do Porto. É um meio real de dez soldos do Porto com sinal em cima da coroa, à esquerda. Não vem sequer catalogado no AG.

Obrigado também ao Fernando Rei por ter feito subir o tópico. :thumbs:
Amigo Iuri, ainda bem que pude ser útil :D estamos cá para isso :thumbupleft:
"Quod erat demonstrandum"

euoutravez
Reinado D.Henrique
Mensagens: 988
Registado: quarta mar 19, 2014 1:27 am

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#8 Mensagem por euoutravez » segunda dez 11, 2017 1:39 pm

Muito bom :)
Também me tinha escapado o post original... Vai dar um jeitão.

pmborges
Reinado D.Afonso III
Mensagens: 1757
Registado: quinta mar 04, 2010 2:32 am
Localização: Porto, Portugal

Re: MatrizNet - Catálogo colectivo online dos Museus da administração central do Estado Português

#9 Mensagem por pmborges » segunda dez 11, 2017 2:07 pm

Já existe há alguns anos este site.
O problema maior dele são as pesquisas pouco precisas, sobretudo no que diz respeito a peças arqueológicas.
Faz-se uma pesquisa por uma palavra chave e aparecem montes de resultados que nada tem a haver com a pesquisa. :)
De qualquer das formas é uma boa ajuda.

Responder

Voltar para “Bibliografia”