Por onde começar ...

Livros, revistas, folhetos e restantes artigos relacionados com a Numismática, Notafilia e outros tipos de coleccionismo

Moderador: Moderador de Honra

Lalmeida
Escudinho da II República
Registado: segunda nov 13, 2017 9:23 pm

Por onde começar ...

Mensagempor Lalmeida » segunda dez 04, 2017 12:28 pm

Bons dias
Gostaria de saber que literatura aconselham a um iniciante?
Quais os catálogos a obter, e já agora se um catalogo for de 2015-2014 se pode ser usado com algum nível de garantia?
Desde já obrigado.

fernanrei
Reinado D.Henrique
Registado: terça mar 28, 2017 8:00 pm

Re: Por onde começar ...

Mensagempor fernanrei » quarta dez 06, 2017 9:32 pm

Lalmeida Escreveu:Bons dias
Gostaria de saber que literatura aconselham a um iniciante?
Quais os catálogos a obter, e já agora se um catalogo for de 2015-2014 se pode ser usado com algum nível de garantia?
Desde já obrigado.

Muito boa noite caro amigo, aconselho a procurar aqui no forum porque existe muita bibliografia exposta e aconselhada, mas passo a apresentar por onde pode já começar.
viewforum.php?f=48
viewtopic.php?f=12&t=33747
viewtopic.php?f=12&t=30678

Cumprimentos Fernando Rei.....
:D FMMRei :D

numisiuris
Reinado D.Manuel I
Registado: sexta abr 11, 2014 7:07 am

Mensagempor numisiuris » quarta dez 06, 2017 10:13 pm

Depende sempre daquilo em que se queira iniciar. Qual é a área de coleccionismo pela qual pretende enveredar?

RuiFB
Reinado D.Sancho I
Registado: sábado nov 06, 2004 12:18 am

Mensagempor RuiFB » quarta dez 06, 2017 10:23 pm

O melhor livro para iniciação ao coleccionismo / numismática é a Cartilha do Batalha Reis.

Lalmeida

Mensagempor Lalmeida » quarta dez 06, 2017 10:39 pm

Ainda estou a definir-me, mas de momento estou mais focado nas moedas correntes da republica, apesar que tenho algumas moedas da monarquia que também é uma área da qual gosto.

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » quarta dez 06, 2017 11:03 pm

A cartilha, como disse o rui, é um livro muito bom para começar, mas é caro e tem algumas incorrecções. O introdução à numismática de Mário Gomes Marques é bem mais em conta e explica a numismática de um ponto de vista geral. Para mim devia ser sempre o primeiro livro a ler. Aliás, terá sido pensado para nível universitário. Uma verdadeira sebenta de uma cadeira a ter no primeiro ano de um curso que quase existiu e pelo qual Gomes Marques tanto batalhou. Para a República recomendo a Grande história do escudo português de António Trigueiros, muito completo e cheio de informação séria e convenientemente sistematizada.

Lalmeida

Mensagempor Lalmeida » quarta dez 06, 2017 11:39 pm

Obrigado a todos pelas respostas penso que sei por onde me orientar por agora , já agora sabem onde posso adquirir os livros dos quais falam, mais em concreto o introdução à numismática de Mário Gomes Marques?

numisiuris
Reinado D.Manuel I

Mensagempor numisiuris » quarta dez 06, 2017 11:59 pm

Os livros procuram-se na internet, em sites de vendas ou leiloeiras. Os preços variam, visto que são livros antigos e cada vendedor faz o preço que entende. Pode também procurar em alfarrabistas. Numa pesquisa muita rápida na internet, encontro já este disponível:

http://www.coisas.com/Introducao-a-Numi ... on_details

Voltar para “Bibliografia”

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes