Museu da Moeda - A viciação do Escudo de 1935

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo
palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » terça abr 18, 2017 8:16 pm

O Museu da Moeda criou a série de Estudos de Numária Portuguesa com o objetivo de dinamizar e partilhar o conhecimento numismático. Com este objetivo em mente, convidámos o Celso a partilhar o seu estudo sobre "A viciação do Escudo de 1935".

Agradeço ao Celso a sua pronta disponibilidade para ceder o seu trabalho e ajudar na dinamização deste projecto que, como disse o Iúri no post sobre o Catálogo de Ceitis, queremos que seja de todos.

Este e os restantes estudos podem ser encontrados em http://www.museumoeda.com/pubs ou clicando na imagem abaixo.

Em breve mais novidades! Para já fica o convite para que contribuam.

Paulo Alves

(clique na imagem para obter o ficheiro)
Imagem

silvio2
Reinado D.João IV
Registado: sexta jun 28, 2013 4:10 pm

Re: Museu da Moeda - A viciação do Escudo de 1935

Mensagempor silvio2 » terça abr 18, 2017 9:32 pm

Está um trabalho muito bem elaborado e que é da maior importância, para acautelar a eventual aquisição de um exemplar, desta tão procurada moeda, um dos "troféus" de qualquer coleccionador, digo eu!
Muito obrigado, a todos, pela disponibilidade e partilha. :thumbupleft:
Cumprimentos,
Sílvio Silva

Jacinto Silva
Reinado D.Sancho I
Registado: quarta mai 23, 2007 3:01 pm

Mensagempor Jacinto Silva » quarta abr 19, 2017 9:27 pm

Viva

Sinceramente, eu nunca tinha lido este trabalho, desconhecia os detalhes que ajudam na detecção das viciações do escudo de 1935, assim como a “verdadeira razão” da escassez desta moeda.

Li e gostei muito do trabalho, dentro do estilo claro, preciso e conciso… É uma ferramenta prática e preciosa.
Fiquei com vontade de adquirir o meu primeiro escudo de 1935.

Obrigado ao Celso e à equipa do Museu da Moeda.

Um abraço.

carrancho
Reinado D.Maria I
Registado: sexta mar 05, 2010 3:31 pm
Contacto:

Mensagempor carrancho » quarta abr 19, 2017 10:46 pm

Trabalho de excelência, obrigado pela partilha Celso! Penso que é o mesmo que está algures aqui no fórum, agora ainda mais espectacular :clap3:

Jacinto, tenho um escudo de 35 a mais, podemos trocar... sei lá... por exemplo pelo catálogo do BES ou pelo coroado/híbrido... o que não falta no teu acervo são boas razões para negociar a minha moeda contigo :angel:
Um abraço,
Carrancho

Meus leilões em http://megaleiloes.pt/leiloes-de-Carrancho
Minha colecção de Ceitis no Museu da Moeda: https://sites.google.com/site/numismati ... a_moeda/mc

criardesigner
Sou só um euro caloiro
Registado: quarta abr 19, 2017 11:05 pm

Mensagempor criardesigner » quarta abr 19, 2017 11:27 pm

Excelente trabalho de pesquisa...

Boas, Preciso da ajuda dos entendidos:
Amigo pagou 160 Euro por esta moeda (imagens abaixo);
Viciada ou Original?
Imagem
Imagem

Aguardo pela vossa resposta, tudo de bom...
Obrigado,

Pedro

tm1950
Reinado D.Afonso Henriques
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » quinta abr 20, 2017 9:13 am

Bem-vindo ao fórum, criar
Este exemplar terá passado pela Oportunity Leilões, que é uma leiloeira muito peculiar pois não se responsabiliza pelas peças que leva à praça.
Temos observado nos fóruns que muitos Escudos de 1935 que constam dos seus catálogos são viciados ou falsificados.
Apesar das imagens pouco conseguidas, julgo que este exemplar será dos genuínos.
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

criardesigner
Sou só um euro caloiro
Registado: quarta abr 19, 2017 11:05 pm

Mensagempor criardesigner » quinta abr 20, 2017 12:57 pm

Caro amigo tm1950, OBRIGADO...

Para além da sua resposta super rápida na análise da moeda e ter opinado a ser Genuína com base nos seus conhecimentos, gostaria de ter o seu comentário em relação ao estado: MBC+ e se o valor pago de 160Euros é um preço correto em relação ao seu estado.
Concordo consigo em relação ao Oportunity Leilões, esta empresa leiloa muitas falsificações desde moedas a vinhos...
Já não é a primeira vez que eu para além de enviar mensagem e contactar o departamento responsável pela colocação de lotes em leilão: falsificações, estes ignoram por completo; Não dão qualquer segurança a quem adquire investindo o seu dinheiro.

A todos os que passam por cá um abraço. Pedro

palves
Reinado D.Afonso II
Registado: segunda jan 11, 2010 11:02 am

Mensagempor palves » quinta abr 20, 2017 1:28 pm

Em relação ao preço, esse é um julgamento pessoal. Pessoalmente, eu acho a moeda BC e penalizaria o preço fortemente pela limpeza agressiva que sofreu.

MCarvalho
Registado: sexta nov 05, 2004 9:55 pm

Mensagempor MCarvalho » quinta abr 20, 2017 4:30 pm

palves Escreveu:Em relação ao preço, esse é um julgamento pessoal. Pessoalmente, eu acho a moeda BC e penalizaria o preço fortemente pela limpeza agressiva que sofreu.

Acho até que a amolgadela sobre o escudo compromete o próprio BC. Quanto ao preço, o mercado valoriza muito os 1935, já vi Regulares por esses valores.
MCarvalho

tm1950
Registado: sexta nov 05, 2004 10:15 pm

Mensagempor tm1950 » quinta abr 20, 2017 4:49 pm

Caro Pedro
A imagem do reverso não ajuda, mas talvez não chegue a BC, na minha opinião. Em relação ao preço, por vezes consegue-se um pouco mais em conta, mas não estamos no "mercado regulado", bem pelo contrário. :D
Celso.
Saúde e Fraternidade.
Os meus leilões

Voltar para “Bibliografia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante